Adeus, Zé Zuca!

 
Morreu hoje (29 de maio), no Rio de Janeiro, o cantor, compositor, ator e radialista José Carlos de Souza, o Zé Zuca, que apresentava, há dez anos, o programa infantil Rádio Maluca, transmitido nas rádios Nacional e MEC AM do Rio de Janeiro. Ele tinha 63 anos e foi vítima de um tipo de câncer na medula.
 
♥♥♥

Zé Zuca foi cantor, compositor, autor, ator e diretor teatral, Pedagogo, Arte-educador, Radialista e Diretor da ZZ Produções.
 

Zé Zuca canta desde que nasceu. Passou a fazer teatro desde o primeiro exercício de laboratório. Descobriu-se educador no caminho, escritor e radialista mais adiante. Percebeu que criança é a maior plantação do mundo. Juntou tudo em seus trabalhos e vive assim, do jeito que é considerado: multimídia.
      
Zé Zuca trabalha há 34 anos para e com o público infantil. É pedagogo, psicodramatista, arte-educador e foi professor de música em diversas escolas. Escreve textos, livros infantis, compõe e faz direções musicais para teatro profissional adulto e infantil, sendo indicado duas vezes para o prêmio Mambembe. Seu espetáculo "Coração de Gigante", do qual é autor e diretor, ganhou um prêmio Shell de auxílio montagem.
      
Com seu programa "Radioteca", pela Rádio MEC, foi um dos três finalistas do Festival Internacional de Programas de Rádio de Nova York, dentre 1547 programas de 18 países.

Morou cinco anos na Holanda, onde realizou aproximadamente 500 shows, fundou o jornal "brasilandês" PAPAGAIO e o grupo de teatro musical para crianças, ZABELÊ. Voltando ao Brasil, deu aulas no Curso de Radialismo da UFRJ e na UniverCidade. Na Rádio MEC, lançou a série de programas "Zé Zuca e a Rádio Maluca" e recolocou no ar o "Radioteca", ao vivo, para jovens.

Lançou os discos: "Jacaré Espaçonave do Céu" (independente), "O que eu vejo da janela" (independente), "Zé Zuca e a Rádio Maluca" (independente), "Todas as festas"         (independente), "O melhor de Zé Zuca" (Angels Records e SONY, em 2002), "Roda de Cantigas" (Selo Rádio MEC, em 2007) e "Álbum de Figurinhas" (Selo Rádio MEC, em 2008) - figuras da música para crianças no Brasil, com participação de Bia Bedran, Palavra Cantada, Hélio Ziskind, entre outros.

Em 2008 foi indicado para o prêmio Zilka Salaberry de teatro Infantil, na categoria Prêmio Especial, por incluir a criança e o teatro no rádio.

Apresentava o programa RÁDIO MALUCA, com duração de uma hora, ao vivo, no auditório da Rádio Nacional, aos sábados, das 11h às 12h. Crianças e famílias lotavam o auditório do programa que já alcançou, na cidade do Rio de Janeiro, o quarto lugar de audiência em seu horário.

Lançou o livro "Casa de Caramujo" pela Editora VOZES em 1987. Em agosto de 2009 lançou o livro "Amigos do Peito", pela editora Mirabolante. Em 2010: "Vou contar um segredo - uma história cheia de medo" e "Avó com cheiro de pão caseiro".

O Rádio Maluca e a faixa de programas Estação Brincadeira são referências em programação infantil no rádio para crianças e suas famílias, com artistas que fazem música e histórias para crianças e que não têm espaço nas emissoras comerciais.

Para gerir, produzir e dirigir este gênero de conteúdo e programação de rádio é necessário um especialista que tenha em sua formação e experiência profissional a união da comunicação pública, do rádio, da educação e das artes de uma maneira geral e da música e do teatro de forma específica.

Zé Zuca era o único artista e radialista da cidade do Rio de Janeiro que possuía a experiência de unir tão bem todas essas áreas do conhecimento.

Ele também descobriu talentos infanto-juvenis e lançou vários artistas mirins em seus programas de rádio.

Fontes: http://www.zezuca.com.br/ e http://www.ebc.com.br/cultura/2015/05/morre-no-rio-o-radialista-ze-zuca-apresentador-do-radio-maluca-na-nacional-am

♥♥♥

Entrevista com Zé Zuca: 
 

 
♥♥♥
 
 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas