17 de set de 2008

Sugestão do Baú: Vygotsky


Sugestão de leitura
..............................
Relatos de uma professora

"Para exemplificar como a teoria de Vygotsky pode iluminar as práticas cotidianas na sala de aula, a professora Ivanise Meyer, das escolas municipais Adlai Stevenson e Gaspar Vianna relata três situações que vivenciou em uma turma de Educação Infantil."
♥♥♥
Acesse a página da Multirio e leia o texto na íntegra:

http://www.multirio.rj.gov.br/portal/area.asp?box=N%F3s+da+Escola&area=Na+Sala+de+Aula&objeto=na_sala_de_aula&id=3050

Vygotsky

Oraganizado por Ivanise Meyer®

16 de set de 2008

Linguagem 27: Trabalhando o nome

" Chamadinha "
~~~~~~~~~~~~
O nome da criança é o início da compreensão do sistema de escrita, sendo ponto de referência para as outras escritas. É uma forma estável que fornece índices de leitura para a criança: a letra inicial e a letra final. Através do nome, a criança aprende convenções (escrita da esquerda para a direita), o nome das letras e a seqüência das letras na escrita (Meyer, 2004).
A "chamadinha" é um momento na rotina da Educação Infantil ou nas Séries Iniciais, onde o professor trabalha com os nomes das crianças da turma. Além de ajudar na socialização, este momento colabora para a ampliação do conhecimento sobre escrita que as crianças já têm e que "colocam em jogo" nessas atividades.
A seguir há uma série de sugestões para tornar a "chamadinha" um momento de aprendizagem.
♥ ♥ ♥

♥ Objetivo: Ler usando índices de leitura (letra inicial, letra final, tamanho do nome, seqüência de letras e direção esquerda→direita) o seu nome e o nomes dos colegas de turma.

♥ Apresentar o nome, indicando a letra inicial. Obs.: Não dizer a "letra da Larissa", mas simplesmente "L". Fala-se o nome da letra e a criança identifica a quem pertence aquela inicial.

♥ Comparar os nomes a partir da contagem do número de letras: nomes com mais letras do que... ou com menos letras do que... nomes com mesmo número de letras que...

♥ Fazer conjuntos a partir de: letra inicial, letra final, número de letras, nomes dos meninos e das meninas, de quem está na sala e de quem está ausente.

♥ "Preguicinha": apresentar o nome escrito em uma faixa escondido dentro de um livro (por exemplo), a partir da letra inicial, escondendo as outras letras (o nome vai "aparecendo" lentamente).

♥ Brincar de "nome oculto": cada criança receberá o nome de um colega. A professora chama uma criança de cada vez para entregar o nome ao colega. Eles adoram essa brincadeira!!!

♥ Esconder os nomes pela sala para que as crianças procurem.

♥ Esconder as letras iniciais (alfabeto de madeira, cartolina ou E.V.A.) para que as crianças procurem.

♥ Brincar de "forca" de nomes da turma: graduar as dificuldades - colocar a letra inicial, ou a final, só vogais ou só consoantes.

♥ Adivinhar o nome a partir das características da criança. Exemplo: "esse nome é de uma menina de cabelos compridos e castanhos".

♥ Chamada por escrito: a professora registra no quadro-de-giz (ou blocão). As crianças registram como uma lista.

♥ A criança faz a chamadinha junto com a professora, apresentando os nomes e lendo. Esta é uma atividade individual que permite um acompanhamento das hipóteses de leitura.

♥ Obs.: Pode-se ter na sala uma lista "fixa", com os nomes de todas as crianças, que servirá como material de consulta das crianças.


Fonte: Meyer, Ivanise. Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2004.

Por favor: se copiar o material do blog, mantenha os créditos.

Colabore para a manutenção deste espaço virtual.

Obrigada!

Organizado por Ivanise Meyer®

13 de set de 2008

Linguagem 26: Caça-palavras

Caça-palavras
......................
O jogo de caça-palavras permite não apenas identificar a palavra igual ao modelo, mas perceber detalhes do sistema alfabético de escrita como: letra inicial e final, direção da escrita (esquerda-direita), seqüência de letras, dificuldades ortográficas (se o objetivo for a ortografia das palavras selecionadas), entre outros.

♥ Variação 1
- A professora monta um quadro com as letras e escreve em outro lugar as palavras que o aluno deve encontrar (banco de palavras). Após identificar a palavra, o aluno poderá pintá-la ou envolvê-la.

♥ Variação 2
- A professora monta um quadro com as letras e dá só uma pista: "Ache 5 nomes de frutas" por exemplo. Nesta variação, não há um banco de palavras.


♥ Variação 3
- A partir de um texto, o aluno destaca as palavras solicitadas. Por exemplo: No poema abaixo procure estas palavras: LINHA - ROSQUINHA - JANELA - MESA e passe uma linha em volta de cada uma.

As Tias


A tia Catarina

Cata a linha

A tia Teresa

Bota a mesa

A tia Ceição

Amassa o pão

A tia Lela

Espia a janela

A tia Cema

Teima que teima

A tia Maria

Dorme de dia

A tia Tininha

Faz rosquinha

A tia Marta

Corta batata

A tia Salima

Fecha a rima.

Elias José


♥ Variação 4
- Proponha que seus alunos, em grupo, construam o jogo de caça-palavras. Toda vez que propomos uma "construção" de um jogo pelas crianças, é importante que saibam jogar e conheçam as regras.

Organizado por Ivanise Meyer®

10 de set de 2008

Flores em origami



Você já viu as sugestões do
Baú das Dobraduras?
........................................
Visite e veja as sugestões de flores e árvores.
Você poderá aplicar em painéis, murais, cartões e etc.


Beijinhos floridos pra você!
Ivanise Meyer:)

9 de set de 2008

Primavera (riscos, poema e flores)

Tempo de flores...
É primavera!









PRIMAVERA
(Autor Desconhecido)
O JARDIM ESTÁ FLORIDO
LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES
FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR!

Um pouquinho sobre as flores...
♥♥♥

Flores: órgãos reprodutores
...........................................
· São responsáveis pela reprodução sexuada (com gametas) das plantas Gimnospermas e Angiospermas.

· Usos: industrial (ex.: fabricação de perfumes), medicinal (ex.: remédios), ornamental (ex.: usadas como enfeite) e alimentar (ex.: algumas servem para chás, como a camomila; comestíveis como a couve-flor e o brócolis).

· A flor é uma estrutura transitória, só aparece na época da reprodução de plantas que produzem flores. Depois da fecundação, a flor murcha. Algumas partes podem cair. O ovário desenvolve-se formando o fruto, dentro do qual fica a semente (óvulo desenvolvido depois da fecundação). Podem ser várias sementes (= vários óvulos) ou apenas uma (= só um óvulo).
Observações:
As Gimnospermas (pinheiros, pinheiro-do-paraná ou araucária, sequóias, cedros, ciprestes e Ginkgo biloba) não produzem frutos, as sementes são "nuas".
Nas angiospermas (são plantas vasculares, com raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes), os grãos de pólen são produzidos nas anteras e, transportados pelo vento ou por animais, principalmente insetos, caem no estigma do ovário.

O vento ou os animais transportam os grãos de pólen do órgão masculino (antera) para o órgão feminino (ovário).
O transporte dos grãos de pólen de uma planta para outra é chamado polinização.
Depois da fecundação, os óvulos se transformam em sementes, e o ovário se desenvolve, formando o fruto.
Fonte: Apostila sobre Vegetais de Ivanise Meyer

Organizado por Ivanise Meyer®

5 de set de 2008

Linguagem 25: Jogo dos Sete Erros

Jogo dos Sete Erros
...............................

Podemos utilizar o "jogo dos sete erros" utilizando palavras no lugar de imagens.
É importante que as crianças já tenham experimentado o jogo convencional (com imagens diferentes) para que percebam mais facilmente os objetivos das sugestões abaixo.
O objetivo do jogo é
identificar as palavras "erradas" utilizando como estratégia a comparação e seus conhecimentos do sistema alfabético.
Ao escolher as palavras "erradas",
aproveite patra trabalhar questões ortográficas,
"trocas" de letras (por exemplo: f / v),
e apoiar as crianças silábicas para que avancem na sua hipótese de escrita.

♥ Variação 1 ♥

♥ Elaborar uma lista de palavras e, em 7 delas, substituir uma letra por outra que não faça parte da palavra.

Exemplo: ANEL - ANEU


♥ Variação 2 ♥

♥ Elaborar uma lista de palavras e, em 7 delas, inverter a ordem das letras.

Exemplo: MACACO - MACAOC

♥ Variação 3 ♥

♥ Elaborar uma lista de palavras e, em 7 delas, omitir uma letra.

Exemplo: CARAMUJO - CARAMJO

♥ Variação 4 ♥

♥ Elaborar uma lista de palavras e, em 7 delas, acrescentar uma letra que não existe.

Exemplo: MUITO - MUINTO

♥ Variação 5 ♥

♥ Escrever um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e substituir 7 palavras por outras, que não façam parte do texto.

Exemplo: A LINDA MARGARIDA JUVENIL


♥ Variação 6 ♥

♥ Escrever um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e omitir 7 palavras.

Exemplo: ATIREI O NO GATO

♥ Variação 7 ♥

♥ Escrever um texto conhecido (música, parlenda, etc.) e inverter a ordem de 7 palavras.

Exemplo: O ROSA BRIGOU COM A CRAVO

♥♥♥

Sugestões adaptadas da Comunidade Prazer de Ensinar (Luzimara)

Organizado por Ivanise Meyer®

Homenagem à primavera...


Primavera
~~~~~~~~
Tim Maia
Composição: Cassiano / Sílvio Rochael
♥♥♥

Quando o inverno chegar
Eu quero estar junto a ti
Pode o outono voltar
Eu quero estar junto a ti
Porque (é primavera)
Te amo (é primavera)
Te amo meu amor
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Trago esta rosa (para te dar)
Meu amor...
Hoje o céu está tão lindo (sai chuva)
Hoje o céu está tão lindo (meu amor)

Organizado por Ivanise Meyer®
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...