Linguagem 45: Ditados

Sugestões de Ditados
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  • DITADO COM IMAGENS
    O professor mostra gravuras ou objetos e as crianças escrevem a palavra.
    Ou então mostra a palavra e eles fazem os desenhos.

  • DITADO COM DICAS
    O professor dá as "dicas" para o aluno descobrir a palavra.
    " É amarelo, redondo e ilumina a Terra". (Sol)
    " É cheiroso e usamos para tomar banho".(sabonete)
    Variação: os alunos dão as dicas para os colegas.

  • DITADO RELÂMPAGO
    Este ditado visa principalmente ao treino das dificuldades ortográficas.
    Mostrar a palavra numa ficha ou escrever no quadro.
    O aluno lê a palavra.
    O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra.
    Depois, o professor mostra a palavra.

  • AUTO DITADO
    Os alunos escrevem uma lista de palavras que quiserem.
    Eles gostam muito deste tipo de ditado e ao fazê-lo aumentam sua autoconfiança, procurando melhorar cada vez mais e errar menos.

 
  • DITADO DE MEMÓRIA VISUAL
    O professor mostra uma gravura com desenhos de diversos objetos, animais, tipos de alimentos, frutas, etc.
    É dado um tempo para os alunos memorizarem os objetos que constam na gravura.
    Depois, o professor retira a gravura e os alunos procuram escrever os nomes dos objetos.
    Quem escrever mais palavras será o campeão.
    Variação: em vez de mostrar desenhos ou gravuras, o professor mostrará um grupo de palavras de treinos ortográficos estudados pelos alunos.

  • DITADO COCHICHO
    O professor mostra a palavra numa ficha ou escreve no quadro.
    Ele fala a palavra bem baixo, exagerando a sua articulação.
    Os alunos leem a palavra em voz alta.
    Os alunos escrevem a palavra.
    Depois, conferem se escreveram a palavra certa.

  • DITADO DESENHADO
    Ler as palavras das fichinhas e fazer os desenhos correspondentes nos quadrinhos.

  • DITADO RECORTADO
    Colar ou copiar no lugar certo das palavras correspondentes aos desenhos.

  • DITADO ADEDANHA
    O professor sorteia uma letra do alfabeto.
    Os alunos vão escrever nomes: animal, planta, objeto, etc.

  • DITADO DE BINGO
    O professor prepara as cartelas do bingo com as palavras.
    Os alunos marcam com um X as palavras que forem sorteadas.

  • DITADO ENIGMÁTICO
    Escrever somente a 1.ª letra do desenho e descobrir as palavras.
    EX: desenhos peteca, olho, rato, tartaruga, anel.
    P O R T A

  • DITADO SURPRESA
    Coloque alguns objetos dentro de uma caixinha bem bonita e passe durante a aula pela sala. As crianças vão tirando os objetos e escrevendo sua lista.

  • DITADO LACUNADO
    O aluno recebe a cópia de um texto do qual foram retiradas algumas palavras. Sua tarefa é acompanhar a leitura do professor e completar as lacunas. A atividade permite ao professor selecionar os aspectos que pretende explorar, como palavras acentuadas, r ou rr, l ou u, s ou ss, por exemplo. Outra maneira de trabalhar com o ditado lacunado é envolver os alunos na seleção de palavras que eles considerem difíceis. Em geral essas palavras são aquelas em que há o emprego de letras rivais para uma mesma posição. Um grupo de alunos seleciona previamente as palavras que devem ser omitidas da cópia e dita o texto aos demais. Depois outro grupo realiza a tarefa.

  • DITADO EM DUPLAS
O professor seleciona um pequeno trecho que deverá ser ditado e organiza a turma em duplas heterogêneas, envolvendo os alunos com maior ou menor facilidade em ortografia. Quem tem maior dificuldade dita primeiro. Além de ditar, o aluno deve também acompanhar o que o colega está escrevendo e apontar os erros que for encontrando. Depois quem escreveu primeiro dita ao outro o mesmo texto. Isso permite que a criança com mais dificuldades possa obter melhores resultados e se encoraje para aceitar novos desafios.
 
  • JOGO DE DITADO
    Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.

  • DITADO COM ADIVINHAÇÕES: Você cria quadrinhas com características de determinados objetos, animais, os alunos têm que descobrir do que você está falando e escrever o nome.
    Ex.: sou pequena, redonda e faça a alegria dos meninos. Sou a ______


  • DITADO MUSICAL: Coloca-se uma música para os alunos escutarem. No momento que ela pára, os alunos devem escrever a última palavra que ouviram. Uma variação: ter a letra da música com lacunas, depois de ouvir a música, escrever as palavras que faltam.


  • DITADO COMPLETANDO FRASES
    A professora escreve uma frase incompleta e dá 2 ou 3 opções de palavras para que os alunos completem a frase. Essas palavras não são escritas. Ex.: A casa é__________. (pequena, amarela, bonita).
    Pode aumentar o grau de dificuldade pedindo que completem a frase com duas palavras.


  • DITADO RELÂMPAGO DE FRASE
    A professora escreve uma frase e pede que leiam. Em seguida, apaga a frase e pede que escrevam.
 
  • JOGO DE DITADO

Há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.

 

  • DITADO COM APOIO

Colocar um cartaz com as sílabas, acentos, r, s, n, m, l, u e vogais. Ao falar uma palavra, apontar para as sílabas da mesma. Em seguida as crianças escrevem a palavra ditada. Funciona como um “jogo da memória”.

 

  • DITADO SOLETRADO (Prof.ª Sonia Ubeda)
    Dito a palavra e as crianças soletram sílaba por sílaba.
    Isso tem auxiliado bastante o processo de construção de escrita de minhas crianças. Durante o ditado costumo lançar perguntas como: é com z ou s? x ou ch? Por que? Por que l e não u?
    Mesmo os que ainda não conseguem escrever de forma convencional, conhecendo as letras do alfabeto, conseguem acertar a maioria das palavras e isso gera maior estímulo e confiança.
    Temos que ver a forma de ditado que dá melhores resultados em nossa sala de aula. De repente, o que é bom para minha sala não o é para a sua. As turmas são diferentes.
    O ano passado meus alunos gostavam de ditado em ordem alfabética. Cada aluno ditava uma palavra seguindo a ordem alfabética para não ter bagunça um dia seguíamos a ordem da chamada e outro dia as fileiras de carteiras.

Obs.: Essas sugestões foram retiradas da comunidade Sugestão de Atividade Escolar http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=32485107

 

 

 Clique aqui para baixar modelos de ditados (com personagens de desenhos animados).
 
 


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