Idéias para a Educação Infantil
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
BRINCAR & VIVER é o resultado das minhas práticas na Educação Infantil, a partir das reflexões possibilitadas pela leitura das obras de Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, entre outros. Além de contar sobre o meu percurso como professora na Educação Infantil, trouxe uma proposta de trabalho com as crianças a partir das competências e habilidades. Há projetos desenvolvidos e questões metodológicas como a rotina, o planejamento, observação, registro e avaliação. As referências bibliográficas são fontes valiosas de pesquisa para o professor de Educação Infantil.
Já estamos na 4.ª edição.
♥♥♥
BRINCAR & VIVER: PROJETOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Editora: WAK - Rio de Janeiro
Tels.: (21) 3208-6113 - 3208-6095
Veja de pertinho no site da editora WAK:
Deixo aqui o sumário do Brincar & Viver para você conhecer mais um pouquinho do livro...
♥♥♥
SUMÁRIO do livro Brincar & Viver (Ivanise Meyer)
Prefácio
Introdução
I. A formação em questão
II. “Por que a criança foi matriculada na Educação Infantil?”
2.1. Concepções de Educação Infantil
Prefácio
Introdução
I. A formação em questão
II. “Por que a criança foi matriculada na Educação Infantil?”
2.1. Concepções de Educação Infantil
2.2. Pressupostos teóricos das ações
2.3. “Brincando se aprende a viver”
2.4. Proposta de trabalho na Educação Infantil: “Brincar & Viver”
2.4.1. Objetivos Gerais da Educação Infantil
2.4.2. Conteúdos (Conceitos, Procedimentos e Atitudes)
III. Competências desenvolvidas na Educação Infantil
3.1. Participando do Projeto Político-Pedagógico
III. Competências desenvolvidas na Educação Infantil
3.1. Participando do Projeto Político-Pedagógico
3.2. Competências, habilidades e conteúdos
3.2.1. Crianças com necessidades educativas especiais
3.3. Eixos de trabalho na Educação Infantil
3.3.1Identidade e Autonomia
3.3.2. Linguagem Oral e Escrita
3.3.3. Movimento
3.3.3. Movimento
3.3.4. Música
3.3.5. Artes Plásticas
3.3.6. Matemática
3.3.6. Matemática
3.3.7. Conhecimentos Naturais
3.3.8. Conhecimentos Sociais
IV. Trabalhando com PROJETOS
4.1. Tipos de Projetos
4.2. Relato de um Projeto da Turma 20
4.3. Projeto: “Participar, conhecer e construir” – Direitos da Criança
IV. Trabalhando com PROJETOS
4.1. Tipos de Projetos
4.2. Relato de um Projeto da Turma 20
4.3. Projeto: “Participar, conhecer e construir” – Direitos da Criança
4.3.1. Trabalhando com os Contos de Fadas
V. Discutindo e refletindo – implicações metodológicas
5.1.Rotina – estruturando o tempo/espaço no cotidiano
V. Discutindo e refletindo – implicações metodológicas
5.1.Rotina – estruturando o tempo/espaço no cotidiano
5.2.Planejamento e estratégias
5.2.1. Relatos de estratégias: a vida na sala de aula
5.3.Observação, registro e avaliação
VI. Considerações finais
Referências Bibliográficas
VI. Considerações finais
Referências Bibliográficas
Anexos (entrevista com pais, atividades desenvolvidas na Educação Infantil)
Comentários
Chau besos.
bjinhuxxx
Ah! Ja encomendei o meu livro e estou anciosa pra conhecer seu trabalho de perto.
Beijocas no coração.