29 de ago de 2018

Monografia: Leitura e Escrita na Educação Infantil


Retratos Escritos:
Imagens da Leitura e Escrita na Educação Infantil
Ivanise Meyer

RESUMO 

            Esta monografia relata as minhas experiências de professora com a leitura e a escrita, durante dois anos consecutivos, em uma turma de Educação Infantil de escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.
A metodologia utilizada entrelaça histórias cotidianas, relatos de experiências, pesquisa documental, referenciais teóricos (revisão bibliográfica), que foram tecendo reflexões sobre o trabalho de letramento na Educação Infantil.
            Os retratos escritos trazem as práticas e as teorias a elas relacionadas, através das palavras que traduzem as imagens da memória, dos registros escritos, das fotografias e de materiais pedagógicos produzidos para professores da rede municipal entre as décadas de 70 e 80.
            Mediando minha interpretação das práticas, trouxe Freire, Vygotsky, Benjamin e Bakhtin dialogando sobre a linguagem, a criança e o professor. Outros autores foram se entrecruzando, permitindo um delineamento das especificidades da leitura e da escrita na Educação Infantil.
            O objetivo desta monografia é discutir as possibilidades de trabalhar as práticas sociais de leitura e escrita das crianças no cotidiano da Educação Infantil. O letramento é o fio condutor das discussões. Relacionando o tempo, o espaço, a prática e a teoria, os retratos escritos se organizam em torno de três eixos: I –    Os encontros entre tempo e espaço na Educação Infantil partindo da minha história de professora, das crianças da turma e da história do atendimento da rede pública à criança pequena no Rio de Janeiro. II – As possibilidades de trabalho nos contextos das práticas sociais de leitura e escrita das crianças, através do relato de nossas experiências de letramento, durante os anos letivos de 2002 e 2003. III – As interações entre letramento e alfabetização como proposta de trabalho na Educação Infantil.
            Entendendo que a ação letrar-alfabetizar deve permitir à criança o maior conhecimento possível sobre os contextos onde circulam a leitura e a escrita, é possível à Educação Infantil possibilitar que a linguagem seja um instrumento de inclusão no mundo da cultura escrita, por direito de cada criança.

 Palavras-chave: alfabetização, escrita, leitura, letramento. 

♥♥♥

Para ler a monografia na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...