31 de jan de 2009

Idéias para sala de aula

Porta-papel
de recados
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Materiais: porta-papel, EVA, cola quente, tesoura, caneta de retroprojetor, fitas, botões e olhos móveis.
Como fazer: Cortar o EVA que cubra a caixa (medir pelo tamanho da caixa) e colar.
Montar a bonequinha: cabeça, corpo e braços e colar na caixa. Colar os pés. Contornar com a caneta. Enfeitar com fitas e botões.


























Detalhes das caixas.




Como o braço fica soltinho, usei como "lugar" para colocar a caneta.
Ficou lindo, não é?!
Porta-trecos
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥





Materiais: caixa (box) plástica, EVA, botões, tesoura, cola quente e caneta de retroprojetor.




Dispor os enfeites e colar. Fazer os detalhes com a caneta.









Organizado por Ivanise Meyer®

28 de jan de 2009

Idéias para a Educação Infantil


Conheça meu trabalho publicado
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

BRINCAR & VIVER é o resultado das minhas práticas na Educação Infantil, a partir das reflexões possibilitadas pela leitura das obras de Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, entre outros. Além de contar sobre o meu percurso como professora na Educação Infantil, trouxe uma proposta de trabalho com as crianças a partir das competências e habilidades. Há projetos desenvolvidos e questões metodológicas como a rotina, o planejamento, observação, registro e avaliação. As referências bibliográficas são fontes valiosas de pesquisa para o professor de Educação Infantil.
Já estamos na 4.ª edição.
♥♥♥

BRINCAR & VIVER: PROJETOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Editora: WAK - Rio de Janeiro
Tels.: (21) 3208-6113 - 3208-6095
Veja de pertinho no site da editora WAK:
♥♥♥

Se você já leu, deixe um comentário! Obrigada pelo apoio!


Deixo aqui o sumário do Brincar & Viver para você conhecer mais um pouquinho do livro...
♥♥♥
SUMÁRIO do livro Brincar & Viver (Ivanise Meyer)

Prefácio

Introdução

I. A formação em questão
II. “Por que a criança foi matriculada na Educação Infantil?”

2.1. Concepções de Educação Infantil
2.2. Pressupostos teóricos das ações
2.3. “Brincando se aprende a viver”
2.4. Proposta de trabalho na Educação Infantil: “Brincar & Viver”
2.4.1. Objetivos Gerais da Educação Infantil
2.4.2. Conteúdos (Conceitos, Procedimentos e Atitudes)

III. Competências desenvolvidas na Educação Infantil

3.1. Participando do Projeto Político-Pedagógico
3.2. Competências, habilidades e conteúdos
3.2.1. Crianças com necessidades educativas especiais
3.3. Eixos de trabalho na Educação Infantil
3.3.1Identidade e Autonomia
3.3.2. Linguagem Oral e Escrita
3.3.3. Movimento
3.3.4. Música
3.3.5. Artes Plásticas
3.3.6. Matemática
3.3.7. Conhecimentos Naturais
3.3.8. Conhecimentos Sociais

IV. Trabalhando com PROJETOS
4.1. Tipos de Projetos
4.2. Relato de um Projeto da Turma 20
4.3. Projeto: “Participar, conhecer e construir” – Direitos da Criança
4.3.1. Trabalhando com os Contos de Fadas

V. Discutindo e refletindo – implicações metodológicas

5.1.Rotina – estruturando o tempo/espaço no cotidiano
5.2.Planejamento e estratégias
5.2.1. Relatos de estratégias: a vida na sala de aula
5.3.Observação, registro e avaliação

VI. Considerações finais

Referências Bibliográficas
Anexos (entrevista com pais, atividades desenvolvidas na Educação Infantil)

26 de jan de 2009

Idéias para sala de aula

Idéias para sala de aula
....................................
Olá, enquanto estou terminando meus enfeites deste ano, coloquei algumas sugestões de 2008.
Para encontrá-las, vá em ÍNDICE (no canto esquerdo da sua tela) e clique na palavra-chave.
Clique em: calendário

Clique em: lembrancinha


Clique em: mural



Clique em: enfeites
Organizado por Ivanise Meyer®

Selinhos

Selinhos!!!
♥♥♥
Obrigada, meninas!
♥♥♥
Quando voltei de viagem e vi meus comentários descobri que minhas amigas deixaram selinhos de presente...
Os selinhos são mimos que permitem conhecer outros blogs e homenagear as amigas que trabalham do outro lado da telinha ajudando, compartilhando e dando sugestões para tantas outras professoras(es) como nós. Formamos uma REDE de educadoras comprometidas com a EDUCAÇÃO.
Muito obrigada pelo carinho de VOCÊS.
Tomei a liberdade de reuní-los em uma postagem e oferecê-los aos blogs que estão na minha lista de favoritos.
♥♥♥
Selinho: "Olha que blog maneiro"


Presente das blogamigas:
Lizzy
http://cresceraprendersonhar.blogspot.com/

♥♥♥

Selinho: "Blog de Ouro"
Presente das blogamigas:

♥♥♥

Selinho: "Este blog é da paz"
Presente da blogamiga:


♥♥♥

Selinho:
"Este blog é uma jóia"

Presente da blogamiga:


♥♥♥

Selinho: "Eu faço parte dos blogs educativos"
Presente das blogamigas:

♥♥♥


Selinho: "Este blog caiu do céu"

Presente das blogamigas:

Organizado por Ivanise Meyer®

24 de jan de 2009

Oi, meninas!

Oi, meninas!!!
......................
Tirei essa semana que passou para descansar.
Voltei hoje...
Agradeço aos recadinhos que deixaram
e os selinhos que as amigas presentearam.
Assim que me organizar responderei a todos.
Beijinhos,
Ivanise :)

16 de jan de 2009

Placa Seja bem-vindo

Seja bem-vindo!
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥
Fiz essa placa de "bem-vindo" para minha sala em 2009.
É um "recorte e colagem" usando EVA.
Materiais: EVA, cola quente, enfeites (olhinhos, fita, botões decorados, flores de EVA), caneta de retroprojetor, tesoura e tesoura de picotar.
Como fazer: A placa com a mensagem tem 15 X 22 cm. Eu comecei por ela, colando a borda. Depois montei o menino, a menina, a mão que está no meio faz o acabamento entre os dois.
No final, colei tudo em um EVA branco e cortei contornando a figura (deixando uma margem).
Colei uma fita (no alto) para pendurar.
Ficou lindinho!!!


Clique nos moldes para ampliar.

♥♥♥

Organizado por Ivanise Meyer®

14 de jan de 2009

Cartão do Abraço

Mensagem do Abraço
.................................
“Abraço é saudável. Ajuda o sistema imunológico, cura depressão, reduz o estresse e induz ao sono. Revigora, rejuvenesce e não tem efeitos colaterais.
Abraço é um remédio miraculoso.
Abraço é absolutamente natural. É orgânico, não poluente, naturalmente doce, não contém ingredientes artificiais, é ambientalmente correto e 100% integral.
Abraço é o presente ideal. Excelente para qualquer ocasião, bom para dar e receber, demonstra seu carinho, vem em embalagem própria e, certamente, é totalmente restituível.
Abraço é praticamente perfeito. Dispensa pilhas e prestações mensais, é à prova de fogo, de roubo, e isento de impostos. Abraço é um recurso, pouco explorado, de poderes mágicos.
Quando abrimos o coração e os braços, estimulamos outros a fazerem o mesmo. Pense nas pessoas de sua vida. Quer dizer alguma palavra a elas? Quer abraçar alguma delas? Está esperando que alguma delas dê o primeiro abraço? Não espere mais! Comece!”
Charles Faraone
♥♥♥
Sugestão:
cartão da menina do abraço
...........................................
Ganhei um cartão parecido há muito tempo...
A boneca era feita de uma só cor, sem nenhum detalhe.
Então, fiz umas modificações e ficou assim!!!
Não está uma gracinha?!
Cartão (frente)
Os braços ficam dobrados "fechando" o cartão.
Abrindo os braços...


Braços abertos...


A mensagem fica lá dentro...


Clique sobre o molde para ampliar.

Detalhe de trás...


Cartão todo aberto (atrás).
♥♥♥
Materiais: cartolina colorida dupla-face, cola, tesoura e a mensagem impressa.
♥♥♥
Como fazer: Recorte as peças na cartolina.
Sobre o corpo, cole a mensagem deixando a metade centralizada.
Em cada lateral, cole uma parte do vestido.
Cole os braços. Feche o cartão e dobre os braços (cruzando-os) como na foto.
Faça a cabeça como desejar (desenhe os detalhes).
Cole os sapatinhos.
Crie bonecas usando sua imaginação!!!
Organizado por Ivanise Meyer®

13 de jan de 2009

Linguagem 29: trabalhando o nome da criança

Lembrancinha do Nome
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Criação de Ivanise Meyer®
Eu fiz essa lembrancinha para trabalhar o nome da criança.
♥♥♥
Materiais: palito de picolé, fitas, apliques de EVA (ursinho e bolinhas), cola quente e letras (estas eu fiz usando o mimeógrafo).
Como fazer: eu fiz a "base", isto é, o palito com a fita colada e os enfeites.
As crianças selecionaram as letras de seu nome, pintaram e depois eu colei distribuindo as letras na fita.
No caso de crianças com nome duplo (ex.: Pedro Lucas), eu colei duas fitas, próximas às extremidades do palito.
Elas amaram esse enfeite!!!
Ficou bem colorido depois que elas pintaram suas letras.

Detalhe atrás da lembrancinha.
Cortar um pedacinho de fita para fazer a alça e colar.
Colar a fita maior (uns 35 cm) no mesmo lugar que colou a alça.
Colar o enfeite (o ursinho) por cima das fitas para dar acabamento. Colar os outros enfeites (as bolinhas).
A letra está em um quadrado de 3 X 3 cm.
Obs.: Se a criança tem muitas letras no nome, deixe uma fita maior.

Sugestão
para organizar as letras
.....................................



Eu uso aquelas formas de gelo para guardar e organizar as letras.
Estas da foto são as que usamos para fazer a lembrancinha.
♥♥♥
Para o "alfabeto móvel" (letras em EVA) eu também uso essas formas para organizar as letras depois de brincar.
As crianças adoram arrumar as letras nos lugares (em cada parte eu escrevi uma letra com caneta para retroprojetor).
Organizado por Ivanise Meyer®
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...