Sugestões de Músicas Infantis

Músicas Infantis
~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Sugestões de músicas infantis para ouvir, cantar, dançar com as crianças. Sou colecionadora de música tradicional infantil e estou sempre garimpando por aí...
Também gosto de compositores como: Bia Bedran, Vinicius de Moraes, Toquinho, Zé Zuca, Hélio Ziskind, Maria Mazzetti, e tantas outras “pérolas” da música infantil brasileira.

1. OLÁ
Do Grupo Olá. Sou fã (mesmo) há muitos anos!!! São 21 músicas da Maria Mazzetti (1926-1974) musicadas pela Denise Mendonça. O primeiro LP foi lançado em 1980, foi um sucesso! As músicas são ótimas! Agora, o CD traz todas as músicas do LP, regravadas, porém com os mesmos arranjos da gravação original. Se quiser saber mais: http://www.institutotear.org.br/


2. COCORICÓ (Hélio Ziskind)
Com os maiores sucessos desta série premiada! Canções do Hélio Ziskind.
Veja de pertinho no site da Cultura Marcas (da TV Cultura)
http://www.culturamarcas.com.br/


3. BIA BEDRAN
O Melhor de Bia Bedran - Coletânea (14 músicas): A cigarra, Pato injuriado, O foguete, segredos, Dona Árvore, É bom cantar, O videotinha, Desengonçada, Pedalinho, O anel, O trem, Quintal, A história da coca, Estrelinha que reluz.

Coletânea de Músicas Infantis - Este CD traz as primeiras músicas da Bia em LP (87 e 91). Faixas: Angelus, capitão Gordon, Pedalinho, O trem, Água terra fogo e ar, Segredos, Marinheiros do barco a vapor, Bonita e redonda, O foguete, Fio de linha, O relógio da vovó, Traineira mágica, Dois irmãos, Quintal, O telefone, Ciranda do anel, Tudo azul.

BIA CANTA E CONTA 1 - Bia conta histórias usando a música com recurso. As crianças adoram! Faixas: Flor do Mamulengo, O menino que foi ao vento Norte, A raposa e a cegonha, A história da coca, A história de Tatê calanquê Catacan Quixilá Calanquê, Feliz aniversário Lua, O fazendeiro, Uma história sem fim.

BIA CANTA E CONTA 2 - Faixas: Quem canta um conto, O pescador, macaquinho, O sapato que miava, A sopa de pedra, Um problema chamado coiote, A nuvenzinha triste, A casa que Pedro fez, A Polegarina, A campo santo.

FAZER UM BEM - Faixas: Fazer um bem, A história do boi, O bem-te-vi e a sabiá, Sem balões, Cabeça de vento, Qual é a cor?, Os velhinhos, Carnaval no jardim, O tempo, O fogo, O grande navio, A criança e a guerra, Ano Novo.
Ver de pertinho: http://www.angelsrecords.com.br/ e http://www.biabedran.com.br/


4. MURUCUTUTU (Eugenio Tadeu e Miguel Queiroz)
Tadeu e Miguel são do Roda Pião (Minas Gerais). Repertório infantil: do Brasil (Borboletinha, Murucututu, Meu anjo, Balada do rei das sereias, Prato fundo, Ora bolas, pão pão pão, A velha a fiar, Lubisome, etc), Portugal (Olaré, ró-ró), França (Estampie), Inglaterra (Estampie)... É um CD p/ quem gosta de música folclórica infantil!!!
Ver: http://www.sonhosesons.com.br/catalogo/ind_infantil.htm


5. ESTICA...DOBRA... Grupo Curupaco
CD de cantigas e brincadeiras. Grupo Curupaco (Minas Gerais): (músicas folclóricas, parlendas, do grupo).
Ver de pertinho na Sonhos e Sons: http://www.sonhosesons.com.br/


6. ZÉ ZUCA
O que eu vejo da janela - As músicas do Zé Zuca são muito legais, divertidas e as crianças adoram! Neste CD as faixas são: a janela, seu rosto, jacaré na lagoa, a pulguinha, o grilinho, dona Chica, o sapo, o pericaco, o vai e vem, vida, meus filhos, de A a Zé, o rato, a hora do repouso.
Ver de pertinho: http://www.angelsrecords.com.br/ e http://www.zezuca.com.br/main_comprar.asp


7. PASSARIM O PALHAÇO CANTOR
Para quem gosta de música tradicional infantil, tem parlendas e o conto popular “a resposta está em nossas mãos”; também há músicas de autoria do RUBINHO DO VALE, ele é show!!! São 28 faixas.
Conheça de pertinho: http://www.sonhosesons.com.br/


8. PALAVRA CANTADA
Este selo traz CDs maravilhosos produzidos pelo Paulo Tatit e Sandra Peres, vale à pena conhecer, ouvir, cantar e brincar!
CDs: Canções de Brincar, Canções de Ninar, Cantigas de Roda, Pé com pé, Canções Curiosas, e outros sucessos no site: http://www.palavracantada.com.br/


9. HAMILTON CATETE
Balançando o esqueleto - As crianças adoram a Dança das Caveiras!!! Hamilton é compositor, psicólogo, professor e faz música para crianças há mais de 15 anos!
Outro CD dele (imperdível): EU QUERO A MINHA MÃE
Ver de pertinho: http://www.angelsrecords.com.br/


10. PALHAÇO FRAJOLA: TINDOLELÊ e REMELEXO
São dois CDs com as músicas cantadas pelo Palhaço Frajola (Minas Gerais). Vale à pena conhecer! http://www.sonhosesons.com.br/


11. VILLA-LOBOS & OS BRINQUEDOS DE RODA
Material riquíssimo! São 27 canções gravadas pelo Grupo de Percussão da UFMG & Coral Infantil da Fundação Clóvis Salgado. Ver na Livraria Cultura.


12. BARBATUQUES – CORPO DO SOM
Cd com 12 músicas produzidas a partir da percussão corporal. É uma experiência sonora maravilhosa!!! Ver de pertinho http://www.barbatuques.com.br/


13. PANDALELÊ
Cd de brinquedos cantados (Minas Gerais), com 24 faixas. Selo Palavra Cantada.


14. LENGA LA LENGA
Lenga la lenga apresenta canções da cultura popular brasileira, através de arranjos originais que reinventam brincadeiras utilizando jogos de mãos, jogos de copos e flauta doce. O livro e o CD trazem uma ideia de brinquedo musical para cada canção, favorecendo múltiplas formas de participação no fazer musical. Ver de pertinho: http://www.lengalalenga.com.br/


15. ARCA DE NOÉ (1 e 2)
São os poemas de Vinicius de Moraes musicados. Um clássico imperdível! Ver na Livraria Cultura.


As músicas antigas encontradas em discos de vinil estão disponíveis no blog Cantos e Encantos.

Organizado por Ivanise Meyer®

Comentários

Del Rodrigues disse…
Oi amiga,passei para desejar um bom carnaval!! Eu já estava com saudades de visitar seu cantinho...A correria do dia-a-dia, fica difícil navegar.Fica com Deus! Mil beijocas.. Paz e Luz!
Leonardo André disse…
Olá...
Sou Professor de Música, Escritor de Literatura Infantil, Poeta e Compositor Musical.
Gostaria de apresentar para sua apreciação a minha página de músicas infantis:
http://palcomp3.com.br/ser_crianca
Caso as minhas canções sejam aprovadas, ficarei feliz se puder contar com a divulgação em seu blog.
Abraços musicais,

Leonardo André

Postagens mais visitadas