26 de out de 2009

Sugestões do Baú: desenhos para colorir

Sugestões do Baú:
desenhos para colorir
♥♥♥
1. GPDesenhos (antigos e atuais)
2. 123 Colorir Desenhos
3. Colorir Desenhos
4. Desenhos para Colorir
5. Desenhos para Imprimir e Colorir (histórias e fábulas)
6. Coloriage Enfants
7. Coloriages D'Enfants
8. Coloriages éducatif
9. Papa Jan
10. Colorir Desenhos
11. Hugo l'escargot (desenhos para colorir)
12. Colorir
13. Mandalas
14. Lanna Ronca
15. Portal da Turma da Mônica

Organizado por Ivanise Meyer®

Sugestões do Baú: sites de leitura para crianças

Sugestões de sites
de leitura
para crianças
♥♥♥
1. O caracol de ouvido
2. O Pequeno Príncipe (on-line)
3. Contando História (organizado por Vera Rossi)
4. Domínio Público (link para Literatura Infantil)
5. Dobras da Leitura (blog)
6. Mitologia (organizado por Solange Firmino)
7. Divertudo
Organizado por Ivanise Meyer®

25 de out de 2009

Sugestões do Baú: sites infantis

Sugestões de sites

para crianças e jovens

♥♥♥

Nas minhas pesquisas pela Web, encontrei essas dicas no site Educar para Crescer:

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/sites-educativos-504552.shtml

1. Turma do Cocoricó
O site da série Cocoricó (TV Cultura) é simples, colorido e educativo. Oferece jogos, pinturas para colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades. A linguagem é simples e clara. Indicado para crianças entre os 5 e os 8 anos.
http://www.tvcultura.com.br/cocorico/index.html


2. Discovery Kids Brasil
O site do canal Discovery Kids tem vídeos jogos, atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal. Mas, como há muita leitura, é importante que os pais naveguem junto com o filho.
http://www.discoverykidsbrasil.com/


3. EcoKids
O site EcoKids traz dicas de como preservar o meio ambiente e também exemplos de atitudes prejudiciais ao ecossistema. Direcionado à faixa etária da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
http://www2.uol.com.br/ecokids/index.htm


4. Guia dos Curiosos
O site do Guia dos Curiosos, de autoria do jornalista Marcelo Duarte, traz curiosidades sobre todas as áreas do conhecimento. Mais interessante para pré-adolescentes e adolescentes.
http://guiadoscuriosos.ig.com.br/


5. Jogos Educativos
O site Jogos Educativos reúne uma série de joguinhos que proporcionam uma interação saudável da criança com o computador. O Jogo do Alfabeto, em que, a partir da forma das letras, as crianças devem montar um quebra-cabeça. Ideal para crianças na faixa dos 5 anos.
http://jogoseducativos.jogosja.com/


6. Livro Clip
O site Livro Clip traz informações sobre livros, incluindo animações sobre as obras, trechos, biografia do autor e uma seção que transforma o livro em material pedagógico para uso dos professores em salas de aula do ensino fundamental, médio e superior. Boa site para adolescentes.


7. Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica
O Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica é o 1.º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil. No site, fãs de todas as idades podem criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias são avaliadas pelos visitantes da página, e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turma da Mônica. É indicado para crianças de 4 a 12 anos.
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/


8. Menino Maluquinho
Lúdico e criativo, nesse site Menino Maluquinho o foco não são os jogos. Também presentes, ficam no canal 'Mais', sem grande foco, apesar de educativos. No site do Menino Maluquinho, alternativas como tirinhas, frases, piadas e histórias são os principais atrativos, que atraem os mais novos com o seu design interativo. Recomendado para crianças de 7 a 11 anos.
http://www.meninomaluquinho.com.br/


9. Mosaico.Edu
O site português Mosaico.Edu tem alguns jogos relacionados às disciplinas e outros que visam desenvolver a coordenação motora por meio de jogos sem contexto disciplinar. Recomendado para crianças entre 6 e 8 anos.
http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/


10. Orisinal
O site Orisinal reúne, em inglês, uma série de joguinhos e passatempos, ideais para momentos livres e de lazer das crianças. Indicado para crianças a partir de 6 anos, pois os jogos exigem controle do mouse.


11. Q Divertido
A proposta do site Q Divertido é levar às crianças informação de qualidade e divertimento. A página tem desde artigos e contos até receitas simples que podem ser executadas pelos pequenos. Recomendado para crianças de 3 a 9 anos.
http://www.qdivertido.com.br/


12. Revista Recreio
O site da revista RECREIO oferece às crianças cinco canais com diferentes atividades interativas. Indicado para uma faixa etária ampla, ele pode atrair, em especial, as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.
http://recreionline.abril.com.br/home/index.shtml


13. Ruth Rocha
A página da escritora Ruth Rocha, especializada em orientação educacional e literatura infantil, contém algumas atividades interativas sobre leitura. Também estão disponíveis no site as capas das obras da escritora e algumas fotos que permitem ao internauta conhecer um pouco mais sobre a vida de Ruth Rocha. O site é recomendado para crianças de 5 a 7 anos.


14. Saúde Animal
Saúde Animal é um site com dicas na área de saúde, manejo e criação de animais domésticos e selvagens. Para toda e qualquer criança que goste de animais.
http://www.saudeanimal.com.br/


15. Senninha
O site do Senninha, em homenagem a Ayrton Senna, traz jogos, passatempos e até um cineminha, com vídeos curtos e até orientações sobre como fazer uma animação. É ideal para crianças de até 10 anos.
http://senna.globo.com/senninha/index.asp


16. Sítio do Pica-pau Amarelo
Site das organizações Globo, foi desenhado com base no tradicional programa Sítio do Pica-Pau Amarelo. Tem atividades voltadas para crianças de todas as idades (e, até, para adolescentes e adultos, em caso de busca de material sobre a produção literária de Monteiro Lobato).
http://sitio.globo.com/


17. Smart Kids
Atuante no mercado editorial infantil e no licenciamento de produtos (jogos, brinquedos), a Smart Kids mantém um portal de conteúdo e uma agência criativa para a produção de conteúdo e projetos de comunicação infantil. O site tem brincadeiras, passatempos e atividades, além de um espaço específico para os professores. É destinado a crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.
http://www.smartkids.com.br/


18. The Table Trees
Em inglês, O site The Table Trees é ideal para as crianças que estão aprendendo tabuada, pois faz os internautas exercitarem seus conhecimentos preenchendo lacunas ou no resultado ou em um dos fatores da conta. Estimula a lógica e o raciocínio de forma divertida. Indicado para crianças a partir dos 8 anos.
http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/tabletrees.html


19. TV Rá Tim Bum
O site TV Rá Tim Bum, da TV Cultura tem jogos, imagens, programas de rádio, vídeos e atividades interativas com os temas dos programas infantis da emissora. Indicado para crianças em fase pré-escolar e pré-alfabetização.
http://www.tvratimbum.com.br/


20. Unicef Kids
O site oficial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) propõe-se a divulgar e defender os direitos da criança e do adolescente, trazendo jogos e informações sobre temas como a prevenção da AIDS, o combate à violência contra a criança, a defesa da educação escolar e da proteção da saúde. É indicado para crianças a partir dos 7 anos e pré-adolescentes.


21. Uol Crianças
O UOL Crianças é a página de conteúdo infantil do portal UOL. Reúne brincadeiras, curiosidades, blogs, atividades de apoio ao trabalho escolar, games, piadas e até sugestões de passeios. Ideal para a faixa que vai dos 7 aos 14 anos.
http://criancas.uol.com.br/
Mais sugestões:
22. Mapa do Brincar
Projeto que traz uma coletânea de 550 brincadeiras das crianças brasileiras. Cada brincadeira traz a indicação de sua origem, o que não quer dizer que ela seja só daquele lugar.
Não deixe de conhecer!
23. Portal da Turma da Mônica
Site da Turma da Mônica com passatempos, jogos, downloads, desenhos para colorir, etc. Vale a pena conferir!
http://www.monica.com.br/index.htm

24. Continnum Criança
Site do Itau Cultural voltado para o público infantil.

25. Papacaio
Sites com atividades para as crianças.
http://www.1papacaio.com.br/
26. ABC Kids
O ABC Kids tem histórias, curiosidades, atividades, desenhos para colorir, jogos e muito mais, seu lugar é aqui mesmo!

Organização Ivanise Meyer®

24 de out de 2009

Sugestões de Jogos

Sugestões de Jogos

♥♥♥

1. Jogo das Cores (autoria: Ivanise Meyer)
♥ Objetivo: Identificar as cores associando-as às ilustrações selecionadas.
♥ Materiais: Várias gravuras com imagens de frutas, objetos e flores, onde a cor seja única (por exemplo: morango = vermelho, limão = verde). Cartões (quadrados) com as cores que aparecerão nas gravuras.
♥ Como brincar: As crianças em roda, tirarão de um saco ou caixa uma gravura. As gravuras podem estar relacionadas a um tema que esteja sendo trabalhado (frutas, por exemplo). Conversamos sobre as imagens, identificando o nome de cada uma. Depois a professora mostra um cartão e pergunta quem tem uma imagem daquela cor. Identifica-se a cor e as imagens correspondentes.
- Sugestões: Após o jogo, fazer listas das imagens que apareceram em determinada cor. Montar um cartaz (ou mural) com as imagens de cada cor utilizadas no jogo. Perguntar que outras coisas conhecem com as cores trabalhadas.
- Há uma música (aprendi no Normal) que diz assim:
"Qual é a cor deste cartão,
Vou bater assim
(bater 3 palmas)
E você dirá então..."


♥♥♥
2. Dez Coloridos (autoria Katia Smole)

♥ Material: canudos coloridos, copos de plástico e cartões com as cores dos canudinhos disponíveis.
♥ Aplicação: as crianças formam grupos e cada uma retira de uma caixa maior um número determinado de canudinhos coloridos (ex.: pegue 10 canudinhos coloridos) e coloca em seu copo. Quando a professora sortear uma COR, os componentes colocam seus canudinhos da cor sorteada no centro da mesa. Solicitar que contem o total de canudinhos. Registrar os valores de cada grupo e recolher os canudinhos do grupo. - Variação: o jogo pode ser individual (cada criança retira os canudos) e contam quem tirou mais / menos / mesma quantidade, etc.


Caixa de plástico com o material do jogo "Dez Coloridos".

Material do jogo.
Dica: use canudinhos coloridos nas cores dos cartões.



3. Macaco disse... (domínio público)
♥ Objetivo: Trabalhar o esquema corporal e desenvolver a percepção auditiva.
♥ Como brincar: As crianças ficam em fila, uma ao lado da outra, de frente para quem comanda a brincadeira.
O professor(a) diz:
- Vocês só devem fazer o movimento quando eu falar "macaco disse".
Em seguida, o professor(a) dirá (fale frase de cada vez e espere as crianças realizarem o movimento):
- Macaco disse: mãos na cintura.
- Macaco disse: mãos na cabeça.
- Macaco disse: faça careta.
- Macaco disse: pule para trás.
De vez em quando, diga o comando sem começar com "macaco disse", pois sem o comando o movimento não deverá acontecer.
PS: Pode-se usar um fantoche (ou macaquinho de pelúcia) para ajudar na brincadeira. Quando não falar "macaco disse", coloque o boneco atrás de você.


Organizado por Ivanise Meyer®

15 de out de 2009

Dia dos Professores

Feliz
DIA DO PROFESSOR!
♥♥♥
Escrevi este poema em 2003
e resolvi transformá-lo em um vídeo
para compartilhar com vocês.
Desejo a todos as bençãos
de saúde, amor e paz.
Beijinhos,
Ivanise :)
♥♥♥
SALA DE AULA

Nossas histórias
Se entrelaçam
Se misturam
Se completam...

Insegurança, medo, solidão...
Alegria, convívio, amizade...
Parede, giz, armário, cadeira...
Há vida?

Nossas vidas
Iluminam os espaços
Guiando os passos...
Para onde nos levam?

Que saudade...
Das tantas crianças
Das tantas vidas
Dos tantos sonhos...

Imprevisível
Incompleto
Impactante
Espaço de busca
Encontro da emoção...
Há vida...
Nossas vidas.
Ivanise Meyer

12 de out de 2009

Dia da Criança

Feliz
Dia da Criança
♥♥♥
SER CRIANÇA
Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa, cheio de pipocas.
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber porquê.
Ser criança é querer ser feliz.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é errar e não assumir o erro.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar uma lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil,
pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que, para sermos felizes,
basta apenas olharmos para uma criança.
Que todas as crianças tenham um dia MUITO FELIZ!
Não encontrei a autoria deste texto.
Caso saiba, informar nos comentários. Grata.
Organizado por Ivanise Meyer®

Sugestão do Baú

Sugestão do Baú
♥♥♥
Nos temos Direitos Humanos
♥♥♥
Um guia de direitos humanos
para pessoas com deficiência de
desenvolvimento.
Sugestão de Claudia Grabois.
Imperdível!
Baixe aqui:
Organizado por Ivanise Meyer®

9 de out de 2009

Dia da Criança (na escola)

Semana da Criança

na

E.M. José Alpoim

♥♥♥

Cada dia da semana foi uma festa!

Nesta semana especial, aconteceram muitas atividades inesquecíveis:

2.ª - Brincadeiras / picolé

3.ª - Cineminha: "Os Backyardigans" / pipoca e guaraná

4.ª - Baile animado pela tia Simoninha
e massinha de modelagem para levar para casa

5.ª - Teatro das Professoras: Chapeuzinho Vermelho / gelatina da vovó

6.ª - Festa da Criança / animação do tio Deivid / bolo e guaraná



No dia do nosso teatro,
as crianças fizeram essa Chapeuzinho Vermelho.
Como fazer essa dobradura:
♥♥♥
Mesa da Festa do Dia das Crianças
Tema: Backyardigans
Fiz o arco de bolas
(balão redondo da Art Latex n.º 9)
Organizado por Ivanise Meyer®

2 de out de 2009

Painel Coletivo: Viver é Sentir - Os 5 sentidos (vídeo)


Painel Coletivo
♥♥♥

]
Como fizemos o painel coletivo
VIVER É SENTIR
♥♥♥♥♥
Materiais: cartolina (usei um tipo para a pintura e outra mais grossa para colar por trás), tinta guache (cenário), pincel batedor, pincel chato (pintura do caule), caneta hidrocor e lápis de cor (desenhos), detalhes em EVA (flores, bichinhos, maçãs), fita adesiva colorida (azul com 5 cm e a preta com 1 cm), cola branca (para colar a pintura na cartolina, cola quente para os detalhes.
Como fazer: Cortei as placas de cartolina. Pintei o "chão" do cenário e as árvores. As crianças se desenharam no "jardim". Usando o pincel batedor, pintei o fundo (céu: azul + branco).
Colei as placas pelas laterais. Colei o painel na cartolina mais grossa. Fiz a barra com a fita azul e o acabamento com a fita adesiva preta.
Colei os detalhes em E.V.A. e escrevi o texto que você vê no painel com hidrocor.
Terminado, brinquei com as crianças se poderiam me dizer sobre os sentidos relacionando com as imagens do painel. Algumas respostas:
Visão: tudo que vemos no painel.
Audição: os sons (do sapo, do avião, a gente falando).
Olfato: o cheiro das flores.
Paladar: a maçã.
Tato: sentir o que está no jardim.



♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

♥♥♥ Agradecimento ♥♥♥
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

A ideia do painel nasceu do desejo de fazer uma produção onde todos pudessem aparecer juntos. Pensei em várias possibilidaes... Até que olhando para a parede do corredor, imaginei um painel comprido.
Contei para as crianças sobre a minha ideia.
Depois que fiz o "chão" do cenário, fui chamando os grupos para o desenho.
Eles desenharam direto na cartolina pintada.
Essa confiança é resultado de um trabalho que começou em fevereiro.
Terminei o cenário e eles foram acompanhando todo o processo de pintura.
Quando colei as placas, eles acharam o máximo, um trabalho tão grande!!!
Na hora de prender, a Liliane (minha coordenadora) ajudou a escolher o melhor lugar. Como ficou "pesado", tivemos que amarrar onde havia possibilidade de passar o fitilho.
No dia da Feira de Ciências, ao passar pelo corredor,
os responsáveis ficavam procurando os filhos.
As crianças não se cansavam de olhar o painel pronto.
Ficou maravilhoso!
Este é o segundo trabalho no qual consigo juntar todo mundo em um lugar só (o primeiro foi aquele tapete da arte popular).
E tudo isso aconteceu lá na José Alpoim,
minha escola do coração.
Obrigada, crianças,
pois sem vocês esse painel jamais existiria.
Beijinhos,
Ivanise :)

Feira de Ciênicas: Viver é Sentir - Os 5 sentidos (vídeo)

Vídeo apresentado na
Feira de Ciências - 2009
Projeto:
Viver é sentir - os 5 sentidos
♥♥♥

Detalhes da Feira de Ciências 2009

Detalhes da
Feira de Ciências 2009


♥♥♥

Cartaz sobre a VISÃO
Fizemos essa brincadeira com os blocos lógicos (atividade do projeto).


As crianças apresentaram as cores que conhecem,
usei o material encartado na Revista Guia Prático das Prof. de E.I. (Editora Lua).


Cartaz da AUDIÇÃO
Uma criança tocava um "sino de vento" a cada entrada dos visitantes.
Eles adoraram o barulhinho,
alguns reconheceram que as mães tinham o sino em casa.
Ficará lá na sala...


Cartaz do TATO.
Eles apresentavam algumas sensações percebidas pelo tato:
liso (a bola), macio (o algodão) e áspero (lixa).
Durante o projeto experimentamos várias sensações,
as crianças fizeram desenho com lápis cera na lixa.


Cartaz do PALADAR
com fotos das nossas atividades durante o projeto:
dia do "doce e salgado" (pipoca com guaraná)
e a receita da "gelatina colorida".


Nessa mesa havia alguns brinquedos da casinha que as crianças usaram para falar sobre os sabores dos alimentos.


Cartaz do OLFATO



Na mesa havia algumas amostras com cheirinhos que eles identificaram.




Estes são os livros que produzimos durante o projeto.
Cada página trouxe uma atividade de sistematização
sobre os órgãos dos sentidos.

Produzimos um jogo da memória.
As crianças pintaram as figuras,
eu colei Contact® transparente na frente e estampado na parte de trás.

Lembrancinhas produzidas pelas crianças.
Dobramos muitas flores (a dobradura da tulipa),
colei em uma lixa (aproveitando que estudamos o que é "áspero") e
coloquei um sabonete.


Ficou lindo!!!

Agradeço à equipe de direção da
E.M. José Alpoim
pelo apoio durante todo o projeto.
Agradeço às minhas colegas de trabalho
pelo trabalho que desenvolveram com suas turmas.
Agradeços aos responsáveis que nos visitaram
e compartilharam com as crianças
tudo que aprenderam durante o projeto.
Agradeço as crianças
da turma das estrelinhas
que brilharam!
Vocês iluminam minha vida!
Beijinhos,
Ivanise :)

1 de out de 2009

Feira de Ciênicas: Viver é Sentir - Os 5 sentidos

Feira de Ciências 2009
♥♥♥
Projeto
VIVER É SENTIR
OS 5 SENTIDOS
♥♥♥
Autoria: Ivanise Meyer
A feira de Ciências foi a "culminância" do projeto,
nosso objetivo final era socializar com os responsáveis e alunos tudo que descobrimos durante o projeto
VIVER É SENTIR.
Nossa sala foi arrumada deixando uma mesa para cada órgão dos sentidos,
as crianças usavam um crachá indicando sobre o sentido falariam.

Quando os visitantes entravam na sala, passavam pelas mesas:
VISÃO → as crianças contavam o que descobriram sobre as cores.
AUDIÇÃO → as crianças falavam sobre alguns sons, havia um "sino dos ventos" que era tocado a cada grupo que chegava à sala.
TATO → as crianças demonstravam no cartaz o que era macio, áspero e liso.
PALADAR → as crianças falavam sobre sabores (havia na mesa vários "produtos" de uma cesta de brincadeiras da casinha de bonecas).
OLFATO → as crianças convidavam o visitante a descobrir os "cheiros" expostos na mesa (orégano, chocolate, cravo e café).

Os visitantes estavam assistindo ao vídeo que produzi sobre o projeto.
Minha primeira experiência com o Windows Movie Maker!
Os livros que produzimos estavam expostos nas mesas ao lado.


Recebemos a visita das outras turmas da escola.
Depois a turma das estrelinhas foi visitar as outras salas.

Os participantes receberam um "certificado".
Eles se sentiram muito importantes nesse dia.
Essa turminha é show!!!
Parabéns meus lindos,
nada disso seria possível
se vocês não estivessem comigo.
Eu amo vocês!
Beijinhos fofinhos!!!
Ivanise:)
Organizado por Ivanise Meyer®
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...