Movimento

Sugestões de Jogos
~~~~~~~~~~~~~~
Retirados do livro
150 propostas de atividades motoras para a Educação Infantil,
de Teresa Godall e Anna Hospital, ed. Artmed.
1 . ERA UMA VEZ

♥ Objetivos: Combinar e improvisar posturas corporais; dar-se conta da própria imagem e expressão em posições estáticas; manter uma postura expressiva durante alguns instantes; memorizar a reprodução de expressões e emoções.
♥ Desenvolvimento: O espaço será separado em 2 zonas representando 2 cidades vizinhas. As crianças ficarão livremente espalhadas no espaço.
A narrativa da história previamente preparada pela professora será o fio condutor. Por exemplo: "Era uma vez uma bruxa malvada que transformava as crianças em ratos, pedras, papagaios, sapos, etc. Quando ela dormia, as crianças aproveitavam para fugir da cidade como pudessem, sendo que, ao chegar na outra cidade, estavam salvas. Ao acordar, a bruxa as perseguia e enfeitiçava novamente." Após brincarem durante várias aulas, as próprias crianças farão o papel da bruxa.
♥ Outras propostas: as histórias podem variar, assim como as propostas ou ações que as crianças deverão exercer.


2 . OLHO COM OLHO


♥ Objetivos: Estimular a relação e a comunicação entre o grupo; identificar e sensibilizar diferentes partes do corpo; descobrir formas de sentir o contato com o outro; controlar e estar atento ao fazer contato com os outros.
♥ Desenvolvimento: precisa de um pandeiro. Todo grupo ficará bem espalhado pelo espaço. Todos marcharão pelo espaço seguindo o ritmo marcado pelo pandeiro. ao sinal previamente combinado, será indicada a parte do corpo com a qual as crianças devem estabelecer contato entre si, por exemplo: pé com pé, mão com mão, orelha com orelha, etc.
♥ Avaliação: obeservar a rapidez e a habilidade para executar a a tividade. Avaliar o grau de atenção e de dispersão que manifestam.

3 . RODA DA FORTUNA


♥ Objetivos: reagir diante de mudanças de sentido; memorizar e automatizar passes e recepções de bola à curta distância; manter um movimento sem deslocamentos.
♥ Desenvolvimento: Bolas e cartões coloridos (ou adesivos). Cada criança usará um adesivo colorido e formarão uma roda (grupos de 7 a 8 crianças). Fazer com que as cores fiquem distribuídas formando uma série: azul, vermelho, amarelo... Cada grupo receberá uma bola.
A atividade consiste em que cada grupo vá passando a bola na mesma direção e, ao sinal, deixem a bola parada nas mãos da criança que a recebeu. Para dar emoção ao jogo, conforme a cor do adesivo, o grupo obterá 1 ponto ou 2, ou perderá os pontos. Pode-se combinar até que total será jogado.


4. MAQUINISTA DO TREM


♥ Objetivos: Experimentar giros, mudanças de sentido e de direção; coordenar deslocamentos próprios com os do grupo; ter a capacidade de dirigir e de acompanhar os outros; aprender a mudar de papel com a rapidez de um estímulo.
♥ Desenvolvimento: pandeiro (material). Formam-se grupos de 5 ou 6 crianças. Com uma criança atrás da outra, cada grupo simula ser um trem, com um maquinista na frente.
Cada trem se deslocará por todo o espaço, livremente, acompanhando o ritmo marcado pelo pandeiro. O adulto anunciará mudanças de direção, indicando quando girar para um lado ou para o outro, quando andar reto para frente ou para trás, etc. Ao sinal "mudança de maquinista!", o trem girará sobre si próprio e haverá uma mudança de sentido na direção do trem. O último vagão passará a ser o maquinista.

5 . O BALÃO NÃO PODE CAIR...


♥ Objetivos: reforçar o equilíbrio com diferntes pontos de apoio do corpo; adequar as posturas para bater; sincronizar o movimento de queda do balão com o movimento de coordenação óculo-segmentária (bater no balão com alguma parte do corpo).
♥ Desenvolvimento: Encher balões coloridos (bexigas de borracha). As crianças se colocarão livremente no espaço, de forma que uma não interfira na atividade da outra. Se quiser, pode usar uma música para alegrar a atividade.
Com um balão na mão, cada criança experimenta movimentá-lo batendo de diferentes maneiras e com maior número de partes do corpo, tentando evitar que ele encoste no chão. Cada um deve prestar atenção em seu balão, sem bater nos outros.



Organizado por Ivanise Meyer®

Comentários

betty mello disse…
Muito legal ! adorei a postagem, parabém! Seu blog é D+++++! Bjs carinhosos, Betty

Postagens mais visitadas