Limites


Li este texto na internet e gostaria de compartilhar com vocês...
♥♥♥
 
Limites - Os pais mais bobos e inseguros da história
Monica Monasterio

Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história.

O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca.

Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, somos a última geração de filhos que obedeceram a seus pais e a primeira geração de pais que obedecem a seus filhos...

Os últimos que tivemos medo dos pais e os primeiros que tememos os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o jugo dos filhos. E o que é pior, os últimos que respeitamos nossos pais e os primeiros que aceitamos (às vezes sem escolha...) que nossos filhos nos faltem com o respeito.

Na medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal. Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam a suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.

Mas, à medida que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, ainda que pouco os respeitem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, os patrocinem no que necessitarem para tal fim.

Quer dizer; os papéis se inverteram, e agora são os pais quem tem que agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado. Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e "dar tudo" a seus filhos. Dizem que os extremos se atraem.

Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles.

Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como líderes capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter, e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão. Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca.

Apenas uma atitude firme, respeitosa, lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente liderando-os e não atrás, carregando-os, e rendidos à sua vontade.

É assim que evitaremos que as novas gerações se afoguem no descontrole e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino.

Os limites abrigam o indivíduo. Com amor ilimitado e profundo respeito.

Monica Monasterio (Madrid-Espanha)

Publicado no Portal da Família em 28/01/2008



Comentários

Toninha Borges disse…
Mensagem:
Decida permanecer feliz e vc e sua alegria formarão um exército invencível contra as dificuldades.
Bom feriado.
Bju
Toninha
Carol Souza disse…
Olá Ivanise!
Primeiro preciso te dizer que teu blog é demais, é rico!
Adorei o post da Organização da da Sala de aula, aprendi muito!
Sou estudante de pedagogia, e apaixonada pela minha escolha, tenho um cantinho também, sinta-se a vontade diariodejardineira.blogspot.com.br

estou te seguindo, para acompanhar suas postagens.
Até mais, Carol
Unknown disse…
Nossa, que texto verdadeiro!!!! Muito lindo, vou usá-lo em uma reunião com os pais dos meus alunos, obrigada!
ThurlerLA disse…
Boa tarde Professora Ivanise Meyer!!

Parabéns pelo Projeto e pelo Blog!!

Se me permite, gostaria de Contribuir para com o projeto de leitura e Oficina, deixando uma indicação!!

Juntos, contribuindo para com um planeta mais limpo, puro, lindo, saudável e educado!

Em casa produzimos muito lixo todos os dias. E esta é uma das questões mais sérias e discutidas em todo o planeta. Para onde deve ir o lixo produzido pela humanidade? Não é mesmo?

Você sabia que há diferentes maneiras de diminuir o que jogamos fora, fazendo arte? E o melhor de tudo, fazer tudo isso de maneira fácil e super divertida.

Aprenda com o Curso de reciclagem - 130 ideias simples e criativas para reciclar objetos em casa!!

Com ele você irá fazer artesanatos lindos reciclando produtos. O Curso pode ser ministrado e feito com crianças, idosos e todo tipo de pessoa, um método fácil e praticamente sem nenhum custo.

O curso tem o objetivo de ensinar à você a reutilizar alguns objetos comuns em casa, tais como: garrafas pet, caixas de leite, lacres de latinhas, dentre inúmeros outros produtos que descartamos todos os dias.

Reutilizando esses objetos simples e comuns que poluem o meio ambiente você fará lindos trabalhos manuais, úteis no dia a dia, além de contribuir para com um planeta mais limpo e saudável. O curso é todo baseado em fotos, com explicações detalhadas em texto para que você entenda perfeitamente como fazer cada parte. Além disso, você irá receber dois bônus fantásticos, que lhe ensinaram ainda, muito mais coisas interessantes.

Acesse já o nosso site e conheça mais sobre nosso método de como contribuir para com o planeta com criatividade, arte e reciclando sempre.

Acesse Agora!! http://hotmart.net.br/show.html?a=f225700L

Leonardo Thurler
Pedagogo e Blogueiro
http://duvidasnalingua.blogspot.com.br/

Postagens mais visitadas