Linguagem 54: Caixa de Textos

Caixa de Textos
~~~~~~~~~~~~~~~
Postagem escrita em 2018.

A função da CAIXA DE TEXTOS é servir como suporte de leitura de variados tipos de texto.

Os textos podem ser usados em várias atividades em sala de aula: leitura (individual, em dupla), identificação da tipologia textual, leitura para depois das tarefas, etc.

Esta caixa tem uma coletânea de textos, porém não são os textos "reais". Esta é uma outra caixa que montei que chamo de TIPOS DE TEXTOS (clique no link para conhecer).


Esta é a segunda CAIXA DE TEXTOS que já montei.
A diferença é este suporte para os textos, que permite que duas crianças possam manusear o material (uma de cada lado da caixa).


Utilizei uma caixa plástica com tampa, decorei com adesivos e corações de EVA. Escolhi uma caixa "baixa" e transparente para facilitar a visualização dos textos pelas crianças.


Textos: Retirei os textos de livros antigos. Colei em cartolina e coloquei em um saco de celofane para ter maior durabilidade.
É possível plastificar ou passar o Contact®.


Após usar a caixa, fica tudo guardado e protegido dentro da caixa.


Fiz um suporte com 2 pedaços de caixa de papelão.
Este suporte serve para apoiar os textos e permitir que duas crianças possam manusear a caixa, ao mesmo tempo. Eles foram forrados com Contact® e emendados na parte de cima.

♥♥♥

Para ver a Caixa de Textos de 2008, clique aqui. 

Para conhecer a caixa TIPOS DE TEXTOS, clique aqui.


Sugestões de textos para a caixa:

Organizado por Ivanise Meyer®

Comentários

Unknown disse…
Acho que também seria interessante coloca textos reais que estão em circulação,como,uma reportagem, um anúncio de classificados e de propaganda ,uma bula de remédios,um convite de aniversário e assim vai.Eu também estou organizando essa ferramenta e acredito ser maravilhosa.Parabéns pela iniciativa!
Ivanise Meyer disse…
Olá, Angélica!
Agradeço a sugestão, porém há outra postagem sobre a outra caixa que montei: TIPOS DE TEXTOS.

http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/2018/05/linguagem-55-tipos-de-textos-caixa.html

Um abraço,
Ivanise Meyer.
Elza Pio disse…
Bom dia! É uma ferramenta incrível! Estou montando um carrinho feito com caixote de feira. Com
Elza Pio disse…
Com caixote de feira, coloquei roda de carro de brinquedo. Dei o nome de Alfaletrar com a tia Elza Pio! Serão selecionados os dias para cada tipo
Elza Pio disse…
Tipo de texto ! Por exemplo segunda feira texto de piadas, terça feira de receitas diversas, quarta-feira poemas e assim vai! É muito interessante! Parabéns pelas suas caixas de leituras! São maravilhosas!
Carlinha disse…
Gostei muito, no Método Montessori temos os cantinhos e com certeza o cantinho da alfabetização com textos de diferentes tipos e níveis, com olhar atento do professor que além de selecionar,também consegue detectar os textos mais lidos e que despertaram maior interesse nos alunos. Em Montessori temos o controle do aluno, onde em uma tabela, a criança marca o texto já lido, é um tabela simples de dupla entrada.
Unknown disse…
Não conhecia , achei a ideia exe lente. Parabéns.
bertotto disse…
Que legal esse blog, estou encantada! Estou fazendo textos para alguns blogs gratuitamente, como esse aqui: Concepção de Vygotsky e Piaget acerca da aprendizagem Se puder dar uma olhada, ficaria muito feliz.

Postagens mais visitadas