23 de abr de 2010

Hipóteses de Escrita


Hipóteses de Escrita
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Teste seus conhecimentos

Descobri no site da Revista Nova Escola e
 não poderia deixar de compartilhar com vocês:

É um teste sobre o conhecimento do professor sobre as hipóteses de escrita.
Faça o teste e confira. Eu gostei do desafio!

Só para recordar:

  • Pré-silábica, sem variações quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras. O aluno diferencia desenhos (que não podem ser lidos) de “escritos” (que podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, símbolos ou letras. A leitura que realiza do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.

  • Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra, mas não entre as palavras. A leitura do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.

  • Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra e entre as palavras (variação qualitativa intrafigural e interfigural). Neste nível, o aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.

  • Silábica sem valor sonoro convencional. Cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela sílaba. A leitura é silabada.

  • Silábica com valor sonoro convencional. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, em geral representada pela vogal, mas não exclusivamente. A leitura é silabada.

  • Silábico-alfabética. Este nível marca a transição do aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas.

  • Alfabética. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas.

  • Alfabética. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba e também domina as convenções ortográficas.
Organizado por Ivanise Meyer®

Um comentário:

Marcita LOve disse...

Olá Ivanise! Adorei seu blog! Sempre pesquiso blogs que me ajudem como mãe, pois ajudo muito meus filhos nos estudos e acabei chegando no seu blog, obrigada por partilhar seu conhecimento,estou te presenteando com um selinho, espero que goste, pegue em meu blog, bjksss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...