África: contos africanos, protagonistas negros e a Lei 10.639/03

 
África
~~~~~~
É o terceiro maior continente da Terra, ficando apenas atrás da Ásia e das Américas. Junto com as ilhas adjacentes, ocupa cerca de 30 milhões de km2, cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta.
É também o segundo continente mais populoso da Terra, ficando apenas atrás da Ásia. Possui mais de 900 milhões de habitantes em 53 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo.
Dos 30 países mais pobres do mundo (com problemas como subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc), pelo menos 21 são africanos.
A fome e a grande disseminação de doenças são consequências da exclusão social, herança de um passado colonial.
Para saber um pouco mais sobre a África, clique aqui.
 
A cultura brasileira é resultado de muitas histórias, costumes e tradições, dentre elas, os povos africanos que aqui chegaram trazidos como escravos.
Porém, essa parte de nossa história foi subtraída dos livros didáticos por anos... O conhecimento da academia não chegava às escolas, e assim, pouco se valorizava as manifestações culturais de raízes africanas.
A Lei 10.639/03 alterou a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". O conteúdo programático inclui o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.
O dia 20 de novembro foi incluído no calendário escolar como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.
Porém, não basta apenas uma "lei" para trazer esses conteúdos às salas de aula. Há muito para ser discutido, refletido e feito. Foram séculos de abandono, preconceito e desrespeito pelo ser humano.

 
 
Como podemos trazer essas discussões para as crianças? Através das histórias, dos contos de tantas partes da África, dos contos que ficaram aqui como herança das histórias contadas desde os tempos do Brasil Colônia.
 
No Baú das Histórias e Poemas você poderá encontrar (clique no link):

Organizado por Ivanise Meyer®


Comentários

Postagens mais visitadas