Matemática 29: Materiais Concretos

Materiais Concretos na 
Matemática
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O uso dos materiais concretos na Matemática é uma prática importante para a construção de conceitos e procedimentos que envolvem raciocínio lógico, cálculo mental e a resolução de situações-problema.

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1. BLOCOS LÓGICOS

A Geometria exige uma maneira específica de raciocinar, explorar e descobrir, fatores que desempenham importante papel na concepção de espaço pela criança.As figuras geométricas mais conhecidas pelos alunos são o quadrado, o retângulo, o triângulo e o círculo que são trabalhadas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Nas classes de educação infantil, os blocos lógicos, pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato. 
Para ver sugestões do uso dos blocos lógicos, clique aqui.

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2. MATERIAL DOURADO
Material Dourado é um dos materiais idealizados pela médica e educadora Maria Montessori. Ele tem como foco o trabalho com a matemática. Apesar de ter sido elaborado para o trabalho com aritmética, seguiu os mesmos princípios montessorianos sobre a educação sensorial.

Para conhecer mais sobre o material dourado e baixar material em PDF, clique aqui.

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3. RÉGUAS CUISINAIRE

Criado por Georges Cuisenaire (1891-1976), é composto de barras em forma de prismas quadrangulares, feitas de madeira, com cores padronizadas. Os comprimentos variam de 1 em 1 centímetro, indo de 1 a 10.
Para saber de atividades com este material, clique aqui.

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4. DADOS
Os dados podem ser utilizados para várias atividades envolvendo escolha, cálculos, regras de jogos, etc.

É possível confeccionar dados com diversos materiais e tamanhos.

Há dados com mais "faces".

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5. DINHEIRO (sem valor)

Cédulas e moedas (sem valor) são recursos para os estudos do Sistema Monetário Brasileiro. Além do reconhecimento dos valores, pode-se planejar jogos e atividades que permitam o seu uso em diversas operações (adição, subtração, etc) em situações-problema de compra e venda, lucro e prejuízo, pagamentos com ou sem troco.

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6. MATERIAL DE CONTAGEM
Podemos ter diversos materiais de contagem para atividades de Matemática:
palitos, tampinhas plásticas, etc.
Importante observar o tamanho das peças e a idade das crianças, especialmente as que colocam objetos na boca.
Caixas de contagem podem ter objetos diversos, com ou sem um tema (por exemplo: animais), utilizadas de acordo com o planejamento das atividades.

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7. PALITOS
Os palitos (madeira) são materiais que permitem uma série de atividades, especialmente a contagem. Além disso, podem ser utilizados na construção de materiais e jogos para uso em sala de aula.


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8. ÁBACO
Os primeiros cálculos matemáticos eram feitos “nos dedos”, porém, à medida que os números foram ficando maiores, foi necessário o desenvolvimento de uma ferramenta mais eficaz. O ábaco é considerado a calculadora mais antiga criada pelo ser humano.

Trata-se de um instrumento utilizado para cálculos matemáticos criado por volta de 5.000 anos atrás, onde não se sabe ao certo quem foi o responsável pela invenção. Os historiadores têm indícios de sua utilização inicialmente na China, no Egito, na Índia e na Mesopotâmia.
O ábaco escolar utilizado no Brasil é utilizado para facilitar a compreensão do sistema numérico de base 10 e das operações básicas. Este ábaco é feito em formato retangular, normalmente em madeira, com hastes internas com 10 bolinhas cada, isto porque ele é baseado no sistema decimal, que utiliza 10 símbolos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9). A primeira haste representa a unidade, a segunda representa a dezena, a terceira representa a centena, etc. Assim, quanto mais hastes, maior a capacidade de cálculo do ábaco.
Saiba mais sobre o ábaco clicando aqui.
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9. FICHAS ESCALONADAS (OU SOBREPOSTAS)


As fichas escalonadas são fichas numéricas com números organizados em classes. Esse material auxilia a compreensão sobre a formação do número: composição e decomposição.
Para baixar o arquivos das fichas em PDF, clique aqui.

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10. BALANÇA

As balanças convencionais ou construídas são recursos para a experimentação das crianças comparando materiais diversos, usando padrões (unidades de medidas).



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11. RÉGUA / FITA MÉTRICA



O uso de réguas, mesmo da fita métrica, auxilia nas atividades que envolvam o uso de medidas de comprimento.

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12. GEOPLANO 
geoplano é um recurso didático que pode ser utilizado para o estudo da geometria e propicia a construção do conhecimento matemático através de atividades concretas, práticas e desafiadoras.
É um material manipulativo que facilita o processo de ensino-aprendizagem da matemática, dando apoio e suporte à representação mental favorecendo, assim, a abstração.
O geoplano consiste em uma placa de madeira de forma quadrada ou retangular em que são cravados pinos formando uma malha quadriculada (reticulado). A distância entre os pinos, tando na horizontal, quanto na vertical, é sempre a mesma e as representações geométricas são feitas utilizando-se elásticos coloridos ou cordões.


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13. RELÓGIO

O relógio em sala de aula é mais um recurso que pode ser utilizado nas aulas de Matemática, além possibilitar a observação da medida de tempo.


É possível confeccionar relógios com as crianças.

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14. JOGOS

O brinquedo educativo é um recurso que ensina, desenvolve de forma prazerosa muitas habilidades infantis. 
O brinquedo educativo assume a função lúdica e educativa.
Jogos com regras necessitam de acompanhamento até que as crianças entendam e utilizem as regras para jogar. Muitas vezes, um jogo não dá certo na turma porque não houve um preparo dessa atividade. Pegar as peças colocar sobre uma mesa e achar que as crianças vão reconhecer a utilização do jogo, pode ser bem desastroso. Se queremos utilizar esse recurso, é preciso paciência e perseverança, e um bom planeamento.
Exemplos: 
Quebra-cabeça, tangram, dominó, jogo de percurso (trilha ou tabuleiro), jogo da memória, jogo da velha, boliche, bingo, jogo com cartas (baralhos), etc.

Veja muitas sugestões clicando aqui.

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15. QUADRO VALOR DE LUGAR (QVL)

O quadro valor de usar é um material utilizado de forma coletiva ou individualmente.
Utilizando palitos ou algarismos para representar um numeral, Quadro de Valor de Lugar (QVL), permite a construção sobre o valor do algarismo através do lugar que ele ocupa (valor posicional).


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16. CALCULADORA

A calculadora é mais um recurso nas aulas de Matemática.

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17. FORMAS GEOMÉTRICAS
Há materiais mais específicos como as formas geométricas bi e tridimensionais. 
Podem ser de madeira, construídos com cartolina, ou usando caixas e objetos diversos (material de sucata). 

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18. AMBIENTE MATEMATIZADOR

É possível criar um ambiente matematizador na sala de aula utilizando cartazes com informações que possam ser utilizadas pelas crianças.
Em 2018, montei esse "Cantinho da Matemática" no mural da sala com diversas informações que foram exploradas ao longo do ano.
Na sala de aula, podemos ter calendários diversos (semanal, mensal, anua, tabelas, gráficos, ou seja, maneiras de organizar os dados e informações das atividades.
cartazes que podem ser permanentes, outros deverão ser trocados conforme a utilização.

Outra sugestão é um cantinho da "vida prática", com objetos como balança, medidores, fita métrica, dinheiro (sem valor), réguas, etc, que podem ser organizados de acordo com as atividades propostas.

Uma sugestão de sequência de atividades é a "festa junimática", na qual todos os jogos foram direcionados aos conteúdos matemáticos que as crianças estavam estudando. Clique aqui para conhecer.



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