Letra Cursiva (letra de mão)
Como ensino as letras cursivas?
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12/04/2019 - Atualização 30/10/2021
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Há alguns anos pensei em fazer essa postagem, mas depois desisti...
Esse continua sendo um assunto complicado. Não desejo "discutir" ou "polemizar".
Muitas colegas me perguntam: como você ensina a letra cursiva?
Descreverei sobre a maneira que desenvolvi a partir da minha experiência.
Pressupostos para o ensino da letra cursiva
Professora Ivanise Meyer
1) Quem ensina a letra cursiva é o profissional que tem formação pedagógica: o PROFESSOR(A).
Como tudo que é ensinado na escola, a caligrafia precisa de uma metodologia, uma maneira de fazer a criança perceber este tipo de letra e relacioná-la aos outros tipos que já conhece.
2) Ensinar a fazer a letra cursiva NÃO é ensinar a copiar.
Já cansei de ver alunos (de diversas idades) que copiam, mas que não têm consciência da movimentação correta das letras, outros que não percebem o "espaço" de cada letra, causando frustração e uma letra ilegível.
Copiar é habilidade manual. Tornar a cópia um ato consciente, que envolva a cognição, dá muito trabalho, exige paciência e dedicação do profissional.
Quando a criança não consegue perceber, eu coloco minha mão sobre a mão dela e executo o movimento, apoiando e direcionando o lápis.
Criança canhota precisa de mais atenção, observe como ela pega no lápis, pois ela necessita ver o que está escrevendo.
3) A criança que aprende a fazer a letra bastão (fonte ARIAL), com a movimentação correta, com capricho, é "candidata" a fazer uma letra cursiva com mais facilidade.
Se a criança tem dificuldade na letra bastão, geralmente tem dificuldade na movimentação da letra cursiva.
As crianças precisam ter uma letra legível, que permita a leitura e a escrita.
4) Ensino a letra cursiva para crianças que estão ALFABÉTICAS.
A criança que está na fase alfabética do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) tem muito mais facilidade de aprender a caligrafia da cursiva. Essa criança já está com seus conhecimentos estabilizados, podendo se ocupar da movimentação das letras, que é bastante sofisticada.
5) Eu faço um "acordo" com os responsáveis pela criança.
Peço que ninguém da casa adiante o processo,
pois na maioria das vezes a movimentação não está correta e a criança fica confusa.
Quando possível, eu demonstro em reuniões a movimentação correta das letras.
6) Depois que eu ensino todas as letras minúsculas, usando as sílabas como base, passo às maiúsculas. Depois que estão conscientes da movimentação, uso a cópia de palavras e pequenos textos como um TREINO CALIGRÁFICO.
7) A criança deverá pegar o lápis CORRETAMENTE para fazer qualquer tipo de letra.
Pegar no lápis é um movimento ensinado, ninguém adivinha como se pega em um lápis para escrever, não é algo natural...
Clique aqui e veja dicas de como ensinar a segurar o lápis.
As maneiras de segurar o lápis se modificam com a idade.
O movimento de "pinça" facilita muito o uso do lápis corretamente.
8) Sou contrária ao ensino de letra cursiva para crianças pré silábicas e silábicas.
Como também desaprovo o ensino de cursiva na Educação Infantil. A criança pequena não tem tempo de concentração e coordenação motora para todo esse esforço.
9) Planeje o treino caligráfico. Escolha um momento de tranquilidade, converse com as crianças, conte histórias, mas garanta informações precisas sobre a movimentação.
A criança precisa estar concentrada no treino que é motor e visual. Ela ouvirá suas explicações, verá sua movimentação, poderá repetir com o dedinho indicador sobre a mesa.
Algumas precisarão de apoio (apoiar a mão sobre a mão), outras precisarão repetir um movimento mal interpretado, esteja preparado(a) para este momento.
10) Não deixe a criança fazer um movimento de forma errada.
Use a borracha. A borracha é nossa amiga!
Criança que faz a letra com movimento errado, fixa o erro.
É necessário fixar o ACERTO: façam as letras corretamente.
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Já usei caderno de caligrafia, de pauta dupla, com meus alunos para o treinamento.
Em 2015 descobri que tenho síndrome do túnel do carpo, e escrever de forma manuscrita é muito dolorido para mim.
Por isso, a partir de 2016, produzi essas folhas, usando as páginas de um caderno de caligrafia. Digitalizei e imprimi para meus alunos.
Eu ensino os movimentos básicos das letras e vou demonstrando como eles servem para outras letras.
Por que uso as sílabas?
A dificuldade da escrita cursiva é a UNIÃO entre as letras. Ao usar a sílaba, a UNIÃO entre as letras fica mais simples para ser percebida e ensinada.
Algumas dicas:
Depois de treinar o movimento, sem lápis, sobre a mesa, distribuir a folha (metade de cada vez).
A criança precisa estar concentrada para realizar o treino caligráfico.
Fazer uma letra de cada vez, começando pelo ponto vermelho.
A criança "cobre" o tracejado, que servirá como um apoio. Depois, fará a letra ao lado, sem o apoio do tracejado.
As folhas podem ser repetidas, se necessário. Eu faço a impressão do mesmo treino, frente e verso. Fazemos a frente e envio o verso para ser feito em casa.
Lembre-se: é a professora quem ensina a movimentação correta das letras!
Duração do treino (em turmas com a maioria alfabética): cerca de um mês.
Inicialmente a letra das crianças é bem grandona, com o treinamento vai diminuindo.
Aproximadamente, em dois meses a turma já tem autonomia para traçar as letras cursivas corretamente.
Eu uso as letras tracejadas para cobrir, como exercício de vocabulário e cabeçalho, para fixar os movimentos.
Obs.: o ponto vermelho é onde a criança vai posicionar o lápis para começar o movimento da letra.
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Clique aqui para baixar as ORIENTAÇÕES.
Clique aqui para baixar o arquivo do Caderno de Caligrafia.
Optei pela espiral em cima para facilitar o uso lápis até o final da página.
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Espero ter ajudado sobre o ensino das letras cursivas.
Dá trabalho, mas os resultados são compensadores.
A intenção não é ter uma letra "perfeita", mas aprender a movimentação correta para ter uma letra legível.
Cada criança terá a SUA letra, imprimirá o SEU traço na movimentação ensinada. Mas, a base será a caligrafia ensinada pela professora na escola.
Há casos em que não é possível ensinar a letra cursiva por deficiência motora, transtorno de desenvolvimento ou dificuldade de aprendizagem. Aconselho permanecer na letra tipo bastão (fonte ARIAL), por ter o traçado simples, permitindo que a criança possa se comunicar por escrito.
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Utilizei a fonte "Irineu Letra de mão" para compor essa postagem.
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Organizado por Ivanise Meyer®
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