Projeto: Delícias Literárias

Delícias Literárias: Sabores da Infância
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Projeto Pedagógico 2015 - Prof.ª Ivanise Meyer


O objetivo principal do trabalho na Sala de Leitura é formar leitores literários. Considerando o tema escolhido pela escola para 2015, os 450 anos da Cidade Maravilhosa, o projeto “Delícias Literárias – Sabores da Infância” pretende que as crianças conheçam obras de escritores e ilustradores cariocas, como também aqueles que adotaram a cidade. Utilizaremos livros com textos em prosa, poéticos e narrativas por imagens, além de músicas e histórias na forma de animação ou filmes.

O que as crianças gostam de ouvir? Em uma palavra: histórias! Há um encantamento pelo ouvir, por esse mundo onde fantasia e realidade se confundem, no qual palavra e imagem se fundem. Drummond (2003), em seu poema Procura da Poesia, escreveu sobre o poder das palavras:
Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
(...)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
Tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível que lhe deres:
Trouxeste a chave? (p.24-25)
         
Sem perder o objetivo principal do trabalho na Sala de Leitura, que é formar leitores literários, levando em consideração o tema escolhido pela escola para 2015, os 450 anos da Cidade Maravilhosa, a cada aula ficava pensando o que agradaria às crianças enquanto um projeto de leitura, qual seria o fio condutor que as fizesse querer voltar à Sala, à espera de um capítulo, tal qual fez Sherazade, uma lendária rainha persa e narradora dos contos de As Mil e Uma Noites.

Uma aluna da escola, com 4 anos, disse à mãe que queria ter “aula de Literatura na Sala de Leitura”. Em uma tarde na qual essa aluna participou de uma aula com leitura de livro, contação de um conto e músicas infantis, ela disse: - Quando vai ter Sala de Leitura de novo? Eu quero ir todo dia!

Tal qual alimento que alimenta o corpo, a literatura alimenta a vida, permitindo ir muito além do espaço e tempo. Posso voltar no tempo, ao redor das fogueiras, diante das lareiras; posso viajar no tempo, criando e recriando mundos maravilhosos, tal qual Alice ou o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo.

Literatura é alimento. Comida deliciosa, daquela que faz salivar só de lembrar... Sacia a fome de ouvir muitas histórias. Sacia a fome das rimas, dos versos que só de ler já são música... Sacia a fome das imagens que se traduzem em narrativas...

Todo alimento deve ser preparado com amor, precisa existir um sentimento por quem vai ser saciado, por quem vai ficar com aquele gosto na boca, que um dia, ficará guardado no coração.

Preparando Delícias Literárias:
- Conhecer escritores e ilustradores através da leitura de suas obras;
- Ouvir diferentes gêneros a cada encontro (poemas, prosa, ...)
- Produzir materiais sobre o que estamos aprendendo;

♥♥♥

Fotos do Projeto "Delícias Literárias":

No dia do projeto, a Sala de Leitura era preparada desde a porta. 
Ao passar por aquela cortina, algo mágico iria acontecer...

A cada turma preparei uma "receita mágica" com os ingredientes usados pelos autores para a escrita (ou composição) de suas obras...

E fui colocando na panela pitadas de imaginação, criatividade, alegria, sonho, estudo...


Ingredientes da receita...


Cardápio do Dia



Sala preparada para o Projeto.

Entrada: "A boneca" (Olavo Bilac)

Prato Principal: "Um apólogo" (Machado de Assis) 
* Apólogo: é a narrativa breve de uma situação vivida por seres inanimados (objetos ou elementos da natureza), que adquirem vida e que aludem a uma situação exemplar para os homens. Os personagens não são símbolos como acontece com as personagens da fábula. Ex.: O Sol e o Vento.

Sobremesa: "Chorinho" - Patrimônio Cultural Carioca

Mesa preparada com todo carinho...


Lembrancinha
Cada criança levou um mini folheto sobre este dia.


Mural: "Rio Antigo" - Ambientação da nossa Sala de Leitura (século XIX).
* Ambientação = Ter a ideia ou a noção de alguma coisa, identificar, conhecer, distinguir.



O tempo passou...


 Mural: "Rio de Encantos" - Ambientação da nossa Sala de Leitura (século XX).




Exposição da obra de Marcelo Xavier,
patrono da Sala de Leitura

No último dia do projeto, o cardápio literário foi especial:
A obra de Marcelo Xavier


As crianças também assistiram a mensagem enviada por ele.


Marcelo Xavier gravou um vídeo para as crianças do EDI José Alpoim:


Nós do E.D.I. José Alpoim, espaço de desenvolvimento infantil no Rio de Janeiro, no bairro de Colégio (5.ª CRE), agradecemos por este vídeo. A Sala de Leitura Marcelo Xavier foi inspirada no livro "Asa de Papel" e nos sentimos honrados com sua mensagem tão carinhosa. Agradeço em nome das crianças, direção, professores e funcionários de nossa escola. Obrigada também ao Leonardo (assistente do Marcelo) que colaborou conosco.
Prof.ª Ivanise Meyer

Comentários

Postagens mais visitadas