15 de set de 2014

Cantinho de Leitura: dicas de organização e regras



Cantinho de Leitura
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Texto de Ivanise Meyer

 
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula. Onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc. As crianças aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado com o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia. Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço.
Não basta apenas colocar um "cantinho de leitura" na sala, ou no pátio, ou em qualquer outro lugar da escola. Se o adulto não fizer alguma intervenção, demonstrando "como se faz" já que ele é o exemplo, é o modelo leitor que a criança tem, os livros e revistas perdem todo o sentido.
Na Educação Infantil, o "cantinho de leitura" é um dos cantos de trabalho diversificado. A criança tem em seu professor o seu "modelo de leitor", então é comum ela querer ler o livro tal qual o professor faz na roda de leitura. É preciso demonstrar como é que se lê sozinho (usando a mesa e cadeira, sentado no chão, em um tapete, etc).
Elaborei esses combinados sobre o cantinho de leitura com regrinhas básicas:

Estas instruções são simples para nós, mas bem complicadas para uma criança. Por isso, inicialmente você precisará estar por perto para lembrar as regras e para alertar sobre algum comportamento perigoso (puxar, jogar, morder, rasgar, dobrar ou amassar o livro). A criança aprende tudo! Mas é preciso dar orientação à criança, lembre-se: "ninguém nasce sabendo" ler um livro!
Sugestões para montagem de um cantinho de leitura:
- Doações: pode-se pedir doação de livro de literatura infantil ou revista (gibi) aos pais das crianças para fazer parte do acervo da turma.
- Doações de pessoas conhecidas: quem estiver se desfazendo dos livros dos filhos "crescidos", por exemplo.
- Algumas editoras fornecem livros de cortesia para professores.
- Empréstimos: se a escola tiver uma biblioteca ou sala de leitura, pode-se retirar livros para compor uma caixa na sala. Estes livros serão devolvidos!
- Caixa de textos: caixa (foto abaixo) para colocar textos que recortei de livros (desses que recebemos como cortesia). Colei em uma cartolina e coloquei em um saco plástico para ter mais durabilidade (contos, músicas, poemas, piadas, receitas, etc).
 

Esse cantinho foi montado em 2007 (turma de 1.º ano do EF):


Esse cantinho foi montado em 2009-2010 (turma de EI):



O que o professor NÃO deve fazer:
- Deixar o cantinho abandonado. Se a criança manipula um acervo com livros rasgados, amassados, sem páginas, ela entende que isso é "normal", e passará a ser descuidada com o material coletivo;
- Permitir que as crianças destruam o acervo. Dizer que a criança "rasga mesmo" não justifica a destruição. Caso os livros sejam destruídos, é preciso conversar com as crianças e retirar o livro do cantinho;
- Usar o cantinho como um "castigo" para conter a criança. Se a criança fez algo de errado, não é para esse cantinho que ela vai;
- Deixar as crianças sem orientação e sem a sua supervisão. Hábitos são conquistados aos poucos, com paciência e insistência.
O que o professor PODE fazer:
- Motivar a leitura! O professor é o modelo de leitor para seus alunos. Leia para eles e com eles! Tenha sempre em seu planejamento um "momento de leitura";

- Organizar um cantinho, nem que seja uma caixa, com livros e materiais de leitura;

- Orientar seus alunos: aprender a ouvir uma história, aprender a manusear (ler) um livro, revista, etc;

- Muitos de nós trabalhamos em condições adversas, mas podemos ter pequenos "oásis" em nossa sala de aula, um desses espaços de fantasia é o cantinho de leitura;

- Se sua escola tiver uma biblioteca ou sala de leitura, visite-a com seus alunos. Mas vá antes para conhecer o acervo e planejar sua atividade lá dentro.




Você encontrará mais dicas para organização da sala da Educação Infantil clicando aqui.

Para ler sobre "O livro para a criança
que não lê de forma convencional" clique aqui.


Para ler sobre Literatura Infantil clique aqui.

Organizado por Ivanise Meyer®
Por favor, se copiar o material do blog para sua utilização, mantenha os créditos. Obrigada!


Um comentário:

Roberta Clarissa Leite disse...

Olá, Ivanise

Você tem um email de contato? Gostaria de fazer uma proposta de publicação no seu blog, obrigada. aguardo retorno.
robertaclarissaleite@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...