Como a criança pode se tornar um bom leitor?

Dicas para pais e professores

Como a criança pode
se tornar um bom leitor?
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
1. Leia em voz alta com a criança. Explore livros e outros materiais de leitura (revistas, jornais, folhetos, cartazes, placas, etc). Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrado na leitura.
Muitos pais e professores param de ler em voz alta para as crianças assim que aprendem a ler por si mesmas... A leitura em voz alta melhora a habilidade de leitura da criança, como seu interesse pela leitura. Continue lendo para as crianças!


2. O texto precisa encantar o leitor. Procure variar as leituras. Se a história é longa, divida-a em partes, crie um clima de "no próximo capítulo"... O importante é ler, esse momento de leitura compartilhada é fundamental na formação do leitor.

3. Converse com a criança sobre a leitura e escute-a quando fala. Isso ajuda muito no desenvolvimento da linguagem oral.


4. Peça que a criança reconte o que você leu em voz alta para ela. Além de exercitar a memória, a criança vai percebendo como cada texto é construído, ampliando sua oralidade.


5. Incentive a criança a desenhar e fazer de conta que escreve a história que ouviu. Depois, peça que "leia" sua história. As crianças gostam de brincar com a imaginação, brincando de faz de conta...
A ideia é brincar de ler.


6. Dê o exemplo: faça com que a criança veja você lendo e escrevendo. O exemplo diz muito mais do que "discursos" sobre a importância da leitura e da escrita...


7. Visite uma biblioteca para empréstimo de livros, ou incentive a criança a trazer um livro emprestado para casa (no caso da biblioteca escolar). Converse sobre a escolha, qual foi o critério que usou (a capa, as imagens, o texto, etc). É um ótimo momento para compartilhar a leitura!


8. A literatura oferece excelentes obras que a criança pode conhecer desde a primeira infância. Escolha pela qualidade do texto. As imagens e a qualidade gráfica também são importantes.

Organizado por Ivanise Meyer®

Comentários

Imaculada disse…
Amo ler suas postagens... são preciosidades. Adquiri seu Livro, é muito bom estamos fazendo uso do mesmo.
Abraços.

Postagens mais visitadas