Matemática 14: Atividades R.C.
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Percepção do tamanho
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Mostrar réguas diferentes e perguntar às crianças se são iguais ou não. A partir de suas respostas, levá-las a pensar que, por exemplo, qualquer régua amarela é menor do que qualquer régua azul.
Oferecer oportunidade para que todas as réguas sejam comparadas.
Sugerir que façam comparações sobrepondo as barrinhas.
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Seqüência numérica
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Propor que peguem algumas barras brancas e uma vermelha. Quantas barras brancas são necessárias para formar uma barra do mesmo tamanho do que a vermelha?
Propor essa atividade comparando as demais barras com as brancas.
· Peça aos alunos que formem um trenzinho com barras da mesma cor. Depois, pinte-o na folha quadriculada.
· Depois, outro trenzinho usando duas cores de barras diferentes, depois, pinte-o na folha quadriculada.
· Também peça para eles fazerem outro trenzinho, com as cores que desejarem.· Eles deverão mostrar aos amigos e pintá-los na folha quadriculada.
· Trabalho em dupla: Peguem o material e separem uma barra de cada cor. Comparem e verifiquem o tamanho de cada barra. Converse com seu amigo e descubra qual é a barra “menor”. Comece a montar “uma escada”, isto é, coloque as barras uma ao lado da outra, formando os “degraus de sua escada”, de acordo com o tamanho, começando da menor para a maior.
· As crianças deverão descobrir que as escadas são: (+1) na ordem crescente e (–1) na decrescente. Não falar em números.
Agora, observe a escada formada pelas barras e responda:
· Qual barra é menor?
· Qual é a maior?
· Qual vem depois da vermelha?
· Qual barra vem antes da verde-escura?
· Qual é a barra que completa cada degrau da escada, deixando o degrau do tamanho da barra seguinte?
· Quantas barras brancas formam uma verde-clara?
· Descubra, com o material, quantas barras brancas são necessárias para formar cada barra colorida. Deixe-as montadas e registre no caderno as descobertas.
· Exemplo: uma barra lilás = quatro barras brancas · O que você pôde observar quando completou cada barra colorida com barras brancas? Converse com o grupo e registre as conclusões.
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Jogo da formação de números
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Pegue seu Material Cuisenaire.
Descubra combinações usando apenas duas barras, que juntas, tenham o mesmo comprimento de uma outra barra.
Exemplos:
*vermelha = branca + branca
*verde-claro = branca + vermelha
*verde-claro = vermelha + branca
*lilás = vermelha + vermelha
*lilás = verde-claro + branca
*lilás = branca + verde-claro
· Pinte as combinações que você descobriu na folha quadriculada.
· Pegue seu Material Cuisenaire e separe a barra amarela.
· Aos alunos proponha que eles façam adições equivalentes usando duas barras, perguntando: o que você pode descobrir? (Os alunos podem fazer as seguintes descobertas: é possível trocar, comutar (substituir) a posição numa adição, sem que o resultado se altere 3 + 2 = 2 + 3 => Propriedade Comutativa da Adição.
· Registre em seu caderno as descobertas, sem precisar usar os termos da propriedade.
· Agora use “três barras que juntas” alcancem o mesmo comprimento da barra marrom.
· Monte todas as opções que você descobrir.
Exemplo: barra marrom = 1 + 1 + 6; 2 + 1 + 5; 5 + 2 + 1; etc.
· Registre as adições de cada combinação que você descobriu para formar a barra marrom.
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