Sugestões de Jogos

Sugestões de jogos
.............................
1. PASSA-PASSA
♥ Material: 1 bola (de borracha, de papel, de meia)
♥ Formação: Dispor as crianças em círculo, sentados no chão.
♥ Desenvolvimento: Os alunos passarão a bola de mão em mão, dizendo compassadamente:
PASSA, PASSA.
PASSA A BOLA.
PASSA A BOLA SEM PARAR.
QUEM FICAR COM ESSA BOLA,
O SEU NOME VAI FALAR...
Ao término da trova, a criança que ficar com a bola dirá o seu nome.

2. BOLA NO ZOOLÓGICO
♥ Material: bola de borracha.
♥ Formação: As crianças ficarão em círculo, em pé.
♥ Desenvolvimento: A partir de uma lista de animais (fazer previamente), combinar que cada criança será um dos animais. Se achar necessário, colocar uma figura presa à roupa (tipo um crachá). Combinar o mesmo nome para duas crianças. O professor dirá o nome de um animal e as crianças que representam esse animal correrão para pegar a bola. A bola será entregue ao professor, que reiniciará a atividade chamando outro animal.
3. JOGO DOS MARINHEIROS
♥ Material: giz.
♥ Formação: Traçar uma linha no chão, dividindo o local em duas partes: uma representará o MAR e a outra, a TERRRA. Dispor as crianças em fileira sobre a linha desenhada. O professor será o "capitão" e as crianças, os "marinheiros".
♥ Desenvolvimento: O capitão comandará todos os movimentos e os marinheiros deverão fazer o que é pedido (sugestões):
OS MARINHEIROS VÃO...
a) ao mar, pulando;
b) à terra, na ponta dos pés;
c) à terra, pulando num pé só;
d) ao mar, de dois em dois, de mãos dadas;
e) à terra, pulando com os pés juntos;
f) ao mar, nadando;
g) à terra, engatinhando;
h) ao mar, com as mãos na cintura;
i) à terra, com as mãos nos ombros.

♥ Observação: Os movimentos podem ser diferentes e mais variados. É importante que o professor repita o mesmo local, mar ou terra, a fim de perceber a atenção das crianças. Depois de cada movimento, as crianças voltam para a linha desenhada (no meio).

4. COM QUEM ESTÁ O GATINHO?
♥ Material: lenço ou venda para os olhos.
♥ Formação: As crianças ficarão sentadas em círculo. Escolher duas crianças: uma irá ficar fora da sala (ficará com os olhos vendados). A outra criança será o "gato".
♥ Desenvolvimento: A criança entrará na sala com os olhos vendados e perguntará:
- Vocês viram meu gatinho?
A turma responderá: - Sim!
A criança perguntará: - Com quem ele está?
Em resposta, a criança que é o "gato" miará três vezes. A criança com olhos vendados terá três chances para adivinhar quem miou. Se acertar, trocarão de lugar. Se errar, escolher outra criança para sair da sala.
♥ Observação: Caso não se queira vendar os olhos, manter a criança que adivinhará de costas para a turma.
5. ESPELHO
♥ Material: giz e cartões com figuras de crianças em diferentes posições.
1 cartão verde (criança ajoelhada)
1 cartão vermelho (criança em pé com as mãos na cabeça)
1 cartão branco (criança de cócoras)
1 cartão amarelo (criança sentada)
1 cartão azul (criança apoiada um só pé)
♥ Formação: fazer círculos no chão (separados uns dos outros).
♥ Desenvolvimento: As crianças ficarão andando nos espaços entre os círculos. Ao ouvirem um sinal (apito, música que pára ou uma palma), entrarão nos círculos (uma criança em cada círculo) e se posicionarão de acordo com o cartão apresentado pelo professor. Ao ouvirem outro sinal, sairão do círculo e continuarão andando nos espaços vazios.
♥ Observação: Pode-se usar uma música pra ficar mais animado! Quando a música parar, eles entram nos círculos e fazem a posição solicitada.

6. PIPOCA MALUCA
♥ Formação: Dispor as crianças livremente, em espaço delimintado.
♥ Desenvolvimento: Ao sinal do professor, as crianças andarão em todas as direções. O professor falará PIPOCA MALUCA, e as crianças pararão onde estiverem e começarão a pular com um dos pés, ou com os dois (combinar os comandos). A um novo sinal, continuam a andar.
Referência bibliográfica:
Albuquerque, Silmara Luz. Educação Física - Pré-escola. Curitiba: Expoente. 1996.
Alguns jogos foram adaptados.

Organizado por Ivanise Meyer®

Comentários

Postagens mais visitadas