26 de abr de 2008

Dia das Mães: imagens

Este e outros desenhos no meu álbum Picasa:

http://picasaweb.google.com/Ivanise40

♥♥♥

Comemoração: Dia das Mães (mensagem)

Matemática da Mamãe
~~~~~~~~~~~~~~~~~
Mamãe adiciona
Cuidados, ensinamentos,
Alegrias e esperanças.
Mamãe multiplica
Amizade, carinho,
Amor e afeto.
Mamãe subtrai
Aborrecimentos, apreensões,
Mágoas e tristezas.
Mamãe divide
Alimentos, agasalhos.
Abraços e beijos.
E a felicidade
de cada um de nós
é a prova real de todas
as suas operações.
De Maria Luísa R. Amorim


Organizado por Ivanise Meyer®

22 de abr de 2008

Brincar & Viver

Conheça meu trabalho publicado:
BRINCAR & VIVER

BRINCAR & VIVER é o resultado das minhas práticas na Educação Infantil, a partir das reflexões possibilitadas pela leitura das obras de Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, entre outros.
Além de contar sobre o meu percurso como professora na Educação Infantil, trouxe uma proposta de trabalho com as crianças a partir das competências e habilidades de acordo com os RCNEI, analisando cada eixo de trabalho.
Há relatos de projetose questões metodológicas como a rotina, o planejamento, observação, registro e avaliação.
Nos anexos: ficha de entrevista com os pais e as atividades diárias (com atividades e objetivos).
As referências bibliográficas são fontes valiosas de pesquisa para o professor de Educação Infantil. Já estamos na 3.ª edição.
♥♥♥
BRINCAR & VIVER: PROJETOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Editora: WAK - Rio de Janeiro Tels.: (21) 3208-6113 - 3208-6095
Veja de pertinho no site:

http://www.wakeditora.com.br/autores/exibir_curriculo.php?cliente=12

21 de abr de 2008

Dia das Mães: mensagem

Abecedário da mamãe
~~~~~~~~~~~~~~~~
A - Amiga
B - Bonita
C - Carinhosa
D - Dedicada
E - Elegante
F - Feliz
G - Gentil
H - Honesta
I - Inteligente
J - Justa
L - Legal
M - Modesta
N - Natural
O - Organizada
P - Protetora
Q - Querida
R - Risonha
S - Sincera
T - Trabalhadora
U - Única
V - Verdadeira
X - Xodó
Z - Zelosa

" A você "
~~~~~~

Mãe jovem,
Mãe velhinha.
Mãe rica ou pobrezinha.
A você,
Mãe solteira,
Mãe sozinha,
Mãe de um ou mãe de muitos,
Mãe do filho que não veio,
Mãe do filho que já se foi.
A você,
Mãe preta,
Mãe branquinha,
Mãe corajosa , que educa seus filhos.
Todos os dias, a todo momento.
Mãe que às vezes ri e que às vezes chora ...
Mãe que às vezes fala e às vezes cala ...
A você,
Mãe que estimamos,
Mãe que desconhecemos,
Mãe do filho que não é seu,
Mãe - Dindinha,
Mãe - Titia.
A você,
Princípio de todo amor,
Esta mensagem
Com muito carinho.

Incentive seus alunos a presentear sem utilizar bens materiais.

Carinho, afeto, atenção e dedicação são os maiores presentes que uma mãe pode querer de seus filhos. Não ha recompensa maior do que o amor das crianças.

Solicite que cada dia eles presenteiem suas mães com um presente especial.


Sugestões de presentes para o Dia das Mães:

Presentes que não custam dinheiro, mas custam nosso amor...


♥ O presente do escutar
Mas você realmente deve escutar. Nada de interromper, nada de sonhar acordado, nada de planejar sua resposta. Apenas escute com interesse, afeto e atenção!
♥ O presente do afeto
Seja generoso com abraços e beijos, tapinhas nas costas e aperto de mãos na hora certa. Deixe estas pequenas atitudes demonstrarem o amor que você tem por sua mãe.
♥ O presente da risada
Recorte desenhos. Compartilhe artigos e histórias engraçadas. Seu presente vai dizer "eu adoro rir com você."
♥ O presente de um bilhete
Pode ser um simples "Obrigado pela ajuda" ou um soneto inteiro. Um bilhete, mesmo pequeno, manuscrito, pode ser lembrado por toda a vida, e pode até mudar uma vida. Diga do seu amor, gratidão por algo específico que ela fez ou simplesmente por ter-lhe dado a vida.
♥ O presente de um elogio
Um simples e sincero, "Você fica muito bem de vermelho", "Você fez um excelente trabalho" ou "A comida estava maravilhosa" pode tornar o dia de alguém melhor. Imagine o impacto de ouvir isto do próprio filho ou filha!
♥ O presente de um favor
Todo dia, saia da rotina e faça alguma coisa gentil. Telefone para perguntar como vai, passe por lá para deixar um pão quentinho ou cortar a grama. Ajude-a a entender aquela carta ou conserte aquela torneira que pinga sem parar.
♥ O presente da solidão
Há momentos quando não queremos nada além de ficarmos sozinhos. Seja sensível a esses momentos e dê o presente da solidão respeitando a sua mãe como pessoa sem entretanto deixar dúvidas quanto ao seu apoio incondicional.
♥ O presente da disposição alegre
O caminho mais fácil para nos sentirmos bem é dizer uma palavra gentil a alguém, especialmente à nossa mãe! De fato, não é tão difícil assim dizer, "Olá" ou "Muito Obrigado."
♥ O presente da fé renovada
Ore a Deus pela sua mãe e faça isto na presença dela também. Reparta com ela um trecho da Bíblia que traga uma mensagem de confiança e paz ao coração. (por exemplo o Salmo 23; Romanos 8:31-39; Salmo 121)

Filhos são bençãos de Deus com todo o potencial necessário para abençoar os seus pais. Aproveite este dia especial para deixar Deus usar o "seu presente" para tornar a vida de sua mãe mais alegre. Peça agora a ajuda dele para escolher pelo menos um dos presentes acima!

Esta sugestão foi retirada do site:

http://www.ibb.org.br/vidanet/outras/msg155.htm

Organizado por Ivanise Meyer®

Comemoração: 22 de abril

" Descobrimento do Brasil "

Sugestão: caravela "de mão"
Materiais: cartolinas, caneta hidrocor preta, cola, palito de picolé e papel glacê vermelho.

Na parte de trás há uma tira para a criança encaixar a mão.



Organizado por Ivanise Meyer®

Comemoração: Dia das Mães (lembrancinha)

♥ Calendário para a mamãe ♥
~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Fiz esse calendário no ano passado.
Depois de pronto, coloquei em um saco de celofane e enfeitei com fitilho.
As crianças fizeram um desenho no quadrado branco.
Recomendo que façam o desenho antes de colar no EVA.
♥♥♥
Materiais: EVA (15 X 21 cm), cartolina para o desenho ou técnica (11,5 X 11,5 cm), enfeites de EVA (corações ou flores), calendário (bloquinho), caneta para retroprojetor, furador e cola para EVA.
♥♥♥
Mensagem:
" Mãe, todo dia é seu dia! "
Organizado por Ivanise Meyer®

19 de abr de 2008

Linguagem 20: Música

GENTE TEM SOBRENOME
(Toquinho)

Todas as coisas têm nome:
Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim
Flores não tem sobrenome
Mas a gente sim.

O Chico é Buarque
Caetano é Veloso
O Ary foi Barroso também
Entre os que são Jorge
Tem o Jorge Amado
E outro que é o Jorge Ben.

Quem tem apelido
Dedé, Zacarias,
Mussum e a Fafá de Belém
Tem sempre um nome
E depois do nome
Tem sobrenome também.

Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome
Mas a gente sim.

Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim.

Renato é Aragão
O que faz confusão
Carlitos é o Charlie Chaplin
E tem o Vinicius
Que era de Moraes
E Tom brasileiro é Jobim

Quem tem apelido
Zico, Maguila,
Xuxa, Pelé e He-man
Tem sempre um nome
E depois do nome
Tem sobrenome também!

Eu trabalhei essa música com as crianças com o objetivo de separar o "nome" deles (substantivo próprio) dos nomes das coisas (substantivo comum).
O interessante é que essa música está "envelhecendo", pois vários dos personagens citados já faleceram... Então resolvi levar as fotografias. Deu certo! As crianças identificaram alguns, conheceram outros, pesquisamos sobre suas obras, e mesmo o desenho do He Man não era de todo desconhecido.
Depois montei um mural com a letra e as imagens que ficou muito legal.

♥♥♥

Eu deixei as imagens que pesquisei no meu álbum Picasa:

http://picasaweb.google.com.br/Ivanise40

16 de abr de 2008

Comemoração: Dia do Índio (lendas)


Lendas
Eu contei as lendas indígenas seguidas da "degustação" de aipim (mandioca) e de milho.

Lenda da Mandioca
♥♥♥
Após contar a lenda em roda, fomos no quintal da escola, onde havia pés de mandioca plantados.
Colhemos alguns pés (mas as mandiocas estavam pequenininhas).
Quando voltamos para a sala, eu abri uma das raízes para eles verem "por dentro".
♥♥♥
Eu levei (de casa) as mandiocas cozidas em água e sal. Cada criança foi provar da mandioca, alguns passaram manteiga. Levei também a farinha de mandioca. Algumas crianças passaram a mandioca cozida na farinha (disseram que estava delicioso!!! Coisa de criança, né?!).
♥♥♥
Levamos algumas folhas pra sala e fizemos a impressão das folhas no papel usando lápis de cera (coloca a folha embaixo da folha e passa o lápis de cera deitado).
Lenda do Milho
Contei a lenda usando um pedaço de papel crepom verde, que desenrolei na medida que o "pé de milho" crescia... Depois usei um pedaço amarelo simbolizando a espiga.
Levei para a rodinha uma espiga "de verdade" e abrimos para ver por dentro.
Depois convidei a turma para saborear as espigas cozidas.
Hum!!! Passamos uma manteiguinha!!! E nhac, nhac, nhac!!!

Nossa herança cultural é riquíssima!
As lendas e mitos das 3 culturas que se fundiram
(indígenas, africanos e europeus)
dão um sabor especial ao nosso dia-a-dia
Beijinhos,
Ivanise :)

14 de abr de 2008

Comemoração: Dia do Índio (música)

Em 2006, na apresentação da turma de Educação Infantil na E.M. José Alpoim, dançamos essa música.
A roupa das crianças era um avental de TNT, amarrado de lado, branco (curtinho), com desenhos feitos em lápis cera do que aparece na música (animais e vegetais). Cada criança representava uma "palavra" de origem tupi que aparece na música.
As crianças marcaram os passos com chocalhos.
Nossa dança foi em roda ou fileira (como nos vídeos que assistimos de danças indígenas).
Ficou muito lindo!!!

Tu Tu Tu Tupi
(Hélio Ziskind)



Tu Tu Tu Tu
Tu Tupi
Todo mundo tem
um pouco de índio
dentro de si
dentro de si
Todo mundo fala
língua de índio
Tupi Guarani
Tupi Guarani
E o velho cacique já dizia
tem coisas que a gente sabe
e não sabe que sabia
e ô e ô
O índio andou pelo Brasil
deu nome pra tudo que ele viu
Se o índio deu nome, tá dado!
Se o índio falou, tá falado!
Se o índio chacoalhou
tá chacoalhado!
e ô e ô
Chacoalha o chocalho
Chacoalha o chocalho
vamos chacoalhar
vamos chacoalhar
Chacoalha o chocalho
Chacoalha o chocalho
que índio vai falar:
Jabuticaba Caju Maracujá
Pipoca Mandioca Abacaxi
é tudo tupi
tupi guarani
Tamanduá Urubu Jaburu
Jararaca Jibóia
Tatu
Tu Tu Tu
é tudo tupi
tupi guarani
Arara Tucano Araponga Piranha
Perereca Sagüi Jabuti Jacaré
Jacaré Jacaré
quem sabe o que é que é?
- ...aquele que olha de lado...
é ou não é?
Se o índio falou tá falado
se o índio chacoalhou
tá chacoalhado
e ô e ô
Maranhão Maceió
Macapá Marajó
Paraná Paraíba
Pernambuco Piauí
Jundiaí Morumbi Curitiba Parati
É tudo tupi
Butantã Tremembé Tatuapé
Tatuapé Tatuapé
quem sabe o que é que é?
- ...caminho do Tatu...
Tu Tu Tu Tu
Todo mundo tem
um pouco de índio
dentro de si
dentro de si
Todo mundo fala língua de índio
Tupi Guarani
Tupi Guarani


PARA OUVIR A MÚSICA ENTRE AQUI EM SEGUIDA CLIQUE EM Hélio Ziskind - Meu Pé Meu Querido Pé
Abrirá uma nova janela com uma relação de músicas. Clique no terceiro "alto falante" e escute.

13 de abr de 2008

Mensagem para as amigas do Blog


Novidades no álbum PICASA:
Estou arquivando mais arquivos no álbum Picasa, que são copiados de e-mails e outras fontes da internet.
Não tenho intenção de comercializar.
Não vendo CDs com atividades digitalizadas.
♥♥♥
O que é de minha autoria é assinado ou tem uma marca (meu nome ou nome dos meus blogs).
São de uso exclusivo dos meus blogs:
BAÚ DE IDÉIAS e BAÚ DAS DOBRADURAS
(a maioria das dobraduras são tradicionais, isto é, de domínio público).
♥♥♥
Meu livro BRINCAR & VIVER é registrado,
tem ISBN e pode ser adquirido pela editora WAK
ou sites que vendem livros.
Coleções pedagógicas que indico para vocês:
SOLUÇÃO PEDAGÓGICA - Editora Fapi: são 3 volumes com faixas, bordas, atividades de alfabetização, dinâmicas e etc. Vem com CD-Rom para fazer matrizes.
BAÚ DO PROFESSOR - Editora Fapi: histórias e oficinas pedagógicas. Vem com cartazes. Tem muitas sugestões interessantes.
CIRANDA DAS LETRAS - Editora Ciranda Cultural: são 6 volumes, CD Rom, CD com cantigas e coreografias, adesivos de incentivo, cartazes (alfabetário e atividades para fotocopiar - tudo em preto e branco).
ALFABETIZANDO E CONSTRUINDO - Editora Fapi: são 5 volumes, CD com músicas infantis, 8 jogos (só montar).
TINDOLELÊ - Editora Claranto: são 6 volumes. Já lançaram a coleção para crianças de 5/6 anos.
LETRAMENTO DIVERTIDO - Editora Fapi: são 4 volumes, cartazes (o alfabetário é ótimo), histórias mudas (coloridas), jogos e cartelas.
APRENDIZAGEM DIVERTIDA - Editora Fapi: 5 volumes, cartelas com jogos, cartazes.
NOVOS CAMINHOS Educação Infantil - Editora DCL: 4 volumes. Vem com CD Rom.
PROJETOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - Editora Dimensão: 6 volumes. Indico para quem precisa de "modelos" de projetos. O volume 1 ensina a elaborar um projeto pedagógico.
Revistas:
♥ EDUCAÇÃO INFANTIL o guia da professora (editora Ediba),
♥ GUIA PRÁTICO para professores de Educação Infantil / Ensino Fundamental (ed. Lua)

10 de abr de 2008

Comemoração: Dia do Índio

***********
Sugestões
***********
" Fantoche em saco de papel "


Materiais: saco de papel, papel glacê preto (cabeça), penas, lápis cera, hidrocor, cola e tesourinha sem ponta.

Li para as crianças os livros já indicados.
Esse foi o nosso "MENINO POTI" (Ana Maria Machado).

Etapas:
1 - Fazer um origami com rosto (ver no Baú das Dobraduras);
2 - Decorar com lápis cera e hidrocor;
3 - Colar a cabeça (a parte aberta do saco fica para baixo, será onde entrará a mão da criança);
4 - Desenhar as linhas do corpo;
5 - Decorar com penas.
6 - Opcional: desenhar ou colar as mãos e pés.
♥♥♥
***************
" Cerâmica indígena "
***************
Esse vaso nós fizemos depois de assistir ao episódio "A INDIAZINHA" do Cocoricó.
Materiais:
Papel kraft, tinta guache vermelha ou preta, lápis cera branco, pincel.
Etapas:
1 - Cortar as silhuetas em papel kraft;
2 - Pintar com a tinat vermelha e deixar secar bem;
3 - No outro dia: pintar com lápis de cera branco nos "espaços".
4 - Eu montei um painel com os vasos que ficou muito lindo!


Organizado por Ivanise Meyer®

8 de abr de 2008

Projetos Pedagógicos

Como elaborar um projeto pedagógico?
Por Ivanise Meyer
♥♥♥
A metodologia de projetos não é mais novidade no meio educacional. Posso afirmar que virou "moda", como já foram os "centros de interesse", o "tema gerador", entre outros.
Quando escrevi meu trabalho sobre os projetos que desenvolvia com minha turma de Educação Infantil em 2002, que foi publicado em 2003, estávamos começando a avançar nessa metodologia de trabalho pedagógico.
Atualmente percebo que há tantas publicações (revistas, livros e coleções), além de projetos disponibilizados via internet, que parece "senso comum" que todos saibam como elaborar um projeto.
Porém, há muitas maneiras de se elaborar um projeto. Eu não posso dizer qual seria a "forma correta". Procurei buscar nos livros e em cursos os alicerces de minha prática. "Modelos prontos" estão por aí (há coleções inteiras só de projetos), mas acredito que os projetos surgem dentro da turma, dos interesses das crianças, algumas vezes despertados por nós, outras vezes pela realidade delas.
Eu gosto de escrever e adoro redigir meus projetos de forma pessoal, quem já leu o livro sabe disso, né?!
Eu sempre defendi o direito do professor ser AUTOR de sua prática, mas a autoria não se faz no "vazio". É preciso investir tempo e estudo. Às vezes, um "modelo" nos serve de inspiração. Mas, um projeto só "funciona" se ele fizer sentido para a turma e para o professor.
É por isso que, muitas vezes, o projeto vindo de "fora da sala", não dá certo... Ou melhor, fica artificial.
Os projetos partem de questões que precisam ser respondidas e possibilitam um contato com práticas sociais reais. Dependem dos interesses das crianças, por isso precisam ser significativos apresentando uma questão comum.
É importante que um projeto tenha um OBJETIVO claro desde o início, senão ele se "perde" no meio de tantas possibilidades.
Defina um TEMPO e não perca seu objetivo, sua meta.
Organize as possibilidades que surgem, lembre-se não dá para fazer "tudo". Selecione o que realmente for significatico.
Não é necessário que tudo (os conteúdos) girem em torno do projeto, isto é, o projeto é um momento da turma de produzir conhecimento e compartilhar experiências.
Deixo um "roteiro" para as amigas que buscam por essa prática.
Um beijinho,
Ivanise :)
Etapas de um projeto
1. Incentivo (sensibilização) - Conversas com as crianças, leitura de um livro, uma visita, uma vivência em sala de aula, uma dúvida levantada pela turma, um filme ou mesmo um questionamento surgido em um projeto anterior;
2. O que já sabemos? - Socialização dos conhecimentos prévios das crianças;
3. O que queremos saber? Para quê queremos? - Formulação do objetivo do projeto;
4. O que iremos fazer? - Elaboração do plano cooperativo;
5. Desenvolvimento - Realização das ações planejadas com os registros dos conhecimentos que vão sendo construídos pelas crianças durante todo o trabalho: relatos escritos, desenhos, fotos, vídeos, enfim, as produções das crianças;
6. Culminância - Apresentação do que foi produzido durante o projeto (a socialização das conclusões);
7. Avaliação e auto-avaliação - Retomada do plano cooperativo para avaliar a trajetória de todos durante o processo, dificuldades e contribuições.
Referência bibliográfica:
Brincar & Viver: projetos em Educação Infantil,
de Ivanise Meyer, Rio de Janeiro, editora WAK, 3.ª edição.

Campanha da Amizade



CAMPANHA DA AMIZADE

Você que tem amigos queridos e gostaria de homenageá-los, participe dessa campanha que é uma forma muito especial de conhecer, ser conhecida e de presentear os blogs amigos que sempre visitam o seu cantinho. Propague essa onda de amizade e participe você também. Eu recebi da minha amiga Rose http://ensinandoeaprendendocomatiarose.blogspot.com/ a quem agradeço muito o carinho.
Também recebi essa linda homenagem do
E do blog Educar Brincando da Vivi
♥♥♥

INSTRUÇÕES:
Pegue o selo no Gospel Gifs ( http://gospel-gifs.zip.net/ ), nomeie 10 blogs amigos e visite cada um deles avisando da nomeação. Se você foi nomeado por alguém, passe adiante e visite os outros nove blogs que foram nomeados junto com você. Ao repassar a campanha, pode copiar o texto acima ou criar o seu próprio texto. O importante é não esquecer de avisar onde se encontra o selo e de nomear os seus 10 blogs amigos.
♥♥♥
Meus blogs amigos são:

♥♥♥

Dedico esse selinho à todas

as amigas blogueiras que fazem desse recurso virtual

uma corrente de amizade!

Beijinhos,

Ivanise :)

♥♥♥

6 de abr de 2008

Comemoração: Dia do Livro (poemas)

******************
Abençoado seja!
******************
Livro na sala de aula
Livro no pátio, na varanda
Livro na mão
Livro na alma
Livro no coração.
♥♥♥
Livro tem cheiro, tem gosto,
Ruído, melodia,
Ritmo, canção,
Verdade, fantasia, brincadeiras,
Suspense, intriga, ação.
♥♥♥
Livro de reza, de estudo,
De amor, de tragédia,
Livro de receitas de cozinha,
Livro p'ra ler a vida,
Livro p'ra curar a dor.
♥♥♥
Livro me acalma
Me pega no colo
Me leva p'ro espaço infinito
P'ros cantos da minha alma
Onde ninguém nunca vai.
♥♥♥
Livros
De história...
De estudo...
Livro de poesia...
De tudo!
♥♥♥
Abençoado seja,
Livro meu,
De cada dia!

Leda Maria


O livro fala de paixão,

perdas, de alegrias, de vida – por isso ele é importante.

Ler é um direito, não um dever.
♥♥♥
Sylvia Orthof

Organizado por Ivanise Meyer®

5 de abr de 2008

Comemoração: Dia do Livro (poemas)

Um livro
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Um livro
É uma beleza
É uma caixa mágica
Só de surpresa.
♥♥♥
Um livro
Parece mudo
Mas nele a gente
Descobre tudo.
♥♥♥
Um livro
Tem asas
Longas e leves
Que, de repente,
Levam a gente
Longe, longe...
♥♥♥
Um livro
É parque de diversões
Cheio de sonhos coloridos
Cheio de doces sortidos
Cheio de luzes e balões.
♥♥♥
Um livro
É uma floresta
Com folhas e flores
E bichos e cores.
É mesmo uma festa,
Um baú de feiticeiro,
Um navio pirata no mar,
Um foguete perdido no ar,
É amigo e companheiro.
♥♥♥
JOSÉ, Elias. Caixa mágica de surpresa.
São Paulo, Paulinas, 1990.

Organizado por Ivanise Meyer®

Presente para as Amigas do Blog (II)

Labirintos e Liga-pontos
No meu álbum Picasa:
Como fazer:
1. Clicar no endereço acima.
2. Abrirá a galeria dos álbuns públicos.
3. Clicar noo álbum que você deseja ver.
4. Para baixar as imagens você poderá:
a) Uma imagem: clicar sobre a imagem, esperar ampliar, copiar ou fazer download;
b) Clicar na opção BAIXAR ÁLBUM (procure o ícone à esquerda da tela), mas para isso você precisará instalar o programa PICASA no seu computador (pelo Google). O próprio Picasa faz a instalação no seu computador.



*************************
Observação importante:
*************************
Todas as imagens foram obtidas via internet.
Não há intenção de comercialização,
não vendo CDs ou mídias afins,
a divulgação das imagens servirá
apenas para uso com fins pedagógicos.
Caso alguém identifique e prove a autoria das imagens,
favor deixar um comentário para que eu possa fazer o registro devido.

Organizado por Ivanise Meyer®

3 de abr de 2008

Comemoração: Dia do Índio

19 de abril
Dia do Índio


Bem, antes de colocar minhas sugestões, faço minhas considerações...
♥♥♥
Depois de ler o livro "Coisas de Índio" do Daniel Munduruku, mudei minha visão da comemoração deste dia.
Ao estudar a história dos povos indígenas no Brasil, percebo que simplesmente
vestir as crianças com penas e chocalhos não traz o sentido desse dia.
Não desperta o respeito por um povo "estraçalhado" por nossa história de colonização. Os índios do Brasil brigaram muito pelo seu direito às terras, não se deixaram escravizar e pagaram com a própria vida.
Como diz a música do Jorge Ben Jor:
"Todo dia, era dia de índio."
♥♥♥
Existe uma "tradição" escolar de comemorar esse dia com fantasias, que muitas vezes retratam os índios da América do Norte (com roupas, machadinhas e etc). Estes, também, foram dizimados pelas ações dos colonizadores que "invadiram" suas terras (tal como aconteceu por aqui).
♥♥♥
Eu gosto de trabalhar com histórias (lendas), vivenciar brincadeiras, trazer informações sobre um outro modo de viver dos índios e as influências da cultura ocidental nos seus costumes (uso de roupas, chinelos e etc).
Trabalho com CDs de música guarani (ouvimos durante as atividades de artes).
Trago em fotografias os traços e cores que eles usam em suas produções.
Já trabalhei em turma de Educação Infantil,
um documentário (em DVD) do Kuarup que fizeram para o Villas Boas no Xingu.
Pode-se criar um "dicionário" com palavras traduzidas para o tupi-guarani.
No CD do Cocoricó há uma música do Hélio Ziskind que diz: "todo mundo tem um pouco de índio dentro de si", esse clipe está na história "A indiazinha" (tem em DVD).
♥♥♥
Deixo aqui algumas sugestões
com todo carinho
pra vocês!
Um beijinho,
Ivanise :)
♥♥♥
Livro: "O menino e o jacaré"
Autora: Maté - Ed. Brinque-Book
É uma adaptação de um mito tradicional dos Kayapó.

Fantoche de vara
Materiais: papel craft (corpo), tinta nanquim (preto e vermelho), cotonete para pintar, cola, cartolina preta (base) e palito grandão.
Jacaré: cartolina, lápis cera, cola e olhos (opcional).


Para quem quer desenvolver um projeto, recomendo esses livros:
♥ Kabá Darebu, do Daniel Munduruku (Brinque-Book)
♥ Coisas de Índio, do Daniel Munduruku, Editora Callis
♥♥♥
Outras sugestões:
♥ Menino Poti, da Ana Maria Machado, ed. Salamandra.
♥ Um dia na aldeia brilho do Sol, de Ana Claudia Bastos, ed. Peirópolis - esse livro vem com um jogo de percurso.
♥ Txopai e Itôhã, Kanátyo Pataxó, ed. Formato
♥ Conhecendo o mundo indígena, Benedito Prezia, ed. Paulinas

Organizado por Ivanise Meyer®
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...