Linguagem 36: Quadrinhas

"Quadrinhas"
♥♥♥


O QUE É UMA
QUADRA POPULAR?

É a forma lírica mais comum entre o povo; foi também utilizada por poetas de renome.
Composta por quatro versos, a rima surge geralmente no 2.º e 4.º versos, sendo os outros dois versos sem rima. A quadra popular pode ser composta por uma única estrofe ou por várias.
♥♥♥
"Varais são uma invenção muito antiga da humanidade. Foram criados para expor melhor à luz e ao calor do Sol as coisas que precisam deles para que não mofem, apodreçam ou percam qualidade. Este varal poético serve para a mesma coisa. Expõe produtos do esforço poético de consagrados autores à luz da sensibilidade e ao calor humano das pessoas que por aqui passarem os olhos... Esta luz e este calor não irão alterar os poemas aqui expostos, mas repercutirão na alma de quem os fruir.
Pessoa, não passe sem iluminar com sua presença esta exposição."

Texto de Eliane Mingues
Programa de Formação de Professores Alfabetizadores: Guia de Orientações Metodológicas Gerais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001, p.121
.
Quadrinhas:
♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

VOCÊ ME MANDOU CANTAR
PENSANDO QUE EU NÃO SABIA
POIS EU SOU QUE NEM CIGARRA
CANTO SEMPRE TODO DIA.
LÁ NO FUNDO DO QUINTAL
TEM UM TACHO DE MELADO
QUEM NÃO SABE CANTAR VERSO
É MELHOR FICAR CALADO.
VOCÊ ONTEM ME FALOU
QUE NÃO ANDA NEM PASSEIA
COMO É QUE HOJE CEDINHO
EU VI SEU RASTRO NA AREIA?
VOA, VOA, PASSARINHO
SE TU JÁ QUERES VOAR;
OS PEZINHOS PELO CHÃO
E AS ASINHAS PELO AR.
ESCREVI TEU BELO NOME
NA PALMA DA MINHA MÃO,
PASSOU UM PÁSSARO E DISSE:
- ESCREVE EM TEU CORAÇÃO.
COMO DUAS ANDORINHAS
NUMA TARDE DE VERÃO,
SEREMOS SEMPRE AMIGOS,
AMIGOS DO CORAÇÃO.
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM
QUE O MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NUMA FOLHA DE JASMIM.
FUI FAZER A MINHA CAMA
ME ESQUECI DO COBERTOR
DEU UM VENTO NA ROSEIRA
ENCHEU MINHA CAMA DE FLOR.
SOU PEQUENINA
CRIANÇA MIMOSA
TRAGO NAS FACES
AS CORES DA ROSA.
SOU PEQUENINA
DA PERNA GROSSA
VESTIDO CURTO?
PAPAI NÃO GOSTA.
BATATINHA QUANDO NASCE
ESPARRAMA PELO CHÃO
MEU BENZINHO QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.

OU

BATATINHA QUANDO NASCE
ESPALHA A RAMA PELO CHÃO
MEU BENZINHO QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO.
 
APROVEITA MINHA GENTE
APROVEITA E NÃO DEMORA
QUE A LARANJA ESTÁ ACABANDO
QUE MEU CARRO JÁ VAI EMBORA.
SOU PEQUENININHO
DO TAMANHO DE UM BOTÃO
CARREGO PAPAI NO BOLSO
E MAMÃE NO CORAÇÃO.
PASSARINHO, PASSARINHO
QUE CANTA NO MEU JARDIM,
NÃO O PRENDO AMIGUINHO,
CANTE BEM PERTO DE MIM
AS ESTRELAS NASCEM NO CÉU
OS PEIXES NASCEM NO MAR
EU NASCI AQUI NESTE MUNDO
SOMENTE PARA TE AMAR!
COMO DUAS ANDORINHAS
NUMA TARDE DE VERÃO,
SEREMOS SEMPRE AMIGAS,
AMIGAS DO CORAÇÃO.
Organizado por Ivanise Meyer®

Comentários

SmartKids disse…
Olá!

Não deixe de dar uma passadinha no nosso blog - www.smartkidsblog.blogspot.com/. Contamos com passatempos, desenhos para colorir, jogos e conteúdos para as suas aulas. São sempre muitas novidades.

Um grande abraço da equipe SmartKids!
Olímpia Bezerra disse…
Olá amiga, venho te convidar para participar da blogagem coletiva "Consumo consciente" (de 24 a 30 de agosto). A ideia partiu da amiga Cybele do blog Educar Já. Leve o selinho e participe!
Precisamos fazer algo em defesa do nosso planeta e juntos faremos melhor.

Participe e divulgue!
Beijinhos...
Olímpia ♥
Vânia disse…
passei pra deixar um bjão
Que delíciaaaaaaaa!

Seu blog é uma gostosura!

Me fez lembrar Balão Mágico: "Quadrinhas e um refrão".

Canta, canta
Essa canção
São quadrinhas
E um refrão
Que vão fazer rima
Com seu coração
Rima bem pra cima
Que nem nosso balão (...)

E por aí vai!

Beijãooo.

Pedro Antônio
Cybele Meyer disse…
Hoje tem vídeochat às 10h30 sobre “Consumo Consciente” veja detalhes em http://migre.me/5I5N
Está dada a largada para a Blogagem Coletiva.
Vamos fazer com que seja um sucesso!
Conto com você!
abs
Oi Ivanise,

Parabéns pelo sucesso de seu blog. Será um prazer estar linkado no Baú de Idéias.

Abraço.

João Luís
Cláudia disse…
Copiei as quadrinhas de seu blog para trabalhar com a turma da primeira série. Creditei conforme estava no seu blog.
Grata
Claudia
educarepreciso disse…
Olá, sou Roseli de Pirassununga, adoro o meu trabalho como educadora e dei uma passada para prestigiar o seu. Parabens pelo seu blog.
E aproveito a oportunidade de convidá-la para ver o meu blog:
http://renovarsesempre.blogspot.com
abraços e muitas realizações.

Postagens mais visitadas