Opinião: O óbvio não existe.


"O óbvio não existe".
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Texto escrito no Facebook em 9/04/2018
Ivanise Meyer

Ouvi essa frase em 2014 e de lá pra cá, a cada ano, tenho mais certeza dessa afirmação.
Lembro de ter contado sobre a frase ouvida, dei vários exemplos, para meus alunos no EJA, e no final da aula, uma aluna me disse: 
- "Professora, você tem razão. Essa frase era óbvia pra você, mas eu custei muito a entender. Agora eu entendi!"

Quem ensina uma pessoa a lidar com as situações escolares? Coisas que parecem simples como se comportar no ambiente escolar, procurar uma página em livro, escrever na página certa do caderno, usar a borracha... Quem ensina o movimento correto para fazer letras e números? Quem ensina a ouvir uma história, a fazer uma pergunta? Quem ensina um ser humano a ser "aluno" na escola?

A vida escolar não pode ser um ensaio-e-erro, porque nem sempre isso dá certo. O que é "óbvio" para mim, pode ser algo inimaginável para outra pessoa.

Organizado por Ivanise Meyer®

Comentários

Postagens mais visitadas