Aniversariantes 2019: Sítio do Picapau Amarelo

Festa dos Aniversariantes do Ano
29/11/2019
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Comemoramos todos os aniversários hoje! É um momento muito esperado pelas crianças.
Temos muito a agradecer: pela vida, por estarmos juntos, por tudo que aprendemos, não apenas os conteúdos, mas a convivência, a empatia, a solidariedade, a paciência e a perseverança. Palavras importantes que vivenciamos: respeito e justiça.

Essa festa estava nos meus sonhos há muito tempo... Pesquisei na internet, procurei apetrechos no Mercadão e na Praça Dois, quase um ano planejando esse momento. Graças a Deus, deu tudo certo! As crianças ajudaram na organização, me ajudaram a servir as guloseimas e curtiram bastante os detalhes da mesa.

O "livro" do Monteiro Lobato fez muito sucesso quando descobriram suas fotos!
Tivemos a história "Caçadas de Pedrinho" em vídeo, com pipoca e guaraná. A jarra com a torneirinha fez sucesso.
Espero que cada criança possa ter sentido o carinho presente em cada detalhe.


Enquanto arrumei a mesa, as crianças assistiram
 aos episódios de Caçadas de Pedrinho.
 Alguns momentos da nossa festa:
Como havia "muita informação" visual na mesa, optei por deixar o painel mais essencial apenas com o cartaz.
Os personagens ficaram no alto, pendurados por um fio de nylon.
As crianças curtiram muito essa mesa preparada especialmente para elas...
Foram surpreendidos como o "livro" do Monteiro Lobato...

As crianças ficaram maravilhadas quando viram esse "livro" sobre a nossa mesa de aniversários. Tive a ideia quase meia-noite, pois achei que faltava algo para surpreender meus pequenos.
Esse livro é como uma caixa de madeira. Acho que comprei há uns 4 anos e guardei para uma ocasião especial. É o nosso famoso "olhar pedagógico"!!!

Por dentro, fiz uma montagem com as fotos deles, a nossa capa da prova (quebra-cabeça com os nomes deles) e uma frase do Monteiro Lobato.
Foi a surpresa da festa! Se ver naquele painel de fotos foi tudo de bom!!!


Pílulas do Doutor Caramujo
Gostosuras da tia Nastácia
Pipoca da Cuca
 ♥
Balinhas do Pedrinho
Visconde e os lápis decorados
 ♥
Homenagem ao Monteiro Lobato
 ♥
Dona Benta e sua máquina de costura (é uma caixinha de música)
 ♥
Narizinho, Saci, Marquês de Rabicó, Quindim...
 ♥
Pirulitos da Emília
 ♥
Fofuras da Dona Benta


Esse foi o nosso "bolo".
♥♥♥


BASTIDORES
Esse caderninho me acompanha o ano todo, anoto nele as ideias, listas (de compras, de afazeres, das emergências). Essa festa começou a ser preparada com muita antecedência. Ano passado já pensava no tema, mas acabei fazendo sobre os piratas, por causa das atividades que planejei.
Este ano, desde abril temos falado mais na obra do Monteiro Lobato. As crianças tiveram contato com os textos de algumas obras. Percebendo o interesse delas, levei adiante a ideia da fest
a com o tema do Sítio.
Como o Sítio saiu da televisão aberta, há muito tempo os produtos deixaram de ser comercializados. Em 2014, uma moça no Mercadão de Madureira me explicou: - Se sair da televisão, a fábrica para de fazer os itens de festa.
Então, fui pesquisando na internet, buscando ideias para adaptar a minha realidade (e bolso!).
Eu reaproveito muitas coisas de outras atividades que já fiz. TNT é vida! Foi toalha, fiz o painel, etc.
Faltou tirar fotos das bolsas!!! O que seria da minha vida sem as bolsas! Rsrsrs!!!
A cada áudio com minha irmã Ione, ia imaginando os enfeites, a disposição das mesas, a arrumação da sala...
Nessa festa, as crianças me ajudaram muito na hora de servir as guloseimas, amaram pegar o Guaravita na jarra com torneirinha, e no final, deixaram a sala limpa, sendo elogiados pelos garis que varrem as salas no final dos turnos.
Metas, planejamentos, decisões, boa vontade e disposição. É a "receita" que uso há 31 anos. O meu "individual" é coletivo, partilhado com minhas crianças.
Minha alegria maior é sentir essa alegria das crianças. Isso faz um bem pra vida!

Comentários

Postagens mais visitadas