3 de jan de 2008

Linguagem 10: Palavras-cruzadas

" PALAVRAS-CRUZADAS "



  • Nesta brincadeira usamos como palavras que se cruzam os nomes das crianças da turma. Como as crianças podem aprender a brincar desse jogo com palavras?
  • Materiais: papel colorido (cada nome era de uma cor), base (papel 40 kg ou cartolina), hidrocor, cola branca e lápis cera para finalizar as páginas. Os quadradinhos da capa foram escritos com nanquim branco.
  • Etapas:
    1. Preparação das folhas e das letras para colar. Distribuí os nomes das crianças em 5 folhas. Fizemos 1 folha por semana e cada folha ficou exposta na sala. Planejar a seqüência da colagem, pois as letras já coladas não serão coladas novamente.
    2. Convite para participar: leitura da LEGENDA para descobrir quais são os nomes envolvidos no jogo.
    3. Cada criança, seguindo a ordem da legenda, colou as letras e as outras crianças ajudaram dizendo qual letra colar (na seqüência esquerda/direita, ou de cima/para baixo). As crianças perceberam que as letras já coladas não seriam "repetidas".
    4. Leitura final dos nomes.
    5. Cada criança desenhou seu retrato ao lado do seu nome.
    6. Ao final, reunimos as folhas, organizei uma capa com as explicações (este trabalho foi para a exposição na escola) e as crianças finalizaram com seus desenhos.

Detalhe da página.
Ao final dessa atividade, a maioria das crianças já sabia como brincar de palavras-cruzadas e começamos a usar folhas (A4) com outros temas (ex.: animais) e preencher usando lápis.


Organizado por Ivanise Meyer ®

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...