31 de mai de 2008

Sugestão de Exposições (no Rio de Janeiro)

NIPPON – Cem anos de integração Brasil Japão
Centro Cultural Banco do Brasil
Mostra em comemoração ao centenário da imigração japonesa para o Brasil, apresentando a cultura nipônica em quase todas as suas manifestações artísticas e culturais, desde os seus aspectos tradicionais até nossos dias. Será composta de cerca de 300 peças entre cerâmicas, pipas, vestuário, telas, ikebanas, cartazes de animês, armaduras de samurai, espadas e outros objetos.
1.º, 2.º andares e Rotunda - entrada franca
Até 13 de julho
Veja a programação no site do CCBB:
http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/rj/DetalheEvento.jsp?Evento.codigo=32853&cod=3

♥♥♥


Mulheres Reais
Modas e Modos no Rio de Dom João VI
Casa França-Brasil

Mulheres Reais – Modas e Modos no Rio de Dom João VI
Período : de 28 de maio a 06 de julho
Visitação : 10h às 20h, de segunda a domingo.
Entrada: franca
A exposição Mulheres Reais – Modas e Modos no Rio de Dom João VI revela a moda - a indumentária e seus usos, como uma importante manifestação cultural e social do Rio de Janeiro, quando a cidade era capital do império português.

Os trajes e acessórios serão expostos em 900m² cobertos com tecido no cenário privilegiado da Casa França-Brasil.
A exposição está inserida nas comemorações dos 200 anos da chegada da corte portuguesa.
Maiores informações:
http://www.fcfb.rj.gov.br/expo.asp

♥♥♥
Visitei essas exposições hoje e amei!!!
Você poderá fazer as 2 visitas no mesmo dia, pois o CCBB e a Casa França-Brasil são bem pertinho.

27 de mai de 2008

Linguagem 23: Caderno de Leitura


♥ Caderno de Leitura 2008 ♥
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Novos textos!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Capa do caderno de leitura
Encapei com papel glacê, colei uma ilustração (da Revista Educação Infantil - Guia da Professora deste mês), a etiqueta com nome da criança e passei contact sobre os dois (figura e etiqueta).
Na parte de baixo estão as pastinhas para guardar o caderno de leitura (são de plástico).

Na contracapa colei a oração e na folha de rosto a identificação do caderno.


Logo depois há um texto dirigido à criança (e aos pais) sobre os objetivos do caderno de leitura e alguns lembretes.

♥♥♥

Os textos serão colados nas outras páginas do caderno: listas, poemas, músicas, parlendas, travalínguas, adivinhas, contos, fábulas, receitas, quadrinhos, bilhete e etc.

♥♥♥

Este ano farei a colagem dos textos quinzenalmente, para que sempre haja uma "novidade" a ser explorada.

♥♥♥

Preparei este caderno para minha turminha que está no 2.º ano (antiga 1.ª série).


Para baixar os arquivos do Caderno de Leitura

Linguagem 22: Alfabeto e ordem alfabética

Usando a música:
~~~~~~~~~~~~
" De A a Zé "
~~~~~~~~~~~~

A: eu quero amor
B: eu jogo bola
C: na minha casa
D: eu tenho um dado
E: um elefante
F: é uma foca
G: é só um gato
H: lá vem um homem
I: estou numa ilha
J: tem jacaré
L: chuto uma lata
M: olha o macaco
N: não tenho nada
O: só uma oca
P: abri a porta
Q: penduro um quadro
R: passou um rato
S: pulou um sapo
T: era um tatu
U: chupamos uva
V: vou viajar
X: faço xixi
e chegando ao
Z: muito prazer, Zé Zuca!
♥♥♥
(Letra e música: Zé Zuca)
♥♥♥
Usei essa música para trabalhar o alfabeto e a ordem alfabética.
Fizemos a interpretação com desenho livre, cada criança desenhou uma cena onde apareceram os elementos (ou alguns) da letra da música.
Em outro dia, levei a letra em "fatiada", isto é, cada frase em uma tira de papel. Cada criança colou numa folha de papel (comprida) montando a música na seqüência correta.
Minha turma ama essa música!
A música está em meu novo DV (senha: professora).
Procure o link em meus endereços (à esquerda).

Organizado por Ivanise Meyer®

25 de mai de 2008

Brincar & Viver

Conheça meu trabalho publicado:



BRINCAR & VIVER é o resultado das minhas práticas na Educação Infantil, a partir das reflexões possibilitadas pela leitura das obras de Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, entre outros. Além de contar sobre o meu percurso como professora na Educação Infantil, trouxe uma proposta de trabalho com as crianças a partir das competências e habilidades de acordo com os RCNEI, analisando cada eixo de trabalho. Há relatos de projetose questões metodológicas como a rotina, o planejamento, observação, registro e avaliação. Nos anexos: ficha de entrevista com os pais e as atividades diárias (com atividades e objetivos). As referências bibliográficas são fontes valiosas de pesquisa para o professor de Educação Infantil. Já estamos na 3.ª edição.

♥♥♥
BRINCAR & VIVER: PROJETOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Editora: WAK - Rio de Janeiro Tels.: (21) 3208-6113 - 3208-6095
Veja de pertinho no site:



Uma boa semana para você!

Um beijinho,

Ivanise :)

Linguagem 42: Alfabetização (material para baixar)

ALFABETIZAÇÃO
~~~~~~~~~~~~~~
Três volumes da obra "Alfabetização", editada em 2000 para atender a objetivos dos Programas Projeto de Educação Básica para o Nordeste e FUNDESCOLA, em conformidade com os Acordos de Empréstimo números 3663 BR e 4311 BR com o Banco Mundial, no âmbito do Projeto BRA95/013 do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Para SALVAR em seu computador, procure na barra (à esquerda) por um ícone de disquete, clique e salve em alguma pasta. Os arquivos em PDF (Adobe) não podem ser modificados, servem apenas para leitura no seu computador.
Livro do Professor Livro do professor

24 de mai de 2008

Linguagem 43: Curiosidade (nosso cérebro é show!)


AGAREDICENMTO


PESOSAL,
QEURO ARGAEDECR PLEA VITSIA. ETSOU MIUTO FLEIZ COM A PAIRITCAPÃÇO DE TDOOS.
OBIRAGDA PEOLS COENMTRÁOIS CAIRHNSOOS.
BIJEINOHS,
IAVISNE

♥♥♥

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
♥♥♥
Outra curiosidade... Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente leia corretamente o que está escrito:

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!
♥♥♥
O nosso cérebro é show !!!

Tutorial: Como transformar figuras

Como transformar figuras coloridas
em preto e branco
no Word®
1. Já expliquei no tutorial anterior sobre esse site:
sobre como transformar as figuras coloridas em preto e branco.
Porém a figura fica em tons de cinza...
Se você inserir a figura no Word e usar a BARRA DE IMAGEM poderá deixá-la em preto e branco, eliminando os tons de cinza.
Algumas figuras ficam escuras (a sereia de cima).
Então uma solução é transformar no site, para ficar em tons de cinza, salvar, depois inserir, e utilizar a barra de imagem do Word para que fique preto e branco (o resultado é a sereia de baixo).
Algumas figuras ficam em preto e branco somente usando a BARRA DE IMAGEM (como nos exemplos abaixo):
1 - Inserir imagem no Word.


2 - Selecionar a imagem, clicar com o botão direito do mouse, clicar em "Mostrar Barra de Ferramentas Imagem".


3 - É nesta barra de ferramentas que você vai transformar sua figura em preto e branco.
PS: Quem me falou que essa barra existia foi minha amiga Sonia Ubeda. Vivendo e aprendendo. Valeu, amiga!!!


4 - Clique no ícone COR e selecione PRETO E BRANCO.
Você perceberá que alguns traços desaparecem... Ou aparecem demais (como no caso da sereia de cima).

5 - Vá clicando em BRILHO até que os traços apareçam.
Você pode clicar também em CONTRASTE para melhorar a sua imagem.


6 - Imagem transformada!!! Pronta para ser utilizada em seus trabalhos.
♥♥♥♥♥♥
Organizado por Ivanise Meyer®

23 de mai de 2008

Festa Junina: Boca do Palhaço


" ACERTE NA BOCA DO PALHAÇO "


Uma brincadeira que as crianças amam é a "boca do palhaço".

Essa caixa da foto foi reformada no ano passado.



Materiais: 1 caixa de papelão bem grande, cartolinas, papel de presente (forro interno), papel de bala (cabelos), flores de EVA (no chapéu), papel crepom (gravata), fita adesiva colorida (contornos), caneta hidrocor preta (detalhes), tesoura, cola e 3 bolinhas de plástico para acertar.

O molde do rosto eu fiz no "olhômetro" em rascunho, calculando uma boca bem grande... Depois passei para a cartolina laranja. Acertei o rosto na caixa e recortei a boca. Os outros detalhes foram aplicados.

A vantagem dessa caixa é que as bolinhas caem lá dentro, e dificilmente eles deixam de acertar...

Boa diversão!!!



Organizado por Ivanise Meyer®

22 de mai de 2008

Jogo de Imaginação

" Aventura na Caverna "
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Adaptação de Ivanise Meyer
Conheci esse jogo em um curso e encontrei uma indicação bibliográfica em Oficinas de Recreio de Denise S. Oliveira da ed. Paulinas. Eu fiz com as crianças e eles amaram!!!
♥♥♥
Com as crianças em círculo, fique no círculo também, convide-os a fazer um passeio até uma caverna. Mas será um passeio diferente, pois usaremos a imaginação.
Explicar que eles não poderão sair do lugar, os movimentos é que contarão a história.
♥♥♥
- Vamos passear? (4)
- Olha lá uma rua! (1)
- Vamos atravessar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos caminhando.
- Olha lá uma ponte! (1)
- Vamos atravessar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos passar.
- Cuidado que a ponte está velha! (3)
- Olha lá uma árvore? (1)
- Vamos passar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos dar a volta. (5)
- Vamos continuar caminhando.
- Olha lá um rio! (1)
- Vamos atravessar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos nadar! (6)
- Vamos sacudir porque a roupa ficou molhada!
- Olha lá um morro! (1)
- Vamos atravessar?
- Chiii! Por cima não dá, por baixo não dá, mas tem que passar! (2)
- Vamos subir... (7)
- Vamos descer... (7)
- Vamos caminhar.
- Olha lá uma caverna! (1)
- Vamos entrar?
- Chiii! Está tão escuro... (8)
- Epa! Tropecei em algo. Vou pegar. Peguei alguma coisa peluda! (9)
Que coisa quente, que nariz gelado, que dentões...
- Parece que é... uma onça!!!!!
- Vamos correr?
- Olha o morro!
- Vamos subir, vamos descer!
- Olha lá o rio!
- Vamos nadar!
- Olha a árvore!
- Vamos dar a volta!
- Olha a ponte!
- Vamos passar!
- Cuidado, não pode correr senão ela cai. (3)
- Olha a rua!
- Vamos atravessar!
- Ufa! Até que enfim! Chegamos!!!
♥♥♥
Sugestão dos movimentos:
(1) Colocar a mão na testa como se fosse avistar algo.
(2) Fazer movimentos com as mãos para cima e para baixo.
(3) Bater com as mãos nas coxas como se estivesse andando bem devagar.
(4) Bater com a mãos nas coxas como se estivesse caminhando.
(5) Dar uma meia-volta no mesmo lugar.
(6) Movimento com os braços como se estivesse nadando.
(7) Movimento como se estivesse subindo e descendo.
(8) Fechar os olhos.
(9) Fazer o movimento como se estivesse tocando em algo.
(10) Fazer todos os movimentos anteriores, só que em ritmo acelerado.
♥♥♥
As crianças curtem muito essa brincadeira! Conforme aprendem o refrão, vamos contando juntos. Eu conto batendo meu pandeirinho, como se fosse uma "música".
Vale a sua interpretação e a imaginação! Você pode criar outros lugares.
Já tive crianças que até viram a onça...
Depois disso fizemos um "mapa" indicando nosso percurso até a caverna.
Essa brincadeira "dá pano pra manga..."

Você poderá usar outro bicho...
Eu aprendi com um "urso" no fundo da caverna.
Para valorizar os bichos daqui, substitui pela onça.

Organização de Ivanise Meyer®

17 de mai de 2008

Linguagem 21: texto prescritivo (receitas)


Receitas que fiz com a turma:

Banana Colorida
******************
INGREDIENTES:

8 BANANAS PRATA
GLICOSE DE MILHO (Karo ou Yoki)
2 SACOS DE CONFEITOS COLORIDOS

MODO DE FAZER:

DESCASQUE AS BANANAS E CORTE EM RODELAS.
COLOQUE UM POUCO DA GLICOSE EM UM PRATO E MISTURE AS BANANAS.
PASSE AS RODELAS NOS CONFEITOS COLORIDOS.
COLOQUE AS RODELAS EM UMA TRAVESSA E ESPETE UM PALITO EM CADA UMA.
LEVE AO CONGELADOR POR UMA HORA.
É UMA DELÍCIA!
Obs.: Já substituí a glicose de milho por leite condensado e deu certo!
Cuidado na hora de passar nos confeitos para não grudar tudo... Coloque o pedacinho de banana sobre os confeitos e jogue por cima, depois espete o palito e arrume numa travessa.

Sanduíche de Atum
*********************
INGREDIENTES:

1 LATA DE ATUM
200 GRAMAS DE MAIONESE
SALSA PICADINHA
1 PÃO DE FÔRMA

MODO DE FAZER:

ABRIR A LATA E ESCORRER O LÍQUIDO.
MISTURAR EM UMA TIGELA: O ATUM, A MAIONESE E A SALSA PICADINHA.
FAZER OS SANDUÍCHES E SERVIR!


Mosaico
*********
INGREDIENTES:

4 GELATINAS DE SABORES DIFERENTES
4 COPOS DE ÁGUA QUENTE

MODO DE FAZER:

PREPARAR UMA GELATINA DE CADA VEZ. FAZER CADA GELATINA COM UM COPO DE ÁGUA QUENTE. COLOCAR CADA GELATINA EM UM PRATO E LEVAR OS QUATRO PRATOS PARA GELAR.


CREME PARA ENVOLVER:

1 GELATINA DE QUALQUER SABOR
1 COPO DE ÁGUA QUENTE
1 LATA DE LEITE CONDENSADO
PREPARE A GELATINA E MISTURE O LEITE CONSENSADO. MEXA ATÉ ESFRIAR. RESERVE.


CORTE AS QUATRO GELATINAS, EM QUADRADINHOS (passe a faca no sentido horizontal e no vertical, como se fosse um tabuleiro de damas) E COLOQUE EM UMA TIGELA (raspe com auxílio de uma colher).
MISTURE O CREME, JÁ FRIO, E ENVOLVA AS GELATINAS.
COLOQUE EM UMA FORMA E LEVE PARA A GELADEIRA.
DESENFORME QUANDO ESTIVER DURINHO!


OBS.: NÃO USE O CONGELADOR, POIS A GELATINA PERDE O “PONTO”. USE APENAS A GELADEIRA PARA GELAR.

SE QUISER, PODE SUBSTITUIR O LEITE CONDENSADO POR 1 LATA DE CREME DE LEITE ADOÇADO COM 3 COLHERES (SOPA) DE AÇÚCAR. FICA MENOS DOCE...


Bolo de Cenoura
******************
INGREDIENTES:

3 CENOURAS DESCASCADAS E PICADAS
1 XÍCARA DE ÓLEO
3 OVOS
2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
2 XÍCARAS DE AÇÚCAR
1 COLHER (SOPA) DE FERMENTO EM PÓ

MODO DE FAZER:

COLOQUE A FARINHA, O AÇÚCAR E O FERMENTO EM UMA TIGELA E MISTURE.
BATA AS CENOURAS, O ÓLEO E OS OVOS NO LIQUIDIFICADOR E DESPEJE NA TIGELA.
MEXA DEVAGAR ATÉ TUDO FICAR BEM MISTURADO.
UNTE UMA FORMA COM ÓLEO E FARINHA PARA A MASSA NÃO GRUDAR.
DESPEJE A MASSA, LEVE AO FORNO E DEIXE ASSAR.


COBERTURA DE CHOCOLATE:

2 COLHERES (SOPA) DE MARGARINA
2 COLHERES (SOPA) DE LEITE
5 COLHERES (SOPA) DE ACHOCOLATADO
2 COLHERES (SOPA) DE AÇÚCAR

MISTURE TUDO E LEVE AO FOGO, MEXENDO ATÉ FERVER. COLOQUE AINDA QUENTE SOBRE O BOLO JÁ FRIO.



Ao confeccionar as receitas, eu levei um caderno com as mesmas escritas, para que eles percebessem que precisava ler a receita antes, saber dos ingredientes que necessitaria, o modo de preparo e quais utensílios deixar por perto.
No dia seguinte, escrevia a receita com a turma, organizando o texto e relembrando os passos do modo de preparo.
Esse é um tipo de texto que pode ser utilizado por qualquer período da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, fazendo as devidas interferências e adaptações.
Organizado por Ivanise Meyer®

Linguagem 20: texto prescritivo (receitas)

Texto Prescritivo:
~~~~~~~~~~~~~~
Receitas Culinárias
~~~~~~~~~~~~~~
Esse projeto foi desenvolvido com minha turminha de Educação Infantil (ano 2005).
A partir da leitura do livro
Um chá na casa de Dona Lalá
de Lúcia Hiratuka (ed. Scipione)
começamos a conversar sobre receitas,
como fazê-las, ingredientes, trouxe algumas receitas para fazer junto às crianças, eles pesquisaram receitas com suas mães e montamos um livro coletivo com as receitas da turma.

Capa do livro coletivo.
Depois há uma introdução explicando sobre o projeto.

Preparo da receita "banana colorida".


Essa foi nossa 1.ª receita!!!
Esse texto foi escrito coletivamente com as crianças, copiado e enviado para casa.


Esse texto foi escrito coletivamente baseado na leitura do livro.
Também faz parte de nosso livro.



Com as receitas enviadas pelas mães e avós, montei o livro que conta sobre o projeto.
Eu enviei essa folha para casa, as crianças trouxeram de volta e lemos durante várias rodas de conversa.
Depois eu "montei" as páginas dessa maneira que você vê acima.
♥♥♥
Trabalhamos vários conceitos como: medidas, quantidades, preços, também a escrita de listas, a leitura de rótulos, o texto das receitas, os modos de escrever um mesmo tipo de texto, as cores, os sabores e cheirinhos das nossas receitas!
Além disso, estar em roda preparando uma receita é algo muito gostoso!

Organizado por Ivanise Meyer®

14 de mai de 2008

Tutorial: Figura em preto e branco

Como transformar uma figura colorida em preto e branco?
Esse site faz isso pra você:
Há outros sites também, em geral o procedimento é o mesmo:
1 - Entre no site;
2 - Em PROCURAR, acesse o arquivo onde está a figura ou foto que você deseja alterar para preto e branco;
3 - Clique em ABRIR (o arquivo aparecerá ao lado de procurar);
4 - Clique em CONTINUE e aguarde;
5 - Aparecerá uma tela com seu desenho em preto e branco. Você escolhe o que fazer com a imagem. Se quiser salvar clique em SAVE (salva no seu computador).
♥♥♥
Essa é a imagem em preto e branco da figura acima:


♥ ♥ ♥
Organizado por Ivanise Meyer®

10 de mai de 2008

Dia das Mães: mensagem

Às amigas do
Báu de Idéias:
********************
Feliz Dia das Mães!
********************
Retrato de Mãe
****************
Uma simples mulher existe que,
pela imensidão do seu amor,
tem um pouco de Deus,
e pela constância de sua dedicação
tem um pouco de anjo;
que, sendo moça, pensa como uma anciã
e, sendo velha,
age com todas as forças da juventude;
quando ignorante,
melhor que qualquer sábio
desvenda os segredos da natureza,
e, quando sábia,
assume a simplicidade das crianças.
Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos
que ama e, rica, empobrecer-se para que seu
coração não sangre, ferido pelos ingratos.
Forte, entretanto, estremece ao choro duma
criancinha, e fraca, não se altera
com a bravura dos leões.
Viva, não sabemos lhe dar o valor
porque à sua sombra todas as dores se apagam.
Morta, tudo o que somos e tudo que temos
daríamos para vê-la de novo,
e receber um aperto de seus braços
e uma palavra de seus lábios.
Não exijam de mim que diga o nome dessa mulher,
se não quiserem que ensope de lágrimas este álbum:
porque eu a vi passar no meu caminho.
Quando crescerem seus filhos,
leiam para eles esta página.
Eles lhe cobrirão de beijos a fronte,
e dirão que um pobre viajante,
em troca de suntuosa hospedagem recebida,
aqui deixou para todos
o retrato de sua própria MÃE.
D. Ramon Angel Jara
Desejo tudo de bom para vocês:
saúde, paz e amor!
Um beijinho,
Ivanise :)

9 de mai de 2008

Dia das Mães: Apresentação das Crianças



Música: "Seu rosto" (Zé Zuca)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Seu rosto
~~~~~~~~

O seu rosto tem duas janelas
Sua boca tem branca cortina
Abra a porta da boca e sorria:
- Bom dia!

Dessa boca sai beijo estrelado
Um tapete quase voador
Abra a porta da boca e sorria:
- Bom dia!

O seu rosto tem duas caixinhas
Para ouvir o que vem de outras portas
Tem porões onde cheira e respira
Um telhado que é para pentear.

Mas seu rosto tem almofadinhas
Travesseiro apontado pro chão
Abra a porta da boca e sorria:
- Bom dia!

Como fizemos:

1 - Trabalhei a música, interpretando a letra e comparando-a ao nosso rosto.

2 - A idéia da música nessa homenagem era representar o ROSTO da mamãe.

3 - As crianças fizeram o ROSTO da mamãe (bem grandão) em cartolina, depois pintaram. Não esqueceram dos detalhes: brincos, colares, enfeites de cabelo...

4 - Eu recortei, colei em uma cartolina colorida e colei um palito grande atrás. Na parte de trás, colei uma etiqueta:

" Mamãe, esse é o "SEU ROSTO".

5 - Ensaiamos usando o rosto.

Na 1.ª parte da música, as crianças seguraram o rosto com a mão esquerda e apontaram as partes do rosto (no desenho) com a mão direita.

Na 2.ª parte, eles abaixaram o rosto, e cantaram apontando para os próprios rostos com a mão direita. No final, os rostos todos pra cima!!!

6 - Ficou muito lindo!!!

Parabéns, meus docinhos!!!


Organizado por Ivanise Meyer®
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...