Dia das Mães: Fábrica de Lembranças

Fábrica de Lembranças
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por Ivanise Meyer (maio/2019)

Meus alunos estão no 3.º ano do Ensino Fundamental. Estamos estudando as classes gramaticais, especialmente os substantivos e adjetivos.
Com a proximidade da comemoração do "dia das mães", planejei uma sequência de atividades sobre as "qualidades da mamãe".
Trago para vocês o relato desta atividade que chamei de "FÁBRICA DE LEMBRANÇAS".

Cada criança recebeu esse CRACHÁ de funcionário da nossa fábrica.

Antes de iniciar a nossa produção, expliquei todos os passos (os setores). 
Um aluno me ajudou lendo os cartazes que ficavam sobre as mesas. Peguei os frascos e mostrei a eles como deveriam enchê-los, os cuidados para não derramar os líquidos, o que fazer caso derramasse (limpar com guardanapo de papel). Expliquei que precisavam seguir as ETAPAS (setor 1, 2, 3 e 4) e aguardar pela finalização (5) que seria na minha mesa (controle de qualidade da fábrica).

No dia seguinte, eu e uma aluna finalizamos as embalagens e conferimos todas as produções.

♥♥♥

Conheça nossa fábrica:

Painel com as instruções dos setores da fábrica

♥♥♥


Usamos essas embalagens com "bico" para facilitar o preenchimento do frasco.

♥♥♥


Dica: o hidratante precisa ter uma consistência "líquida" para facilitar o preenchimento do frasco (tipo loção).

♥♥♥


As crianças gostaram dessa embalagem (é só puxar as fitas laterais).

♥♥♥



Todos seguiram as instruções.

♥♥♥


Esse foi o meu setor...


Etiqueta colada atrás da bolsa.

Presentes prontos!!!

♥♥♥

PRODUÇÃO DE TEXTO: LISTAS
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Perguntei às crianças: - O que é uma lembrança?
Falamos sobre memória, sobre as sensações que permanecem registradas e que podemos acessar usando essas lembranças.
Contei a eles sobre minha primeira professora... Fui para a escola muito nova, não havia "jardim de infância" perto de casa, então comecei a estudar no que seria hoje o 2.º ano. Era uma aluna "ouvinte" (fora da idade). Foi assim que aprendi a ler e a escrever. Guardei da minha professora o nome (Maria Cristina) e o perfume (lavanda). Essas são as minhas lembranças desse tempo...
- O que faz você se lembrar da sua mãe?
- Quais são as qualidades dela que você não esquece?
Foi assim que elegemos as qualidades de todas as mães da turma (registrei as listas no quadro). 
Depois cada criança escolheu seis características e registrou sua lista em um papel.
Com essas qualidades, montamos um cordão para ser usado no dia da nossa apresentação.

As qualidades das mães da turma (todos falaram e eu anotei as listas no quadro).

Cada criança escolheu seis qualidades sobre a sua mãe.
A primeira escrita foi revisada...

... as palavras já corridas foram escritas no cordão.


Cordão pronto!

Materiais da nossa apresentação.

Comentários

Postagens mais visitadas