22 de nov de 2013

Reportagem com Ivanise Meyer (Folha Dirigida)

Jornal Folha Dirigida
Rio de Janeiro (21 a 27 de novembro)

Matéria na qual falo sobre Educação Infantil, formação dos profissionais e ampliação do atendimento para as crianças de 4 anos no Brasil até 2016.

16 de nov de 2013

Natal - informações

Natal
♥♥♥♥♥
Origens do Natal
Na origem, as comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte.
A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império.
A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1.º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção.
Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê.
Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.
Símbolos Natalinos
Desde a sua origem, o Natal é carregado de magia. Gritos, cantigas, forma rudimentar do culto, um rito de cunho teatral, o drama litúrgico ou religioso medieval ganha modificações no decorrer dos séculos. Dos templos, a teatralização ganha praças, largos, ruas e vielas, carros ambulantes, autos sacramentais e natalinos. Os dignatários da Igreja promoviam espetáculos. Na evolução da história está a compreensão de todos os símbolos de Natal.



♥ Árvore - Representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida. Essa tradição surgiu na Alemanha, no século 16. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século 19, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo.
♥ Presentes - Simbolizam as ofertas dos três reis magos. Hábito anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebrava a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes. O Ano Novo romano tinha distribuição de mimos para crianças pobres.
♥ Velas - Representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos.
♥ Estrela - No topo do pinheiro, representa a esperança dos reis-magos em encontrar o filho de Deus. A estrela guia os orientou até o estábulo onde nasceu Jesus.
♥ Cartões - Surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que o deu a Henry Cole, amigo que sugeriu fazer cartas rápidas para felicitar conjuntamente os familiares.
♥ Comidas típicas - O simbolismo que o alimento tem na mesa vem das sociedades antigas que passavam fome e encontravam na carne, o mais importante prato, uma forma de reverenciar a Deus.
♥ Presépio - Reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. As ordens religiosas se incumbiram de divulgar o presépio, a aristocracia investiu em montagens grandiosas e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual.

O Ciclo Natalino



O ciclo natalino inicia-se na véspera do Natal, 24 de dezembro, e vai até o dia de Reis, 6 de janeiro.
Temos vários folguedos natalinos, como o pastoril, o bumba-meu-boi, a cavalhada, a chegança, que fazem referências à Noite de Festas e ao grande dia em que Jesus nasceu. Desses folguedos, o mais tipicamente natalino é o pastoril religioso, que tem em sua essência a temática da visitação dos pastores ao estábulo de Belém onde Jesus nasceu.
Texto de Rúbia Lóssio(*)

♥♥♥
* Leia o texto dessa postagem na íntegra na fonte:

O Papai Noel : origem e tradição
♥♥♥Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C . O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo.
Nos Estados Unidos ganhou o nome de Santa Claus,
no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um gorro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.
Atualmente, a figura do Papai Noel está presente na vida das crianças de todo mundo, principalmente durantes as festas natalinas. É o bom velhinho de barbas brancas e roupa vermelha que, na véspera do Natal, traz presentes para as crianças que foram obedientes e se comportaram bem durante o ano. Ele habita o Pólo Norte e, com seu trenó, puxado por renas, traz a alegria para as famílias durante as festas natalinas. Como dizem: Natal sem Papai Noel não é mesma coisa.
Fonte:
Na internet você encontrará várias informações interessantes
sobre o Natal.
Postei aqui as que achei mais relevantes para trabalhar com as crianças.
Eu amo o Natal!!!
Organizado por Ivanise Meyer®

15 de nov de 2013

Natal - sugestão de roupa

"Roupa de Papai Noel"
^^^^^^^^^^^^^^^^^
Já fiz essa roupinha várias vezes, é um sucesso!
Esse foi o último modelo que fiz.
Não tem costura!
Ela fica com 60 cm de altura.
♥♥♥
♥♥
Materiais: TNT vermelho (roupa), branco (detalhes) e preto (cinto). Cola quente. Cartolina laminada dourada (fivela do cinto).
Como fazer: cortar o TNT vermelho (retângulo de 35 X 1,20 cm)), dobrar no meio e fazer o corte para passar a cabeça (decote em V). Veja nas fotos.
Cortar as tiras de TNT branco (4,5 cm de largura) para fazer uma "imitação da pelúcia" (decote é inteiro, barra da frente e das costas). Colar com cola quente (cole com o tecido vermelho aberto).
Cinto: corte uma tira no TNT preto (5 cm X 1,00 m), dobre no meio e cole deixando as pontas de uma lateral para amarrar.
Cole a "fivela" sobre o TNT preto
(retângulo de 9 X 7 cm).
♥♥♥
Gorro: os últimos que usei foram comprados prontos (também em TNT).
♥♥♥

Parte de trás da roupa.
Observe que as tiras para amarrar ficam numa lateral.
Deixe uma "folga" na outra lateral de uns 3 centímetros.

Organização e criação de Ivanise Meyer®

13 de nov de 2013

Natal - sugestões

Sugestões para fazer
com as crianças
...............................
Árvore de Natal
^^^^^^^^^^^^^
Materiais: rolinho de papel, cartolina, paetês, cola, cola com gliter, enfeites (esses presentinhos embaixo da árvore).

Como fazer: recortar a árvore em cartolina. As crianças pintam com lápis cera e depois enfeitam com paetês e a cola com gliter.
Forrar o rolinho com cartolina.
Recortar uma base (em cartolina) e colar o rolinho.
Colar a árvore no rolinho.
Opcional: colar enfeites embaixo da árvore.

♥♥♥

Papai Noel
^^^^^^^^^

Materiais: rolinho, cartolina vermelha, cartolina preta (base dos pés), rosto e braços (xerox), cola, fita adesiva preta (cinto). Opcional: olhinhos.
Moldes:
Como fazer: As crianças pintam e recortam os braços. Eu já entreguei o rosto recortado para que pintassem.
O rolinho será forrado com cartolina vermelha, passar a fita adesiva imitando o cinto do Papai Noel.
Colar o rolinho (corpo) na base, o rosto e os braços.
Coloquei balas dentro do rolinho.
Embalar em saco de celofane.
Ficou lindo!!!
♥♥♥

Organizado por Ivanise Meyer®

4 de nov de 2013

Sugestão de Natal - guirlanda


Guirlanda Natalina
...............................




Fiz essa guirlanda como lembrancinha para meus alunos.
♥♥♥
Materiais: cartolina verde, fita para o laço, cola quente, fita dupla-face, balas de morango, saco de celofane para embalar e tesoura de picotar.
♥♥♥
Como fazer:
1. O círculo tem uns 13 cm de diâmetro, largura 3,0 cm. Riscar na cartolina e recortar.
2. Fazer o laço e colar com cola quente.
3. Distribuir as balas na guirlanda, colando-as com a fita dupla-face.
4. Colocar em saco de celofane (assim as balas não caem).
♥♥♥
Fica gracioso (e delicioso)!!!

Organizado por Ivanise Meyer®
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...