24 de fev de 2009

Sugestões de Páscoa

Sugestões de Páscoa
................................
Enquanto vou preparando as postagens para este ano, você pode dar uma olhadinha nas sugestões de 2008 para a Páscoa.
Clique em:
♥♥♥
Você também pode ver o meu
álbum Picasa (moldes e sugestões):
♥♥♥
Veja no Baú das Dobraduras:

Organizado por Ivanise Meyer®

23 de fev de 2009

Linguagem 30: Nome próprio

Nome próprio
......................

O nome próprio tem uma carga afetiva para a criança, pois marca sua identidade. Além disso, é a primeira conquista escrita de uma criança. Por isso, um trabalho de alfabetização a partir da escrita do nome próprio deve receber atenção especial na educação infantil.

É importante realizar um trabalho intencional que leve ao reconhecimento e reprodução do próprio nome. A escrita do nome fornece às crianças um repertório básico de letras que lhes servirá de fonte de informação para produzir outras escritas.

As justificativas para um trabalho pedagógico a partir da lista de nomes são:

  • O nome tem função social claramente definida: identificar pessoas, marcar seus pertences;
  • O nome da criança é uma palavra que em geral é reconhecida entre tantas outras palavras;
  • A leitura do nome ajuda a criança a compreender como a escrita funciona porque tem um modelo para pensar: ela começa por imitar o nome, quase que desenhando. Aos poucos, passa a observar regularidades, por exemplo, ao copiar seu nome, nota que as letras sempre se repetem e aparecem na mesma ordem. Por fim, ela também vai percebendo, ao ler a lista de nomes da sala, que as letras e sílabas de seu nome aparecem também em outros nomes.
Sugestões:
♥♥♥
a) Confeccionar tarjetas de nomes para o cartaz de pregas com a lista da sala (a "chamadinha");
b) Identificar objetos e pertences das crianças;
c) Utilizar a escrita do nome em situações em que isso se faz necessário: pedir que escrevam seus nomes todos os dias nas folhas de atividades propostas a elas. Oferecer a tarjeta com o nome para que possam copiá-lo. Organizar listas de nomes;
d) Jogo da memória com nomes. Utilizar a fotografia da criança como um recurso;
e) Realizar leitura de nomes e socializar estratégias (recurso conhecido como "preguicinha": a professora vai mostrando letra por letra do nome para que as crianças identifiquem o nome escondido);
f) Selecionar as letras da sequência de seu nome: usando letras móveis;
g) Organizar a sequência de letras de um nome: usando letras móveis;
h) Que nome falta? Tirar um dos nomes da "chamadinha" para que as crianças identifiquem qual nome falta na lista;
i) Jogo de "forca" usando os nomes da turma;
j) Bingo de nomes;
l) Cruzadinha de nomes;
m) Adivinha de nomes: a professora começa a escrever um nome e as crianças, consultando a lista de nomes que está na sala, tentam adivinhar de quem é aquele nome e que letras são necessárias para completá-lo.
Fonte bibliográfica: Apostila Trabalho Pedagógico com o nome próprio. Kidsmart e Avisa Lá.

Organizado por Ivanise Meyer®

22 de fev de 2009

Selinhos

Obrigada pelos selinhos!
♥♥♥
Este selinho foi presenteado pela Renata
♥♥♥

Este selinho foi presenteado pela Solange
e pela Cíntia

Organizado por Ivanise Meyer®

15 de fev de 2009

Calendário 2009

Calendário 2009
..........................
Amostra de como ficou a folha de fevereiro 2009:No ano passado fiz um calendário para ficar preso no mural.
Cada folha trouxe um mês do ano.
Coloquei também os aniversariantes, as datas importantes e as reuniões.
Eu trabalho com vários calendários ao longo do ano: anual, mensal e semanal.
Este é mensal.
Como montei:
Imprimi todas as folhas, encadernei com espiral (na parte de cima) e pendurei no mural. A cada mês virávamos a folha.
As crianças gostaram muito, pois podiam acompanhar seus aniversários e outras datas importantes.
♥♥♥
Fiz um arquivo só com as datas básicas que está no meu DV (disco virtual) para quem desejar fazer o download (o arquivo está em Word, você poderá alterar como quiser, até inserir outras figuras).
Meu DV (senha: atividades)
Cada mês está separado em um arquivo. Clique na setinha verde para fazer o download.
♥♥♥
Se preferir, envie um e-mail para mim coremey@oi.com.br
Escreva no assunto: CALENDÁRIO 2009
Organizado por Ivanise Meyer®

Moldes EVA

Moldes EVA
...................

Clique nas figuras para ampliar.

Moldes dos bonecos do mural (menino e menina).
♥♥♥

Molde da boneca do porta-papel.

♥♥♥

Criação de Ivanise Meyer®

13 de fev de 2009

Identidade

Eu e a escola
<<<<<>>>>>

Fantoche feito pelo Jonas.
Ficou lindo!!!
♥♥♥
Nesta semana estamos trabalhando a ESCOLA.
A produção foi esse fantoche que as crianças estão segurando.
Descobrimos as cores do uniforme, identificamos as peças (camiseta, bermuda, meias e tênis). Depois as crianças pintaram as peças e desenharam os detalhes do rosto.
Eu colei em cartolina com um palito no meio para fazer um fantoche de vara.
Eles amaram seus fantoches!!!
♥♥♥

Organizado por Ivanise Meyer®

12 de fev de 2009

Idéias para sala de aula

Mural da minha sala
................................
Bem-vindos!
Confeccionei dois bonecos em EVA (recorte e colagem). Recortei os balões em cartolina e colei as etiquetas com os nomes das crianças.
Liguei cada balão às mãos dos bonecos usando fitilho.
Não ficou lindo?!
♥♥♥
Detalhe da boneca.
♥♥♥

Organizado por Ivanise Meyer©

Selinhos

Obrigada, amigas!!!
Esses "mimos" foram recebidos das amigas:
♥♥♥
Ana Paula

♥♥♥

Organizado por Ivanise Meyer®

7 de fev de 2009

Linguagem 40: Para gostar de ler

Sugestão do Baú
..............................

Encontrei no site
e indico para vocês:
PROJETOS
Para gostar de ler
Veja em:
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/gostar-de-ler-348937.shtml

Pessoas que não são leitoras têm a vida restrita à comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato apenas com idéias próximas das suas, nas conversas com amigos. Como costuma dizer a consultora pedagógica de Nova Escola, Regina Scarpa, “é nos livros que temos a chance de entrar em contato com o desconhecido”, conhecer outras épocas e outros lugares – e, com eles, abrir a cabeça. Por isso, incentivar a formação de leitores é não apenas fundamental no mundo globalizado em que vivemos. É trabalhar pela sustentabilidade do planeta, garantir a convivência pacífica entre todos e o respeito à diversidade. Nesta reportagem, dicas para formar leitores de todas as idades.






♥♥♥

Organizado por Ivanise Meyer®
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...