Linguagem 60: Cabeçalho

Cabeçalho
~~~~~~~~~~~~~
Prof.ª Ivanise Meyer
 É importante reconhecer a função do cabeçalho.
O cabeçalho que inicia uma página do caderno do aluno, serve como organizador, pois tem informações que situam a criança como:
a) Nome da sua escola;
b) Data com nome da cidade, dia, mês e ano;
c) Nome da professora e sua turma;
d) Nome e sobrenome da criança.

Eu converso sobre cada informação do cabeçalho, explico também aos responsáveis a função do mesmo para a criança. 

Desde o 1.º ano, elaboro uma sequência didática que vai ampliando as informações. Começo apenas com a data, depois o nome da criança, depois o nome da escola, e por fim o nome da professora e a turma. 
Depois que a criança se apropria das informações e compreende o que está escrevendo em sala de aula, faço um combinado com os seus responsáveis:
O CABEÇALHO SERÁ FEITO EM CASA.

A criança não "nasce sabendo", é preciso que a professora ensine:
a) O que é margem da folha (a linha vertical no canto esquerdo que indica a direção da escrita);
b) O que são as linhas (pautas), que se começa a escrever da primeira linha (ela não é "pulada").
c) Qual é a página a ser escrita, para que a criança não "pule" ou escreva em qualquer folha do caderno. Importante ensinar que é preciso seguir uma sequência, sem "pular" as páginas.
d) Coloco uma seta na primeira linha da página onde ele será escrito.

Como é uma tarefa feita em casa, eu presenteio cada criança com uma PLACA DO CABEÇALHO, ou seja, um modelo de como fará em casa, com autonomia, o registro dessas informações.
Com o tempo, eles adquirem velocidade, aprendem a copiar com autonomia e começam a entender a sequência dos dias e meses.
Outro benefício: economia de tempo! Com o cabeçalho chegando "pronto", podemos iniciar uma atividade no caderno, todos ao mesmo tempo.

Como o passar dos anos, fui estruturando a forma de se trabalhar pedagogicamente com o cabeçalho. Não é uma mera atividade preenchedora de tempo. O cabeçalho precisa ter significado. Já mudei os materiais, já fiz modelo em papel A4 colorido, em cartolina plastificada com Contact. Atualmente, faço da maneira que está nas fotos.

Meus alunos iniciaram o uso de letra cursiva no 2.º ano.
Faço as letras cursivas coloridas (uma de cada cor dentro de uma mesma frase ou palavra) para que a criança perceba a forma de cada letra. Facilita muito a identificação visual das letras cursivas.

Modelo da PLACA (3.º ano)

Silabário de Dificuldades Ortográficas (3.º ano) no verso da PLACA.

♥♥♥
Modelo da PLACA (2.º ano)

Frente

Silabário de Dificuldades Ortográficas (2.º ano) no verso da PLACA
em letra tipo bastão.

♥♥♥

Modelo da PLACA (1.º ano)

Observação: para a criança perceber o espaçamento entre as palavras do NOME, faço faixas coloridas que simbolizam o espaço que precisa existir entre as palavras.

No 1.º ano. elaborei este silabário que as crianças usavam como consulta para suas atividades.
Para ver essa postagem sobre o SILABÁRIO, clique aqui. 


Comentários

Mariana SGS disse…
Amei essa ideia! Você tem máquina de plastificar? Ou manda fazer? É muito dispendioso? Att
Unknown disse…
Olá Ivanise. Preciso muito dessa plaquinha. Você faz a arte para venda? Eu não sei fazer, tenho interesse em comprar. Como fazer? Meu email é marcelagcanellas2@gmail.com
Rosinete disse…
Boa tarde!
Mim chamo Rosinete
Como faço para adquirir esse material com o nome da minha escola, gostaria de saber se vc confecciona.

Rosinete disse…
Gostaria de adquirir o material,como faço

Postagens mais visitadas