4 de jan de 2008

Matemática 2: Tabela numérica


" Tabela Numérica "



Materiais: cartolina, canetas hidrocor, adesivos.
***
Este cartaz fica no mural da sala, na altura das crianças, sendo utilizado para consulta da turma. Ex.: quando digo a página do livro, como 56, buscamos na tabela a "família" do 50 e contamos até o 56, quais números vêm antes e depois, comparamos com a numeração das páginas do livro.
***
Sobre o uso de cartazes na sala, trago este texto adaptado do livro "O ensino da Matemática na Educação Infantil" (Ed. Artmed, p. 11 a 13):
***
Na Pré-escola, os cartazes da área de Matemática encontram-se revestidos de um interesse todo especial. Os cartazes permitem às crianças valer-se de referências capazes de enriquecer as suas imagens mentais e ajudá-las a memorizar. Contudo, é necessário evitar que sejam afixados em excesso, e que cada um deles contenha demasiada informação.

Alguns conselhos:

O cartaz deve estar visível na ordem direta de leitura para todas as crianças da classe: assegurar-se disto antes de fixá-lo. Evitar, por exemplo, móbiles compostos por algarismos recortados.
O cartaz deve ser claro e compreensível para todos. Deve ser escrito com letras graúdas, e não conter muitas informações.
Ele deve ser isento de erros de ortografia. Nos casos em que as próprias crianças redijam o cartaz, verificar se está correto antes de afixá-lo.
Deve ser móvel: é bom modificar a posição dos cartazes na sala no decorrer do ano, em função dos centros de interesse do momento.
É necessário ensinar às crianças a fazer uso dos cartazes, referindo-se a eles cada vez que se apresentar uma oportunidade, em especial por ocasião de jogos ou de pesquisas.
<><><><><><><><><>

Organizado por Ivanise Meyer ®

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...