Linguagem 31: jogos com o alfabeto
Habilidades: ordem alfabética / reconhecimento de letras
Colocar as letras do alfabeto em ordem é como montar um quebra-cabeça.
Material: letras (em EVA, plástico ou cartolina).
IMPORTANTE: Combinar as regras do jogo antes de começar. As letras devem ser colocadas, uma após a outra, seguindo a ordem alfabética.
Sugestão: Distribuir um jogo com as 26 letras do alfabeto para grupos de crianças. Colocar uma música como "marcadora de tempo". Durante a música, os grupos montarão o alfabeto.
Pode-se deixar um alfabetário na sala para que as crianças possam consultá-lo.
Como atividade para crianças mais novas, sugiro que deixe um alfabeto sobre a mesa, assim as crianças colocarão as letras abaixo (ou acima) preocupando-se apenas com o pareamento das letras.
♥♥♥
2. Jogo das Consoantes
Habilidade: reconhecimento de som inicial
Material: cartões (do tamanho de cartas) com as consoantes escritas.
Sugestão (1): Embaralhar as cartas. Colocá-las em pilha sobre a mesa, viradas para baixo. Pegar uma carta, sem mostrar aos outros colegas, dizer uma palavra que começa com a letra que pegou. Quem falar a letra primeiro, ficará com a carta.
Sugestão (2): Uma criança (ou adulto) tira a carta da pilha, diz uma palavra que comece com aquela letra, as crianças dizem qual é a letra inicial.
Sugestão (3): Tirar uma carta e dizer uma palavra que inicia com aquela letra. Se acertar, fica com a carta. Se errar, devolve para o final da pilha.
♥♥♥
3. Bingo do Alfabeto
Habilidade: reconhecimento das letras
Material: Preparar as cartelas do bingo de acordo com o número de crianças.
Sugestão (1): Sortear a letra, se a criança tiver a letra, deverá cobrir com uma ficha. Vence a partida quem terninar sua cartela.
Sugestão (2): Preparar figuras com as iniciais para sortear. Exemplo: se sorteio o desenho de uma "casa", marca quem tem a letra "C".
♥♥♥
Vencer ou perder?
..............................
É importante não deixar um clima de "rivalidade" entre os alunos, pois isso poderá gerar uma série de problemas, e os objetivos se perderão...
É importante combinar as REGRAS antes do jogo.
Quanto à questão de "vencer ou perder", é preciso conversar com a turma antes do jogo. Explico para eles que os jogos da escola são especiais, são para APRENDER. Então, se todos aprendem, todos serão "vencedores".
No bingo, por exemplo, quem marca tudo é o primeiro "vencedor", e vamos torcendo por todos os outros colegas.
Eu sorteio todas as letras (ou números)
até que todos tenham marcado seus pontos.
No final, comemoramos todos juntos!!!
Organizado por Ivanise Meyer®
Comentários
beijos mil
Vim convidá-lo para conhecer o nosso: 3 educadores, inquietos, pensantes (acredite!), esgotados desse molde atual em que se encontra a educação!
Espero sua visita!
Beijos!!
bjsssss
confere lá
beijocas mil