Pop It da Leitura

Pop It da Leitura
~~~~~~~~~~~~~~

Aproveitando que na escola o tema da festa pelo Dia das Crianças foi o Pop It, montei esse para fazer uma atividade de leitura com a turma.
No internet, vi que muitas professoras utilizaram a ideia do brinquedo em práticas pedagógicas.
Como disse às crianças, essa foi a minha representação do brinquedo (a sequência de cores original não é essa, mas eu não tinha balões vermelhos, que substituí pelos cor de rosa).

♥♥♥

Como preparei o material:
- Materiais: Papel A4 colorido - 4 folhas para cada cor (ou cartolina colorida), balões coloridos sortidos (compre a mais), fita adesiva (para prender os balões), palavras escritas em papéis, cola, régua e lápis.
- Usei 4 folhas A4 (coloridas), coladas na horizontal, para montar a base. Prendi a primeira faixa no alto do quadro (fita adesiva), e colei as outras cores (uma de cada vez, na horizontal). Comecei de cima para baixo: laranja, amarelo, verde, azul, rosa e roxo. Prendi as laterais com adesivo.
- Em cada balão, coloquei um papel enroladinho (com uma palavra), enchi o balão com a bomba de balões, dei um nó e prendi na estrutura com um pedaço de fita durex. Fiz de cima para baixo.


Modo de jogar:
- Explicar as regras do jogo antes. Dar um exemplo para que compreendam que a palavra lida vai fazer parte da frase criada oralmente. Comentar sobre o som do balão ao estourar.
- Fiz um sorteio dos nomes das crianças, para convidar uma de cada vez para brincar.
- A criança fura um balão (usamos um alfinete), pega a palavra que está lá dentro e faz a leitura.
- Depois de ler a palavra, a criança diz uma frase que tenha essa palavra. Por exemplo: palavra lida = vovó / frase dita = A vovó toma vacina.
- Algumas crianças precisaram de ajuda na leitura, mas conseguiram criar a frase oralmente.
♥♥♥

Com essa ideia é possível fazer várias atividades, variando o que será colocado nos balões: letras, nomes, sílabas, palavras, operações matemáticas, ou o que o seu planejamento necessitar!

Comentários

Unknown disse…
PARABÉNS!!! AMEI A ATIVIDADE, VOU FAZER COM OS MEUS ALUNOS

Postagens mais visitadas