Cantinho de Leitura: dicas de organização e regras



Cantinho de Leitura
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Texto de Ivanise Meyer

 
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula. Onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc. As crianças aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado com o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia. Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço.
Não basta apenas colocar um "cantinho de leitura" na sala, ou no pátio, ou em qualquer outro lugar da escola. Se o adulto não fizer alguma intervenção, demonstrando "como se faz" já que ele é o exemplo, é o modelo leitor que a criança tem, os livros e revistas perdem todo o sentido.
Na Educação Infantil, o "cantinho de leitura" é um dos cantos de trabalho diversificado. A criança tem em seu professor o seu "modelo de leitor", então é comum ela querer ler o livro tal qual o professor faz na roda de leitura. É preciso demonstrar como é que se lê sozinho (usando a mesa e cadeira, sentado no chão, em um tapete, etc).
Elaborei esses combinados sobre o cantinho de leitura com regrinhas básicas:

Estas instruções são simples para nós, mas bem complicadas para uma criança. Por isso, inicialmente você precisará estar por perto para lembrar as regras e para alertar sobre algum comportamento perigoso (puxar, jogar, morder, rasgar, dobrar ou amassar o livro). A criança aprende tudo! Mas é preciso dar orientação à criança, lembre-se: "ninguém nasce sabendo" ler um livro!
Sugestões para montagem de um cantinho de leitura:
- Doações: pode-se pedir doação de livro de literatura infantil ou revista (gibi) aos pais das crianças para fazer parte do acervo da turma.
- Doações de pessoas conhecidas: quem estiver se desfazendo dos livros dos filhos "crescidos", por exemplo.
- Algumas editoras fornecem livros de cortesia para professores.
- Empréstimos: se a escola tiver uma biblioteca ou sala de leitura, pode-se retirar livros para compor uma caixa na sala. Estes livros serão devolvidos!
- Caixa de textos: caixa (foto abaixo) para colocar textos que recortei de livros (desses que recebemos como cortesia). Colei em uma cartolina e coloquei em um saco plástico para ter mais durabilidade (contos, músicas, poemas, piadas, receitas, etc).
 

Esse cantinho foi montado em 2007 (turma de 1.º ano do EF):


Esse cantinho foi montado em 2009-2010 (turma de EI):



O que o professor NÃO deve fazer:
- Deixar o cantinho abandonado. Se a criança manipula um acervo com livros rasgados, amassados, sem páginas, ela entende que isso é "normal", e passará a ser descuidada com o material coletivo;
- Permitir que as crianças destruam o acervo. Dizer que a criança "rasga mesmo" não justifica a destruição. Caso os livros sejam destruídos, é preciso conversar com as crianças e retirar o livro do cantinho;
- Usar o cantinho como um "castigo" para conter a criança. Se a criança fez algo de errado, não é para esse cantinho que ela vai;
- Deixar as crianças sem orientação e sem a sua supervisão. Hábitos são conquistados aos poucos, com paciência e insistência.
O que o professor PODE fazer:
- Motivar a leitura! O professor é o modelo de leitor para seus alunos. Leia para eles e com eles! Tenha sempre em seu planejamento um "momento de leitura";

- Organizar um cantinho, nem que seja uma caixa, com livros e materiais de leitura;

- Orientar seus alunos: aprender a ouvir uma história, aprender a manusear (ler) um livro, revista, etc;

- Muitos de nós trabalhamos em condições adversas, mas podemos ter pequenos "oásis" em nossa sala de aula, um desses espaços de fantasia é o cantinho de leitura;

- Se sua escola tiver uma biblioteca ou sala de leitura, visite-a com seus alunos. Mas vá antes para conhecer o acervo e planejar sua atividade lá dentro.




Você encontrará mais dicas para organização da sala da Educação Infantil clicando aqui.

Para ler sobre "O livro para a criança
que não lê de forma convencional" clique aqui.


Para ler sobre Literatura Infantil clique aqui.

Organizado por Ivanise Meyer®
Por favor, se copiar o material do blog para sua utilização, mantenha os créditos. Obrigada!


Comentários

Unknown disse…
Olá, Ivanise

Você tem um email de contato? Gostaria de fazer uma proposta de publicação no seu blog, obrigada. aguardo retorno.
robertaclarissaleite@gmail.com

Postagens mais visitadas