Portfólio Escolar

Portfólio Escolar:
o que é, como elaborar, como apresentar?
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Ivanise Meyer
1. O que é portfólio?

Definição

·       PORT  = portar / FÓLIO = folha. Resumindo: pasta onde se coloca folhas.

·       O portfólio é uma coletânea de trabalhos.

·       Portfólio é um conjunto organizado de trabalhos produzidos ao longo de determinado período (o ano letivo, por exemplo).

Portfólio de Aprendizagem

·       Utilizado na Educação como “portfólio de aprendizagem” dos alunos. Esse tipo de portfólio é elaborado pelo aluno, sob a supervisão do(a) professor(a). Serve também como instrumento de avaliação.

·       O portfólio começou a difundir-se em espaço escolar na década de 90, com ênfase nos Estados Unidos. O portfólio vem sendo evidenciado como um dos mais novos subsídios para uma avaliação dinâmica e eficiente do ensino.

Portfólio Escolar

·       O professor pode elaborar um portfólio para registrar e divulgar o trabalho realizado na sala de aula, na sala de leitura (biblioteca), ou na escola.

·       Registros encontrados em um portfólio: fotografias, projetos, produções, dinâmicas, atuações gravadas em vídeo e áudio, exposições, participação em eventos, cursos, reuniões, etc.

·       Um portfólio elaborado por um professor sobre um projeto, ou ano letivo, também serve como uma avaliação do trabalho desenvolvido.

Observação: O portfólio não é um "caderno de planos", ou seja, um caderno de planejamento. Ele é um documento do que foi realizado a partir do que foi planejado.

 

2. Passo a passo

·       Materiais a serem guardados: fotografias, produções, documentos, etc. Guardar em uma pasta (papéis e materiais que poderão ser aproveitados). Não se monta um portfólio "sem material".

·       Montagem usando o computador:

a) Abrir uma pasta no computador para salvar arquivos que serão utilizados (texto, fotos, etc);

b) Abrir um arquivo no Word e salvar como “Portfólio (ano)”. Toda vez que precisar acrescentar algum registro, vá neste arquivo e salve o trabalho. Você poderá escrever aos poucos, ou depois que estiver com todo o material selecionado.

·       Montagem sem usar o computador: é mais artesanal. Pode-se utilizar um caderno de desenho como base (já tem a espiral). Também é possível elaborar as folhas "soltas", colocar em pasta catálogo ou encadernar no final.

 

3. Sequência

·       Capa: identificação, data;

·       Apresentação (introdução) com o objetivo do portfólio;

·       Principais atividades desenvolvidas (com textos, fotos, gráficos, tabelas, e tudo que mereça ser registrado);

·       Registros fotográficos: ao longo do portfólio, com legenda nas fotos;

·       Agradecimentos ou créditos: pessoas que ajudaram de alguma forma o desenvolvimento das atividades;

·       Referências bibliográficas: material que foi consultado ou utilizado.

 

4. Formas de Apresentação

·       Pasta catálogo com envelopes plásticos (dá maior durabilidade);

·       Encadernação das folhas impressas;

·       Em CD ou DVD ou Pen Drive: o arquivo poderá ser gravado em PDF (imagem), não permitindo a modificação do mesmo durante a visualização;

·       PowerPoint (slides) e Movie Maker (vídeo/filme): são apresentações que privilegiam as imagens, devem ter pouco texto;

·       Internet: plataformas de publicação como o ISSUU (publica o arquivo em PDF  como uma revista digital).

 

Alguns modelos de portfólio de trabalho desenvolvido com minhas turmas:


 
 
 
Fui convidada pela prof.ª Inês Rocha, da Sala de Leitura Polo do GEC Mario Paulo de Britto, para conversar com as colegas sobre como elaborei meu portfólio das atividades desenvolvidas em 2014.
Elaborei um texto e PowerPoint específicos para o trabalho na Sala de Leitura.
Então, resolvi compartilhar o texto (com algumas modificações) com vocês.
 
Elaboro portfólios do meu trabalho em sala de aula desde 2002, especialmente dos projetos, mas também contando sobre os anos letivos.
Além de ser "memória" de tudo que aconteceu, fica uma bela recordação, permitindo até mesmo avaliar o trabalho desenvolvido.
 
Há um custo? Sim, é claro, se pensarmos na impressão e na compra da pasta. Mas, atualmente, pode-se utilizar de mídias como CDs, DVDs ou pen drives para gravar os portfólios. Além das plataformas de publicação, onde você só precisará da internet.
 
Espero que essa sementinha floresça em muitos portfólios espalhados por aí...
Um abraço,
Ivanise :)

 

Comentários

Jeanne Geyer disse…
Olá, estou divulgando meu blog infantil e procurando outros voltados à criança. aguardo tua visita: http://mentesinfantisfuturodapaz.blogspot.com.br/
:)))
Silvia Resende disse…
Bom dia, estou iniciando um trabalho de montagem de um portfólio para a Educação Infantil l, tenho idéias e vc me esclareceu muito. gostaria de saber, quanto tempo leva para montar, já tenho algum material selecionado. Obrigada!
Ivanise Meyer disse…
Oi, Sielen!
Em relação ao tempo, depende da quantidade de material e de como você irá organizar seu portfólio. Você pode ir montando aos poucos, mês a mês, ou de uma vez só no final do ano. Quanto mais experiência nesse tipo de organização, mais "rápido" será.
Bjks,
Ivanise Meyer
Péricles Neto disse…
Obrigado por compartilhar sua experiência.
Unknown disse…
Gostei me esclareceu muito,obrigado
Unknown disse…
Gostei,estava sem saber começar, Deus abençoe .
Unknown disse…
Gostei muito precisava orientar meus alunos obrigada

Postagens mais visitadas