30 de nov de 2014

Natal - Símbolos do Natal

 

Símbolos do Natal
Todo ano na época do Natal muitas pessoas decoram suas casas. Os shoppings, lojas, supermercados e tudo que há ao nosso redor se enche de cores, brilho e muita luz. O Natal é comemorado em virtude do nascimento de Jesus Cristo, mas você sabe o real significado de cada um dos símbolos presentes nessa data repleta de amor e alegria? Confira abaixo os significados dos principais símbolos natalinos.
Árvore - Representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida. Essa tradição surgiu na Alemanha, no século XVI. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século XIX, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo.
* * *

Presentes - Simbolizam as ofertas dos três reis magos. Hábito anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebrava a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes. O Ano Novo romano tinha distribuição de mimos para crianças pobres.
* * *
 

Velas - Representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos.
Representam o fogo da vida eterna e cujas luzes indicam a chegada de uma nova era.
* * *
 

Estrela
 - No topo do pinheiro, representa a esperança dos Reis magos em encontrar o filho de Deus. A estrela guia os orientou até o estábulo onde nasceu Jesus.
* * *
 

Cartões 
- Surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que o deu a Henry Cole, amigo que sugeriu fazer cartas rápidas para felicitar conjuntamente os familiares.
* * *
 

Comidas típicas
 - O simbolismo que o alimento tem na mesa vem das sociedades antigas que passavam fome e encontravam na carne, o mais importante prato, uma forma de reverenciar a Deus.
* * *
 

Presépio - Reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. As ordens religiosas se incumbiram de divulgar o presépio, a aristocracia investiu em montagens grandiosas e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual.
Há uma postagem especial no Baú de Ideias sobre o presépio, clique aqui.
* * *
 
Boneco de NeveÉ proveniente da neve existente no hemisfério norte, lugar que exige das pessoas uma convivência maior dentro das casas, e o clima natalino é um momento que proporciona essa convivência, onde as famílias se reúnem para confraternizar.
Nos países frios, as crianças saem durante o dia para produzir o boneco de neve. Colocam duas bolas grandes de neve uma sob a outra, um cachecol, uma cenoura para fazer o nariz, um chapéu, laranjas para fazer os olhos e galhos para servir de pés e mãos.
Mesmo em países tropicais como o Brasil, o boneco de neve se transformou em peça de decoração de árvore de natal.
* * *
 
GuirlandasÉ um adorno natalino feito com flores, frutas e/ou ramagens entrelaçadas.
Durante o mês de dezembro a guirlanda é utilizada nas casas, é composta de ramos de pinheiro ou cipreste, enfeites vermelhos e laços.
O uso da guirlanda refere-se a Roma Antiga, pois para os romanos oferecer um ramo de planta significa um voto à saúde, proporcionando o costume de enrolar os ramos em uma coroa. Os romanos expunham as coroas nas portas para favorecer a saúde de todas as pessoas da casa.
* * *
 
Sinos - Representam o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo.
* * *
 
Coroa do AdventoÉ de ramos de pinheiro ou cipreste. Sendo verde é sinal de esperança e vida. Enfeitada com fita vermelha, que simboliza o amor de Deus que nos envolve, e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus. Na coroa encontramos 4 velas, uma para cada domingo do advento. Começa-se no primeiro domingo, acendendo apenas uma vela e, à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as velas, até chegar ao quarto domingo quando todas devem estar acesas: as velas simbolizam a nossa fé, nossa alegria pelo Deus que vem.
Para saber sobre a coroa do advento clique aqui.
* * *
 
CeiaÉ o símbolo do banquete eterno. É o momento em que a família se reúne. Na Ceia costuma se colocar no centro, uma vela acesa para simbolizar o Cristo que nos une em volta de si e que é a nossa luz.
* * *
 
AnjosMensageiros de Deus na história da salvação. São sinal de que “os Céus se abriram e Deus visitou o seu povo”. Simbolizam a comunicação de Deus.
* * * 

Bolas ColoridasAs bolas coloridas, que adornam o pinheirinho querem significar os frutos daquela árvore viva que é Jesus. Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe.
* * *
 
Meias na Chaminé - A origem do uso das meias vem de um velho conto, em que três meninas pobres que estavam na extrema necessidade de dinheiro para comprar os seus dotes de casamento, haviam colocado suas meias penduradas para secar pelo calor da lareira. São Nicolau – de onde teve origem o Papai Noel – ficou sabendo de suas necessidades, e deixou uma moeda de ouro em cada meia.
* * *
 
 
Bengalas Coloridas - Representam as bengalas utilizadas pelos pastores que foram visitar Jesus.
* * *
 
Luzes - Substituem as velas, que representam o fogo da vida eterna e cujas luzes indicam a chegada de uma nova era.
* * *
 
Papai Noel - há uma postagem especial no Baú de Ideias sobre o Papai Noel, clique aqui.
 
Organizado por Ivanise Meyer® 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...