14 de fev de 2010

Homenagem à Editora WAK

Homenagem à Editora WAK
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Matéria do Jornal O Globo - 11/02/2010
Clique para ampliar:
Tenho orgulho em pertencer à editora WAK.
Agradeço ao Pedro e ao Alan pela oportunidade e confiança em meu trabalho.
Desde 2003 estamos juntos e vi essa editora crescer e chegar aos 150 títulos!
Muitos virão outros, pois uma WAK É uma editora que valoriza o professor.
Muito obrigada por tudo!

BRINCAR & VIVER: PROJETOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Editora: WAK - Rio de Janeiro
Tels.: (21) 3208-6113 - 3208-6095
Veja de pertinho no site da editora WAK
e faça sua encomenda:
http://www.wakeditora.com.br/mostrar_livro/mostrar_livro.php?livro=195

♥♥♥

Para os amigos de Portugal

Os editores me informaram que
Brincar & Viver pode ser adquirido através
da Editora VOZES 
(distribui os livros da WAK em Portugal):

LISBOA, PORTUGAL

Av. 5 de Outubro, 23
R/C 1050-047 – Lisboa
Tel.: (00**351 21) 355-1127
Fax: (00**351 21) 355-1128
E-mail: vozes@mail.telepac.pt

8 de fev de 2010

Dicas para os Pais


Olá, visitantes do Baú de Ideias!
Tenho uma novidade para vocês.
Hoje participei da matéria no RJTV 1. ª edição / Rede Globo falando sobre
Dicas para os pais sobre brinquedos e brincadeiras
na Educação Infantil.

Confira:


"O RJTV conversou com nenhum estúdio Ivanise Meyer, Especialista em Educação Infantil da Rede Pública de Ensino, que deu dicas para os pais estimularem o aprendizado dos pequenos."

♥ ♥ ♥

Se você quiser LER a conversa no Chat:

Se você quiser OUVIR nosso bate-papo no Chat:

7 de fev de 2010

Artigo: Brincar na Educação Infantil

Brincar na Educação Infantil
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Artigo de Ivanise Meyer

Brincar, brincadeira, brinquedo e jogo. Serão sinônimos? Será a brincadeira apenas mais um "recurso didático"?
Com os avanços dos estudos sobre a infância em vários campos, como a Filosofia, História, Psicologia, Sociologia e Antropologia, é possível delinear nossos referenciais e orientar nossa prática cotidiana
entendendo que brincando se aprende a viver.
Brincar & Viver nasceu como uma proposta de trabalho porque os pais das crianças de minha turma entendiam o espaço da escola como um lugar "só" para brincar, como se brincar fosse algo destituído de significado e importância:
"O objetivo geral desta proposta é valorizar a brincadeira como forma de expressão que traduza a construção dos conhecimentos pela criança, vivenciada pela turma, em grupos ou individualmente. A diretriz é garantir um tempo/espaço para o brincar, garantindo à criança, cidadã produtora histórica e cultural, o direito à infância." (Meyer, 2003, p.43)

O brincar na escola se diferencia de casa, pois há uma intencionalidade planejada. Ao escolher quais brinquedos e jogos estarão disponíveis, revelamos nossa preocupação em propiciar que a criança ao brincar desenvolva o máximo das suas potencialidades. Lembremos que em uma Educação Infantil com função pedagógica, onde o educar e cuidar são as metas, o brincar deve evitar ser "excessivamente pedagogizado", pois o brincar precisa dar prazer e alegria à criança.

Brincar é uma linguagem, nossa primeira forma de cultura. Ao brincar, a criança brinca com a cultura. O que podemos oferecer à criança na Educação Infantil? Professores e pais podem propiciar boas experiências quando propõem brincadeiras:

- Brincadeiras tradicionais infantis: a função dessas brincadeiras é perpetuar a cultura infantil, desenvolver a convivência social e permitir o prazer de brincar. A escola pode e deve utilizar estas brincadeiras em seu planejamento. Temos a amarelinha, pião, parlendas, pipa, pular corda, entre outros exemplos.
- Brincadeiras de faz-de-conta: é simbólica, permite à criança criar símbolos, resignificando objetos e sua realidade. Temos a brincadeira com bonecos(as), de casinha. Várias situações podem ser propiciadas na escola e em casa com objetos do dia-a-dia.

- Brincadeiras de construção: têm estreita ligação com o faz-de-conta. Temos os blocos de madeira (ou EVA), de encaixe (tipo "lego"), materiais de sucata (caixas, rolos, barbantes, etc).

- Brinquedo educativo: recurso que ensina, desenvolve de forma prazerosa, como: quebra-cabeça, brinquedos de tabuleiro, dominó, jogo da memória, de encaixe, cartas (baralhos) e boliche. O brinquedo educativo assume a função lúdica e educativa.

- Brincadeiras virtuais: esse é um campo atual, que invadiu nossas casas e escolas ("aulas de informática") que precisa ser compreendido pelos professores e pais. Muitos softwares com jogos infantis se baseiam em jogos tradicionais (exemplo: jogo da memória), a maioria tem função pedagógica, com poucas possibilidades para a criança "criar". A criança amplia suas habilidades manuais e visuais, até auditivas se o jogo permitir, mas como é um programa, todas as respostas são previsíveis. Devemos estar atentos à qualidade das experiências proporcionadas, ao tempo de utilização para evitar o desgaste nas articulaçõe e o ocular. Não há como impedir a utilização do computador ou dos jogos, mas precisamos conversar com nossos alunos e filhos que há outras experiências além dos jogos virtuais, como as brincadeiras já citadas anteriormente.


Ao brincar, com seus pares, com a turma e mesmo sozinha, a criança expressa seus sentimentos, emoções, pensamentos, desejos e necessidades.
Converse com a criança, reserve momentos do dia para estar com ela, observe a alegria que ela tem quando brinca. A criança da Educação Infantil vai à escola ou creche para brincar, e ao brincar ela aprende, se relaciona, se socializa, observa o mundo e utiliza diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita). A criança ao frequentar a Educação Infantil avança em seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais suas experiências.
Quais são os espaços do brincar? Os pais podem proporcionar estes momentos em casa, nos arredores, praças, parques, praia. Fazendo visita ao Jardim Zoológico, Jardim Botânico, museus, bibliotecas e outros espaços culturais, é possível encontrar programação para as crianças. Estes momentos devem ser de alegria, pois são essas boas recordações que ficam na memória afetiva...
A equipe da escola e creche deve pensar seus espaços do brincar, fazendo as adaptações necessárias, oferecendo boas oportunidades, segurança e acolhimento. O brincar deve ser o eixo central do planejamento. A escola deve proporcionar variados momentos, com formações diferentes, atendendo a todas as crianças. O adulto (a equipe escolar) é o mediador das relações estabelecidas entre as crianças, e delas com os objetos e/ou ambientes.
É a aprendizagem que promove o desenvolvimento, ou seja, a criança se desenvolve porque aprende. Por isso é importante planejarmos boas situações de brincadeira para as crianças.
Ao brincar a criança aprende, e assim, se desenvolve.
A Educação Infantil proporciona o brincar, garantindo aprendizagem, ampliando o desenvolvimento infantil.

" É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança
 ou adulto fruem de sua liberdade de criação.
 As brincadeiras servem de elo entre, por um lado,
 a relação do indivíduo com a realidade interior,
 e por outro lado, a relação do indivíduo
 com a realidade externa ou compartilhada."
D. W. Winnicott
Organizado por Ivanise Meyer®

5 de fev de 2010

Homenagem do Educa Tube ao Baú de Ideias


Obrigada, Educa Tube
um blog educacional, um canal para a educação!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Hoje recebi uma linda homenagem do meu colega e amigo
José Antonio Klaes Roig editor do Educa Tube
por conta da comemoração dos 2 milhões de visitas
em 2/2/2010.
Vejam que lindo:
Muito obrigada!
Conheci o blog antes de conhecê-lo no Twitter.
Qual não foi minha surpresa, quando descobri que conversava
com o editor do blog que tanto admirava!

Como compartilho tudo de bom que encontro na Web com vocês,
conheçam os blogs desse educador:




♥♥♥

Agradeço pelas palavras do Roig,
e das pessoas que deixaram um recadinho
nos comentários, no mural e enviaram e-mails.
Meus baús existem porque amo a Educação
e porque me sinto feliz compartilhando.

Um beijinho,
Ivanise :)

2 de fev de 2010

O Baú de Ideias está em festa!

Olá, visitante!
Quero comemorar com você
os 2.000.000 de acessos
ao Baú de Ideias
desde 7/7/2007.
Ele nasceu quando pensei
em uma continuação do meu livro
Brincar & Viver
como um desdobramento das ideias.
Minha intenção
é compartilhar meu trabalho
e sugestões com
outros professores.
Agradeço pelas mensagens carinhosas
que leio no mural, nos comentários
e nos e-mails que recebo.
Um beijinho,
Ivanise Meyer

1 de fev de 2010

Calendário 2010 (crianças)

Calendário 2010
~~~~~~~~~~~~~~
Produzi um calendário mensal (tema: crianças) para imprimir e utilizar em sua sala.
Eu imprimo as folhas, coloco uma espiral na parte de cima das folhas (fica como um bloco) e coloco no mural ou na parede.
O arquivo está em Word e você poderá escrever seus dados.
Envie um e-mail para mim:
Assunto: calendário crianças


Calendário 2010 - Crianças
♥♥♥

Organizado por Ivanise Meyer®

Calendário 2010 (ursinhos)


Calendário 2010
~~~~~~~~~~~~~~~~
Produzi um calendário mensal (tema: ursinhos) para imprimir e utilizar em sua sala.
Eu imprimo as folhas, coloco uma espiral na parte de cima das folhas (fica como um bloco) e coloco no mural ou na parede.
O arquivo está em Word e você poderá escrever seus dados.
Envie um e-mail para mim:
Assunto: calendário ursinhos
♥♥♥

Calendário 2010 - Ursinhos
♥♥♥

Organizado por Ivanise Meyer®
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...