15 de jan de 2008

Apostila: Parte 2


A tabela a seguir, de autoria de Smole (2000a, p.167), apresenta uma seleção de atividades e as ligações com as áreas de conhecimento. Qualquer recurso didático deve servir para que os alunos aprofundem e ampliem os significados que constroem mediante sua participação nas atividades de aprendizagem (2000a, p.172):
  • JOGO
    Material: Baralhos, dados, dominó, vareta, boliche, tabuleiros, diversos jogos comerciais, fichas, botões e etc.
    Finalidade para a Matemática: Desenvolver habilidades numéricas, espaciais e trabalhar com habilidades de resolução de problemas.
    Tipo de registro a ser desenvolvido: Oral, escrito e desenho.

  • LITERATURA INFANTIL
    Material: Livros diversos, fantoches (teatro), flanelógrafo, massa de modelar, vídeo, papel para dobradura, sucata e etc.
    Finalidade: Desenvolver processos de leitura e escrita, trabalhar com a resolução de problemas, noções de números, medidas e geometria.
    Tipo de registro: Oral, escrito, desenho, modelagem, dramatização e produção de livros próprios.

  • BRINCADEIRAS, PARLENDAS E CANTIGAS DE RODA
    Material: Músicas em CD ou K7, corda, bola, bolinha de gude, papel, amarelinha, etc.
    Finalidade: Desenvolver a percepção e a localização espacial, desenvolver noções de medida e números, desenvolver a organização do esquema corporal.
    Tipo de registro: Oral, desenho, corporal e escrito.

  • PROBLEMAS DE PALAVRAS
    Material: Papel (suporte), vídeo, fichas, botões, sucata e uma boa coleção de problemas (“problemoteca”).
    Finalidade: Desenvolver as habilidade de ler, formular, compreender e resolver problemas, propiciar situações para abordar noções de números, medidas e geometria.
    Tipo de registro: Oral, escrito, desenho, livro de problemas, cartazes com problemas.

  • EXPLORAÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS
    Material: Tangram, blocos lógicos, quebra-cabeças, geoplano, sólidos geométricos, figuras, elástico, barbante, material de sucata, papel de dobradura, etc.
    Finalidade: Desenvolver a percepção espacial, trabalhar com a capacidade de identificar, modelar, representar e comparar figuras geométricas planas e não planas, trabalhar com composição e decomposição de figuras.
    Tipo de registro: Desenho, maquetes, livro de formas, móbiles, etc.

  • CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS
    Material: Papel (suporte), hidrocor, tesoura, cola, régua.
    Finalidade: Desenvolver noções relativas a números e estatística, desenvolver a percepção e a localização espacial.
    Tipo de registro: Desenho, texto escrito sobre conclusões e diferentes gráficos.

<><><><><><><><><><><>

Obs.: Não pude colocar a tabela, mas os dados são os mesmos.

<><><><><><><><><><>

Organizado por Ivanise Meyer ®

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...