5 de jul de 2009

Linguagem 31: jogos com o alfabeto


1. Quebra-cabeça do alfabeto

Habilidades: ordem alfabética / reconhecimento de letras

Colocar as letras do alfabeto em ordem é como montar um quebra-cabeça.

Material: letras (em EVA, plástico ou cartolina).

IMPORTANTE: Combinar as regras do jogo antes de começar. As letras devem ser colocadas, uma após a outra, seguindo a ordem alfabética.

Sugestão: Distribuir um jogo com as 26 letras do alfabeto para grupos de crianças. Colocar uma música como "marcadora de tempo". Durante a música, os grupos montarão o alfabeto.

Pode-se deixar um alfabetário na sala para que as crianças possam consultá-lo.

Como atividade para crianças mais novas, sugiro que deixe um alfabeto sobre a mesa, assim as crianças colocarão as letras abaixo (ou acima) preocupando-se apenas com o pareamento das letras.


♥♥♥


2. Jogo das Consoantes

Habilidade: reconhecimento de som inicial

Material: cartões (do tamanho de cartas) com as consoantes escritas.

Sugestão (1): Embaralhar as cartas. Colocá-las em pilha sobre a mesa, viradas para baixo. Pegar uma carta, sem mostrar aos outros colegas, dizer uma palavra que começa com a letra que pegou. Quem falar a letra primeiro, ficará com a carta.

Sugestão (2): Uma criança (ou adulto) tira a carta da pilha, diz uma palavra que comece com aquela letra, as crianças dizem qual é a letra inicial.

Sugestão (3): Tirar uma carta e dizer uma palavra que inicia com aquela letra. Se acertar, fica com a carta. Se errar, devolve para o final da pilha.


♥♥♥


3. Bingo do Alfabeto

Habilidade: reconhecimento das letras

Material: Preparar as cartelas do bingo de acordo com o número de crianças.

Sugestão (1): Sortear a letra, se a criança tiver a letra, deverá cobrir com uma ficha. Vence a partida quem terninar sua cartela.

Sugestão (2): Preparar figuras com as iniciais para sortear. Exemplo: se sorteio o desenho de uma "casa", marca quem tem a letra "C".


♥♥♥


Vencer ou perder?

..............................


É importante não deixar um clima de "rivalidade" entre os alunos, pois isso poderá gerar uma série de problemas, e os objetivos se perderão...

É importante combinar as REGRAS antes do jogo.

Quanto à questão de "vencer ou perder", é preciso conversar com a turma antes do jogo. Explico para eles que os jogos da escola são especiais, são para APRENDER. Então, se todos aprendem, todos serão "vencedores".

No bingo, por exemplo, quem marca tudo é o primeiro "vencedor", e vamos torcendo por todos os outros colegas.

Eu sorteio todas as letras (ou números)

até que todos tenham marcado seus pontos.

No final, comemoramos todos juntos!!!



Organizado por Ivanise Meyer®

5 comentários:

Vânia Morais :D disse...

nao vejo a hora de trabalhar com alfabetização hihihih
beijos mil

DESCARGA PEDAGÓGICA disse...

Navegando pela net em busca de blogs interessantes (ainda bem que estes apesar de poucos, existem) achei seu espaço.
Vim convidá-lo para conhecer o nosso: 3 educadores, inquietos, pensantes (acredite!), esgotados desse molde atual em que se encontra a educação!
Espero sua visita!

Maju disse...

Adorei as idéias...vamos colocar em prática lá na escola.
Beijos!!

Vânia Morais :D disse...

te deixe um selinho no meu blog
bjsssss

Vânia Morais :D disse...

TEM MAIS selinho pra vc
confere lá
beijocas mil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...