22 de mai de 2016

Clipping: Letramento e Alfabetização


Magda Soares
  • Métodos de alfabetização – Entrevista com Magda Soares (vídeo)
  • Entrevista com Magda Soares (parte I) Vídeo: A professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das maiores especialistas em Alfabetização e Letramento no país, Magda Soares responde a perguntas de professores alfabetizadores oferecendo dicas importantes para a prática na sala de aula.
  • Entrevista com Magda Soares (parte II) Vídeo: os princípios pedagógicos da alfabetização e a necessidade da criança aprender a ler e escrever por meio de práticas e materiais reais de leitura e escrita, salientando que a alfabetização e o letramento devem ocorrer de forma articulada.
  • Entrevista com Magda Soares (parte III) Vídeo: políticas públicas para a alfabetização: tanto as de âmbito nacional, como as de nível estadual e municipal. A educadora aborda, também, a questão das avaliações externas e pondera que é importante haver um olhar "de fora" sobre a educação desde que baseado em um currículo com metas estabelecidas de forma clara.

Links Legais
Letramento / Alfabetização
Técnicas
Linguagem
Produção de Texto
Material

6 de mai de 2016

Dia das Mães


Fizemos alguns "mimos" para as mães da turma...
 
 
Cartão Buquê
~~~~~~~~~~~~
 
Colei essa imagem em folha de papel na horizontal, de forma que cada folha tivesse 2 buquês.
Cortei o retângulo, cada criança pintou e escreveu atrás: "Mamãe, eu te amo!
Dobrei nas marcas, dando a forma de um buquê.
 
 
♥♥♥
 

 
Desenho para a Mamãe
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
As crianças tiveram essa ideia. Então, um desenho virou "presente".
Colocamos o desenho dentro de um envelope.
 
Nessa escrita do envelope aprendemos: que ele serve para guardar uma carta, um desenho, um cartão. Que na parte da frente escrevemos QUEM receberá o envelope (destinatário). Na parte de traz escrevemos quem mandou o envelope (remetente). Utilizamos a escrita da esquerda para a direita, na frente e atrás, e os conceitos de em cima e embaixo.
 
 
♥♥♥
 


Lembrancinha: Caderno de Anotações
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
 
Usei um caderno pequeno, encapado com cartolina decorada. As crianças pintaram com capricho!
Depois colei a pintura na capa, e por dentro (na contracapa) colei duas mensagens:
 



A caneta está com um adesivo (etiqueta com cola) da Mamãe Coruja:
 
As lembrancinhas foram para muitas Mamães Corujas!!!
 

Depois coloquei tudo que fizeram em um saco de celofane amarrado com fitilho.
 
♥♥♥
 
Feliz Dia das Mães!!!
 
Organizado por Ivanise Meyer®
 


2 de mai de 2016

Índios do Brasil

Índios do Brasil
~~~~~~~~~~~~~~~~
 Após uma "imersão" na cultura indígena com livros, fotos, vídeos e muita conversa, cada criança fez a pintura corporal no seu índio.



Silhueta preparada (papel karft colado em cartolina preta para dar esse efeito de "borda", como se fosse um contorno).

Desenhos com tinta nanquim (preta) usando o cotonete.

Esse trabalho autoral, feito por crianças de 5 e 6 anos, foi graças a muita informação sobre a cultura indígena.


No outro dia, as crianças pintaram com tinta vermelha (nanquim), usando o cotonete.
Para finalizar, colei penas formando um "cocar", colei um palito forrado de fita adesiva preta e colei atrás do índio.


Acho engraçado quando me perguntam o quê vou trabalhar no dia do índio...
Já escrevi isso aqui mais de uma vez.

Certamente não vou trazer uma "folhinha" para as crianças pintarem com um índio estereotipado, ou aqueles índios da América do Norte, com calça de couro e machadinhas cruzadas de enfeite...

Se é para falar sobre a cultura indígena brasileira, que se pesquise e traga para as crianças: bons livros, imagens (há muitas na internet), música indígena (de verdade!), lendas (há ótimas em vídeo!).

Eu montei uma apresentação em Power Point para apresentar as imagens.

Se quiser mais sugestões, clique aqui. 

Ivanise :) 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...