27 de abr de 2010

12.º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

12.º Salão do Livro para
Crianças e Jovens
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
De 8* a 19 de junho de 2010
* O dia 8 de junho somente para professores, mediante inscrição prévia por e-mail.
De segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábados e domingos, das 10h às 20h.
Av. Barão de Tefé, 75, Saúde, RJ – Zona Portuária
Maiores informações:

Organizada por Ivanise Meyer®

23 de abr de 2010

Hipóteses de Escrita


Hipóteses de Escrita
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Teste seus conhecimentos

Descobri no site da Revista Nova Escola e
 não poderia deixar de compartilhar com vocês:

É um teste sobre o conhecimento do professor sobre as hipóteses de escrita.
Faça o teste e confira. Eu gostei do desafio!

Só para recordar:

  • Pré-silábica, sem variações quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras. O aluno diferencia desenhos (que não podem ser lidos) de “escritos” (que podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, símbolos ou letras. A leitura que realiza do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.

  • Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra, mas não entre as palavras. A leitura do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.

  • Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra e entre as palavras (variação qualitativa intrafigural e interfigural). Neste nível, o aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.

  • Silábica sem valor sonoro convencional. Cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela sílaba. A leitura é silabada.

  • Silábica com valor sonoro convencional. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, em geral representada pela vogal, mas não exclusivamente. A leitura é silabada.

  • Silábico-alfabética. Este nível marca a transição do aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas.

  • Alfabética. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas.

  • Alfabética. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba e também domina as convenções ortográficas.
Organizado por Ivanise Meyer®

22 de abr de 2010

Novos baús!

Olá, pessoal!
Iniciei novos baús para facilitar as postagens
e a pesquisa nos índices:

Baú das Histórias e Poemas:

Neste Baú das Histórias e Poemas
postarei contos, poemas e textos
que possam ser trabalhados
com as crianças;
além das biografias de autores citados e
indicações de leitura.
As imagens serão disponibilizadas através
de link com o álbum Picasa.

♥♥♥

Baú dos Vídeos Educativos:

Aqui ficarão as indicações de vídeos feitas pelos Baús.

Espero que gostem dos novos espaços.
Um beijinho,
Ivanise :)

18 de abr de 2010

Um presente para vocês!


Tudo que eu devia saber
aprendi no Jardim de Infância


A maioria das coisas que eu realmente precisava aprender sobre como viver, fazer e ser, eu aprendi no Jardim de Infância.

Sapiência não se encontrava no topo da montanha das escolas de pós-graduação, mas no pátio do jardim.

Essas são as coisas que aprendi: compartilhar todas as coisas; “jogue limpo” e não bata nos colegas. Não pegue nada que não seja seu; limpe a bagunça que você fez. Coloque tudo de volta nos seus lugares. Peça desculpas quando você magoar alguém. Sempre dê a descarga e lave as mãos, sobretudo, antes das refeições. Viva uma vida equilibrada: além de trabalhar, desenhe, pinte, cante e dance um pouco todos os dias. Lembre-se também de que leite frio e biscoitos fresquinhos podem ser bons para você.

Tire uma soneca à tarde e, quando sair às ruas, cuidado com o trânsito, dêem as mãos e permaneçam juntos. Cultive a imaginação. Lembre-se da semente de feijão que a professora colocava no vaso de água. As raízes cresciam para baixo e as folhas para cima e ninguém sabia explicar por quê. Nós somos parecidos. Os peixinhos do aquário, os passarinhos da gaiola, as sementes do feijão, todos morrem também.

Recorde-se do grande e melhor conselho da época: Olhe! Olhe ao seu redor! Tudo o que você precisa saber está aí a sua volta. As regras de ouro: paz, amor, ecologia e uma vida saudável.

Imagine como o mundo seria melhor se todos tivessem um lanchinho com leite e biscoitos às 3 da tarde e, em seguida tirassem uma soneca. Imagine se fosse política nacional que todos os cidadãos tivessem que limpar a sua própria bagunça e colocar as coisas de volta em seus lugares. Imagine se todos dessem as mãos e permanecessem juntos.

Escolha um desses itens e elabore-o em termos sofisticados, em linguagem de adulto; depois aplique-o à vida de sua família, ao seu trabalho, à forma de governo de seu país, ao seu mundo, e verá que a verdade que ele contém mantém-se clara e firme.

Desde que foi publicado pela primeira vez, há mais de quinze anos, este livro vem sendo reconhecido mundialmente como obra-prima- leve e simples como são as mais importantes conquistas do espírito humano. E é assim, como uma dádiva do espírito, que ele deve ser compreendido: uma dádiva de amor, delicadeza e da mais genuína e profunda sabedoria.

Fonte: Tudo que Eu Devia Saber Aprendi no Jardim de infância - Robert Fulghum – ed. Best Seller (ISBN 8571239045)
Dr.Robert Fulghum: Escritor americano, cujos livros estão traduzidos em 27 línguas. É filósofo, teólogo, dedica-se às Artes e é professor numa universidade americana.

♥♥♥

Este vídeo traz uma adaptação deste texto
com belas imagens:

♥♥♥
Organizado por Ivanise Meyer®

Dia do Livro: sugestões

Dia do Livro
♥♥♥
Trago duas sugestões para leitura com as crianças:

"O livro" de Kristine O'Connell George
da Editora Paulinas.
Este livro transmite a alegria de uma criança em seu primeiro contato com um livro.
Vale à pena conferir!

♥♥♥

"Ler é uma gostosura" de Todd Parr da Panda Books.
O próprio título nos convida à leitura.

♥♥♥

Todo dia é dia de ler!
Beijinhos,
Ivanise :)

13 de abr de 2010

A maior invenção tecnológica dos últimos tempos!


A maior invenção tecnológica dos últimos tempos!
Este vídeo é sensacional!
Conheci no curso que estou fazendo no
e compartilho com vocês:


3 de abr de 2010

Selinhos das Blogamigas

Selinhos
♥♥♥

Este selinho é da blogamiga Daiane:
Este selinho é da blogamiga Olímpia
Este selinho é da blogamiga Gi
Este selinho é da blogamiga Jeanne
♥♥♥
Obrigada a todas pelo carinho
e pela lembrança
tão carinhosa!
Um beijinho,
Ivanise
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...