Adote uma caneca - Cuide do Planeta

"Adote uma caneca"
♥♥♥
Muitas pessoas estão preocupadas com a contaminação pelo vírus da gripe A... Mas, há tantas outras formas de contaminação por outros micróbios como bactérias e protozoários.
A palavra de ordem é "higiene".
Porém, higiene depende de duas condições: "conhecimento" e "possibilidade". Conhecer as normas básicas de higiene e ter a possibilidade de executá-las é a chave para a prevenção de várias doeças.
Percebam a importância de se lavar as mãos corretamente...
O que me assusta é que as pessoas logo pensam nos "copos descartáveis", e nem imaginam no impacto ambiental que isso pode acarretar.
Uma atitude simples pode minimizar o problema:
usar sua caneca ou seu copo,
que na escola devem ser plásticos não descartáveis,
fazendo a higienização em casa ao final do dia.
Ivanise:)

Encontrei na Internet:
▼▼▼
O Comitê de Agenda Ambiental, em parceria com o Colegiado de Saúde (ambos da Secretaria do Patrimônio da União – SPU), acaba de lançar a campanha Adote uma Caneca. Há muito tempo a SPU vem no empenho de adotar políticas de preservação do meio ambiente e o próximo passo é estimular, no órgão central, o uso de canecas pessoais para tomar chá, café e similares, de forma a diminuir o consumo de copos descartáveis.
Essa é uma atitude simples e barata que traz, ao mesmo tempo, qualidade de vida e benefícios para o meio ambiente. Com esse gesto que parece pífio estaremos nos livrando de possíveis danos à saúde, e ainda trazendo um pedacinho de nossas personalidades expresso na hora do chá.
Toda a história de que copos plásticos podem fazer mal a saúde começou no início dos anos 90 com estudos científicos afirmando a presença, nos copos, de substâncias com atividade estrogênica, ou seja, que agem como hormônio feminino. Isso pode acarretar, nos homens, câncer de próstata, queda da fertilidade, e um processo de feminilização. Já nas mulheres, câncer de útero, mama, ovário, ou filhos homens nascendo com deformidade no órgão sexual são os possíveis danos. Cristiane Guinancio, Coordenadora Geral de Gestão Patrimonial, aposta na medida como forma de cuidar da saúde dos servidores, já que os malefícios são alarmantes. “Toda vez que tenho uma informação, procuro repassá-la”, afirma.
Esses malefícios à saúde ainda são pouco comentados, mas o perigo ao meio ambiente é do conhecimento da maioria. Um copo descartável que for utilizado hoje e jogado ao lixo só estará totalmente desintegrado na natureza daqui a três ou quatro séculos. E se somente nesse órgão cada funcionário deixar de usar um copo por dia significará cerca de 82 quilos de plástico a menos na natureza, por ano. Os copos plásticos representam hoje um dos maiores poluentes usados em instituições, mesmo assim seu reaproveitamento é pouco desenvolvido no país. Mas gestos simples como esse formam uma gestão ambiental capaz de economizar e preservar recursos naturais. Essa campanha já foi adotada na Gerência Regional do Patrimônio da União no Rio Grande do Sul, onde teve uma grande aceitação. Agora o uso de copo plástico pelos gaúchos é mínimo, afirma Paula Ortiz, da divisão de gestão patrimonial da GRPU/RS, que acrescentou à medida a idéia de marcar o copo utilizado para água, usando assim apenas um por dia. “Verificaremos em breve a quantidade de copos utilizados antes e depois da campanha para fazer um balanço”, afirma Paula. Mas o resultado positivo já é nítido na GRPU/RS.
Fonte:


Sugestão:
Na escola as crianças podem usar seus próprios copos ou canecas plásticas, mas não descartáveis, que poderão ser higienizadas pelos responsáveis todos os dias.
Assim, além da prevenção contra vários tipos de contaminação (seja por vírus, bactérias e protozoários), estaremos contribuindo com o planeta!

Cuidem-se (sempre)!

Organizado por Ivanise Meyer®

Comentários

Vânia disse…
interessante
bjs milllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
Cristi@ne disse…
Olá Ivanise...gostei mto deste post, já conhecia essa atitude e realmente podemos nos unir e divulgar para mais pessoas, vou postar no meu blog tb ok? bjinhos
Ana Monteiro disse…
Olá Ivanise!
Adorei a sua ideia! Parabéns!

Postagens mais visitadas