Linguagem 64: Parágrafo


Marcador de Parágrafo
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Estamos aprendendo a identificar os parágrafos em um texto.
Partindo desta experiência leitora, chegaremos à produção de textos com parágrafos.
Para facilitar a marcação do espaço do parágrafo no caderno, ou em qualquer espaço de escrita, pesquisei algum instrumento para substituir os "dois dedinhos". Encontrei alguns modelos usando palitos e uma imagem parecida com essa que criei.

Coloquei algumas informações no marcador:
a) Para posicionar o marcador, basta alinhar a linha tracejada com a margem do caderno. Nos cadernos sem margem, basta posicionar ao lado das linhas, no canto esquerdo do caderno.
b) A seta amarela indica o local onde a criança iniciará a frase do parágrafo.
c) O espaço do parágrafo foi calculado em torno de 2 centímetros.
d) Deixei a letra "P" maiúscula para lembrar à criança que a frase se inicia com letra maiúscula.
e) A ponta do marcador sempre fica virada para o lado esquerdo (lembrando a direção da escrita da esquerda para a direita).

Impressão e montagem:
Salvar o arquivo como imagem e imprimir no Windons, usando o "imprimir imagens", tamanho "foto de página inteira", papel A4).
Usei papel de maior gramatura (120 ou 180 g), tipo cartolina, tamanho A4.
Colei adesivo plástico (Contact) para proteger o marcador.
A criança poderá escrever seu nome atrás do marcador.

Detalhe do marcador na margem do caderno. 
Nos cadernos sem a linha da margem, explicar à criança que use como guia as próprias linhas da página.

Produção dos marcadores para minha turminha!

Clique sobre a imagem para salvar no seu computador.


Parágrafo consiste num conjunto de frases coesas que servem para expressar um pensamento ou ideia central num texto.
O símbolo do parágrafo é representado pelo sinal gráfico §, que representa a expressão latina signum sectiōnis ("sinal de corte"). Antigamente, este sinal era utilizado para indicar o início de um parágrafo, mas entrou em desuso, sendo substituído pelo espaço. No entanto, o § continua a ser usado em textos legais, como em artigos de lei, indicando o desdobramento ou complemento de um artigo.
De acordo com as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), os parágrafos devem começar sempre um pouco à frente da margem esquerda da folha.
A sua estrutura costuma ser dividida em três partes: introdução, onde é inserido do tópico frasal, ou seja, a ideia central do parágrafo; o desenvolvimento, que consiste na explicação do tópico frasal; e a conclusão, encerrando a ideia apresentada no parágrafo e preparando o leito para a continuação do texto.
Os parágrafos não devem ser muito longos, exceto quando seja extremamente necessário, pois caso contrário podem confundir e tirar a atenção do leitor.

Comentários

Eduardo disse…
Muito bom. Usar essas dicas com crianças do 6º ano dá muito certo, uma vez que elas acabaram de sair do fund.I
rodrigo disse…
obrigado! eu e minha namorada estamos numa discussão pois ela está errada. você me ajudou a refutá-la

abs,

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