4 de jan de 2008

Matemática 4: Construção de Gráfico


" Construção de Gráfico "
Noções de Estatística

Gráfico dos "pesos" da turma


Detalhe: cada "peso" uma cor
COMO FAZER?

Etapas:
A partir da tabela (dados), pode-se construir o gráfico, que é uma outra maneira de organizar e apresentar os dados coletados.
A malha quadriculada serve para facilitar no momento de colar os quadradinhos.
Cada "peso" recebeu uma cor na legenda. Consultamos a tabela para descobrir o "peso" de cada criança, de acordo com a legenda do gráfico, cada uma recebeu a sua cor.
As crianças fizeram grupos pela cor, isto é, quem tivesse o mesmo "peso" ficaria no mesmo grupo.
Seguindo a ordem do gráfico, as crianças colaram seus quadradinhos.
Comparamos o total de cada cor/"peso".
Esse gráfico ficou disponível (na altura dos olhos) para que discutissem os dados e comparassem com a tabela.
Antes de utilizar a malha quadriculada, sugiro a construção de um gráfico com desenhos das crianças.
No jogo de boliche, cada criança desenha quantas garrafas derrubou em um pedacinho de papel (usar 1/4 do papel para cada criança).
Conversar com as crianças: para não esquecer dos resultados, usaremos o desenho como registro e faremos um "gráfico" da turma.
Dar um título ao gráfico.
As crianças formam grupos pelos resultados (quem derrubou nenhuma, 1, 2, 3, 4, 5 ou 6).
Colar na folha de papel pardo (ou prender no mural) os resultados formando as "colunas" (barras do gráfico).
Após perceber que podemos organizar os dados assim, podemos usar a "malha quadriculada" como facilitadora para confeccionar o gráfico.
Sugestão de malha (2 colunas): gráfico da quantidade de meninos e meninas (pintar os quadradinhos).
Sugestão de malha (12 colunas): gráfico dos aniversariantes.

Organizado por: Ivanise Meyer ®

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