Linguagem 14: Reconto

Texto literário:
RECONTO

Capa do livro

* * *
O texto do livro foi produzido com as crianças a partir da leitura do conto
"A princesa e o sapo".
O objetivo foi apropriar-se das características próprias da linguagem escrita literária (contos).
Etapas:
  • Leitura do conto para as crianças.
  • Recapitulação do conto e cometário de suas características mais significativas.
  • Reconstrução oral coletiva.
  • Ditado à professora (reconto).
  • Revisão do texro com as crianças (revendo as "marcas" da oralidade e que não pertencem ao texto escrito).
  • Separação dos trechos pelas páginas (discutido com as crianças).
  • Impressão das páginas com os trechos.
  • Equipe de ilustração: desenho e pintura com lápis de cera.
  • Montagem do livro: seqüência das páginas, capa, numeração.
  • Leitura do RECONTO para a turma.


Página do livro

* * *
" A escrita por parte do professor cumpre um duplo objetivo: ensinar aos alunos a construção de um texto literário e mostrar-lhes um modelo de como se escreve."


CURTO, Lluís Maruny et al. ESCREVER E LER. Porto Alegre: Artmed, 2000. V. II (p.103)


Organizado por Ivanise Meyer ®

Comentários

Postagens mais visitadas