Matemática 27: Construção da Tabuada de Multiplicação
Construção da Tabuada
de Multiplicação
~~~~~~~~~~~~~~~~
Estamos aprendendo as estratégias para fazer a multiplicação. Elaborei estes cartazes para que percebessem as "parcelas" iguais.
Todos participaram colando as parcelas e os produtos de cada continha.
Começamos a construir a tabuada do dobro e do triplo.
As crianças receberam as "parcelas" e a cada conta, colavam ao lado da operação. Depois, receberam os "produtos" para colar ao lado da conta.
Para não ficar cansativo, fizemos a tabuada de 2 e 3. Depois coloquei o vídeo com a música da tabuada.
Fizemos um desafio (problema), no quadro, consultando a nossa tabuada.
No dia seguinte, construímos as tabuadas do 4 e 5. Fizemos comparações, percebendo algumas propriedades da multiplicação.
♥♥♥
Esclarecimentos sobre os tipos de tabuada:
Qual é a escrita correta da tabuada do três? https://www.youtube.com/watch?v=TY4ECGnk8R8
Técnicas de ensino da tabuada: https://www.youtube.com/watch?v=RoQQ-XK3cPo
♥♥♥
As parcelas foram feitas com etiquetas redondas coloridas, coladas em papel do mesmo tamanho da tabela (ver o arquivo em PDF).
Outras sugestões: colar bolinhas de crepom, usar tinta ou carimbos, desenhar...
As parcelas foram distribuídas pelas crianças.
A cada parcela, eu chamava pela conta, por exemplo: 4 x 3 (quatro vezes o três), quem tem as parcelas com 3? As crianças com as parcelas levantavam para colar na tabela.
Depois da tabela construída com as parcelas,
distribuí os "produtos" entre as crianças.
A cada operação, a criança colava o "produto" ao lado da conta.
Tabuada do 2 (dobro)
Tabuada do 3 (triplo)
Tabuada do 4 (quádruplo)
Tabuada do 5 (quíntuplo)
Para baixar os cartazes em PDF clique aqui.
♥
Sugestões de vídeos:
Aprender a tabuada do 2:
♥
Tabuada do 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 - Ouvindo e Aprendendo:
Organizado por Ivanise Meyer®
Comentários