Linguagem 30: Nome próprio
......................
O nome próprio tem uma carga afetiva para a criança, pois marca sua identidade. Além disso, é a primeira conquista escrita de uma criança. Por isso, um trabalho de alfabetização a partir da escrita do nome próprio deve receber atenção especial na educação infantil.
É importante realizar um trabalho intencional que leve ao reconhecimento e reprodução do próprio nome. A escrita do nome fornece às crianças um repertório básico de letras que lhes servirá de fonte de informação para produzir outras escritas.
As justificativas para um trabalho pedagógico a partir da lista de nomes são:
- O nome tem função social claramente definida: identificar pessoas, marcar seus pertences;
- O nome da criança é uma palavra que em geral é reconhecida entre tantas outras palavras;
- A leitura do nome ajuda a criança a compreender como a escrita funciona porque tem um modelo para pensar: ela começa por imitar o nome, quase que desenhando. Aos poucos, passa a observar regularidades, por exemplo, ao copiar seu nome, nota que as letras sempre se repetem e aparecem na mesma ordem. Por fim, ela também vai percebendo, ao ler a lista de nomes da sala, que as letras e sílabas de seu nome aparecem também em outros nomes.
♥♥♥
a) Confeccionar tarjetas de nomes para o cartaz de pregas com a lista da sala (a "chamadinha");
b) Identificar objetos e pertences das crianças;
c) Utilizar a escrita do nome em situações em que isso se faz necessário: pedir que escrevam seus nomes todos os dias nas folhas de atividades propostas a elas. Oferecer a tarjeta com o nome para que possam copiá-lo. Organizar listas de nomes;
d) Jogo da memória com nomes. Utilizar a fotografia da criança como um recurso;
e) Realizar leitura de nomes e socializar estratégias (recurso conhecido como "preguicinha": a professora vai mostrando letra por letra do nome para que as crianças identifiquem o nome escondido);
f) Selecionar as letras da sequência de seu nome: usando letras móveis;
g) Organizar a sequência de letras de um nome: usando letras móveis;
h) Que nome falta? Tirar um dos nomes da "chamadinha" para que as crianças identifiquem qual nome falta na lista;
i) Jogo de "forca" usando os nomes da turma;
j) Bingo de nomes;
l) Cruzadinha de nomes;
m) Adivinha de nomes: a professora começa a escrever um nome e as crianças, consultando a lista de nomes que está na sala, tentam adivinhar de quem é aquele nome e que letras são necessárias para completá-lo.
Fonte bibliográfica: Apostila Trabalho Pedagógico com o nome próprio. Kidsmart e Avisa Lá.
Comentários
Muito legal essa sua ´
conduta de estar sempre envolvendo seus alunos em todos os feitos!!! Parabéns viu?
Abraços