Brincar & Viver


BRINCAR & VIVER é o resultado das minhas práticas na Educação Infantil, a partir das reflexões possibilitadas pela leitura das obras de Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, entre outros. Além de contar sobre o meu percurso como professora na Educação Infantil, trouxe uma proposta de trabalho com as crianças a partir das competências e habilidades. Há projetos desenvolvidos e questões metodológicas como a rotina, o planejamento, observação, registro e avaliação. As referências bibliográficas são fontes valiosas de pesquisa para o professor de Educação Infantil.

Já estamos na 5.ª edição.

♥♥♥

BRINCAR & VIVER: PROJETOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Editora: WAK - Rio de Janeiro

Tels.: (21) 3208-6113 - 3208-6095

Veja de pertinho no site da editora WAK:


Deixo aqui o sumário do Brincar & Viver para você conhecer mais um pouquinho do livro...

♥♥♥

SUMÁRIO do livro Brincar & Viver (Ivanise Meyer)

Prefácio
Introdução
I. A formação em questão

II. “Por que a criança foi matriculada na Educação Infantil?”
2.1. Concepções de Educação Infantil
2.2. Pressupostos teóricos das ações
2.3. “Brincando se aprende a viver”
2.4. Proposta de trabalho na Educação Infantil: “Brincar & Viver”
2.4.1. Objetivos Gerais da Educação Infantil
2.4.2. Conteúdos (Conceitos, Procedimentos e Atitudes)

III. Competências desenvolvidas na Educação Infantil
3.1. Participando do Projeto Político-Pedagógico
3.2. Competências, habilidades e conteúdos
3.2.1. Crianças com necessidades educativas especiais
3.3. Eixos de trabalho na Educação Infantil
3.3.1Identidade e Autonomia
3.3.2. Linguagem Oral e Escrita
3.3.3. Movimento
3.3.4. Música
3.3.5. Artes Plásticas
3.3.6. Matemática
3.3.7. Conhecimentos Naturais
3.3.8. Conhecimentos Sociais

IV. Trabalhando com PROJETOS
4.1. Tipos de Projetos
4.2. Relato de um Projeto da Turma 20
4.3. Projeto: “Participar, conhecer e construir” – Direitos da Criança
4.3.1. Trabalhando com os Contos de Fadas

V. Discutindo e refletindo – implicações metodológicas
5.1.Rotina – estruturando o tempo/espaço no cotidiano
5.2.Planejamento e estratégias
5.2.1. Relatos de estratégias: a vida na sala de aula
5.3.Observação, registro e avaliação

VI. Considerações finais

Referências Bibliográficas
Anexos (entrevista com pais, atividades desenvolvidas na Educação Infantil)
♥♥♥

Todas as postagens sobre o livro estão aqui.


Essa é a capa da 5.ª edição.
Organizado por Ivanise Meyer®

Postagens mais visitadas