Opinião: Experiência Bem Sucedida


Experiência bem sucedida
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Texto postado no Facebook em 09/06/2018
Ivanise Meyer

"Experiência bem sucedida" é um termo que me desperta várias reflexões. Ele me lembra algo episódico, como um evento, algo que aconteceu com dia e horário, foi fotografado, registrado com alguma finalidade.

Esse "bem sucedido" traz uma ideia de extraordinário, algo que foi muito diferente do cotidiano, ou seja, eventual. Como disse uma mestra: "Evento é como o vento". Complemento sua frase: o evento acontece e se perde. Não fica, não permanece.

Participei em 2003 da 1.ª Troca de Experiências Bem Sucedidas em Educação Infantil. Relatei um projeto maravilhoso que fiz com meus alunos, com envolvimento dos pais, uma exposição organizada com as crianças. Fui premiada, recebi uma placa na categoria Comunicações.

Não quis mais participar desse tipo de premiação. Por quê?
Porque não acredito que meu cotidiano em sala de aula possa ser pontuado por um "evento". A partir dessa reflexão criei um blog em 2007, passando a compartilhar algumas das atividades que consegui fotografar (nem sempre é possível tirar fotos). São atividades do meu dia a dia. Fazem parte da história com a turma.

Por isso não faço inscrição em "prêmios". Minha premiação é diária. Nem todos os dias são "bem sucedidos", porém, desejo que todos os dias possuam algo de bom a ser aprendido.
"Bem sucedido" é despertar o desejo de voltar, o desejo de estar na escola, o desejo de aprender.


♥♥♥


Comentários

Postagens mais visitadas