Folclore (arte popular)

Arte Popular
....................

Foto do pátio com os trabalhos de todas as turmas de Educação Infantil da
E.M. José Alpoim (2006)
(Rio de Janeiro - 5.ª CRE)


♥♥♥


TAPETE MÁGICO DA TURMA
...............................................

MATERIAL: tinta para tecido Acrilex, pincéis, caneta para tecido Acrilex, chita (tecido de algodão), franja (acabamento) e tecido de algodão (tipo pano de saco para as pinturas).
COMO FAZER: Cada criança fez o seu retrato desenhando com a caneta para tecido e pintou com as tintas usando pincel. Eu costurei as pinturas como um tapete de retalhos, forrei e coloquei a franja como acabamento. Ficou lindíssimo!!!
Esse tapete representava o papel de cada um no projeto, a importância da produção de cada criança para a confecção de um trabalho da turma. Eles adoraram!!!

♥♥♥



CARRANCAS DO BRASIL
........................................
Sugestão de livro: MARIA TERESA, de Roger Mello, Ed. Agir (2003).
MATERIAL: nanquim branco, cotonete e papel colorido (tamanho A4).
COMO FAZER: Depois da história e de observar várias fotos de carrancas (pesquisei na internet), cada criança desenhou a sua "carranca".



♥♥♥

XILOGRAFIA EM ISOPOR
.........................................
MATERIAL: placas de isopor (pode ser bandeja, sem as abas), lápis de ponta grossa para desenhar, tinta guache preta, rolinho de tinta e cartolina (ou A4) para imprimir o desenho.
COMO FAZER: Trabalhei a literatura de cordel e levei material para as crianças saberem como aqueles desenhos são feitos. Depois expliquei que faríamos a "xilogravura" só que usando o isopor como base. Eles desenharam com lápis grosso, fazendo um pouquinho de pressão (não pode furar). Depois passamos a tinta com rolinho (delicadamente) e imprimimos em papel (vira a matriz e faz uma leve pressão). Dá para imprimir umas duas vezes (a 1.ª vez fica mais forte).Obs.: Esse trabalho está pendurado na cordinha, logo na frente.


Organizado por Ivanise Meyer®

Comentários

Postagens mais visitadas