Matemática 20: Tabela de Dupla Entrada

Tabela de Dupla Entrada
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Conteúdo: Conhecimento Lógico-Matemático

A construção do conhecimento lógico-matemático se inicia na Educação Infantil e prolonga-se nos anos subsequentes do Ensino Fundamental.

Condutas Lógicas Elementares
"Trata-se de organizações elementares que, sem qualquer dúvida, regem muitos dos raciocínios necessários à vida prática e sem os quais, em nossa opinião, a inteligência social não pode ser exercida. A classificação, a seriação, a 'ordinação' e a 'cardinação' numéricas, sejam quais forem as suas posições durante o desenvolvimento e relativamente à lógica e à Matemática, não se referem somente a objetos físicos mas também a acontecimentos, informações, estimativas, que surgem ou são fornecidos no espaço e no tempo da vida quotidiana atual. Naturalmente que as diversas constantes, que são adquiridas no contato com a realidade física e social desempenham seu papel, num segundo momento, na organização de novas experiências." Jacqueline Bideaud (1988)

O quadro de dupla entrada serve para apresentar de maneira mais simples resultados e classificações. Dessa forma, as crianças podem compreender que existem diferentes maneiras de apresentar resultados e relações, descobrindo que o quadro de dupla entrada é apenas um desses meios.

Dados dois conjuntos A e B, chama-se de produto cartesiano de A por B o conjuntos de todas as duplas cujo primeiro componente é um elemento de A, e o segundo componente seja um de  B. Se A é um conjunto de n elementos, e B um conjunto de p elementos, o seu produto cartesiano A X B tem n X p elementos.
Observação: B X A tem também n X p elementos, que são todas as duplas recíprocas das duplas de A X B.
Fonte Bibliográfica: Cerquetti-Aberkane e Berdonneau. O ensino da matemática na Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

♥♥♥

Exemplos de tabelas (ou quadros) de dupla entrada que podem ser utilizados com as crianças:




♥♥♥

Tabela de dupla entrada
Este material foi digitalizado em junho de 2018 
(acervo pedagógico da rede municipal do Rio de Janeiro - década de 80).










Organizado por Ivanise Meyer®

Comentários

ADOREI ESTAS ATIVIDADES!
VENHA VISITAR MEU BLOG TAMBÉM, PARA TROCARMOS IDEIAS.
BJN
http://wwwideiasdalu.blogspot.com/

Postagens mais visitadas